TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÕES PARA A PREPARAÇÃO (Etnografia)

Tese: ORIENTAÇÕES PARA A PREPARAÇÃO (Etnografia). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Tese  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 4

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CAMPO (ETNOGRAFIA)

1

O que é uma etnografia?

A etnografia é um método de estudo utilizado pelos antropólogos com o intuito de descrever os costumes e as tradições de um grupo humano. Este estudo ajuda a conhecer a identidade de uma comunidade humana que se desenvolve num âmbito sociocultural concreto. A etnografia implica a observação participante do antropólogo durante um período de tempo em que esteja em contato direto com o grupo a estudar. O trabalho pode ser complementado com entrevistas para recolher mais informações e descobrir dados que sejam inacessíveis a simples vista para uma pessoa que não pertencer à cultura visada. É hábito o investigador assumir um papel ativo nas atividades diárias da comunidade para se envolver com a compreensão da cultura. Estas atividades, por outro lado, permitem-lhe pedir esclarecimentos acerca das ações e dos comportamentos a cada um dos integrantes do grupo estudado. Dá-se o nome de descrição densa ao relatório que apresenta o antropólogo para descrever em pormenor os costumes, as práticas, as crenças e os mitos de uma cultura. O investigador, de uma forma geral, recorre tanto ao método qualitativo como ao quantitativo para desenvolver o seu trabalho. É fundamental que o antropólogo não tenha uma visão/perspectiva etnocêntrica na hora de avaliar os comportamentos da comunidade; caso contrário, o seu trabalho perde credibilidade. Um dos estudos mais populares da etnografia intitula-se “Os argonautas do Pacífico Ocidental”, escrito por Bronislaw Malinowski (1884-1942), o qual foi publicado em 1922. Trata-se de uma obra consagrada aos rituais e às práticas sociais dos habitantes das Ilhas Trobriand . Disponível em: <http://conceito.de/etnografia > (adaptado).[grifos nossos].

“Etnografia: coleta direta, o mais minuciosa possível , dos fenômenos que observamos, por uma impregnação duradoura e contínua e um processo que se realiza por aproximações sucessivas. É uma observação direta dos comportamentos sociais a partir de uma relação humana. Exigências: pequenos grupos do cotidiano; estudo da totalidade; estudo do concreto, do completo. É fazer uma abordagem procurando transformar o familiar no exótico e vice-versa. Observar costumes, hábitos, tendências de outros grupos para conhecer a nós mesmos.” Disponível em: http://cliohistoria.wordpress.com/2011/11/19/5/

COMO REALIZAR O SEU TRABALHO:

• Escolha um evento qualquer (um aniversário, um casamento, uma festa religiosa, uma feira etc.).

• É importante que você planeje com antecedência como realizará a sua observação e/ou a sua pesquisa: você vai fotografar? Tem permissão – por escrito – para isso? Se o seu trabalho apresentar fotografias em que as pessoas possam ser identificadas, é necessária a apresentação de uma autorização escrita . Você vai entrevistar? Tem permissão do entrevistado? Se for utilizar a entrevista, você deve, necessariamente, transcrever a fala das pessoas: cada palavra deve ser escrita da maneira como foi dita.

• Qual é o horário do evento? Organize-se para passar o maior tempo possível observando e fazendo suas anotações. Assim, você terá mais informações e impressões sobre a situação observada e poderá descrevê-la com riqueza de detalhes.

• Sempre que possível, é desejável que você faça mais de uma visita : seja nos preparativos, ou em outro momento. Como as pessoas se comportam nesses momentos? Como foi a mobilização dos envolvidos? Quais eram as expectativas? O que cada pessoa aparentava sentir/pensar?

• Para as suas anotações, você deverá, necessariamente, utilizar um pequeno caderno ou caderneta. Esse será o seu “diário de campo”. Anote tudo o que puder, sobretudo os momentos mais

FACULDADE PROJEÇÃO

Direito Antropologia Jurídica Profª Patrícia Cabral

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CAMPO (ETNOGRAFIA)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com