TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eucariontes e Procariontes Anhanguera. (falta as laminas p finalizar)

Por:   •  2/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.717 Palavras (11 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1             INTRODUÇÃO        3

2             DESENVOLVIMENTO        3

2.1        TAREFA 1: BIOSSEGURANÇA        4

2.2        TAREFA 2: CIÊNCIAS MOLECULARES E CELULARES        6

2.3        TAREFA 3: FORMAÇÃO INTEGRAL EM SAÚDE        7

2.4        TAREFA 4: RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL        7

2.5        TAREFA 5: SAÚDE COLETIVA        8

3              CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11

        

        

  1. INTRODUÇÃO

A radiologia está se mostrando alinhadas as demais no quesito importância para o acompanhamento médico com relação às alterações ocorridas no pulmão devido ao COVID 19. Estando os profissionais da radiologia também na linha de frente para o combate a doença. Com a análise das imagens o médico consegue definir qual a região afetada e o quanto o pulmão está acometido e assim acompanhar a evolução da doença. Com base nesse contexto da importância da radiologia na identificação e tratamento do COVID 19, será discorrido sobre: Biossegurança; Ciências Moleculares e Celulares; Formação Integral da Saúde; Responsabilidade Social e Ambiental e Saúde Coletiva.

No tópico que diz respeito à Biossegurança, tem-se uma breve dissertação a respeito dos conceitos e dos diferentes tipos de dosagem, além de quais os limites de doses anuais o individuo ocupacionalmente exposto pode receber, trazendo informações, dados e também tabelas a respeito da importância do conhecimento prévio a respeito da dosagem.

Tratando-se das Ciências Moleculares e Celulares, essa etapa tem um foco maior no desenvolvimento do COVID-19, buscando responder questões que visam enfatizar as principais características dos vírus e também quais as principais características do vírus que causa o COVID-19.

O terceiro tópico, Formação Integral em Saúde, traz como principal agente desse cenário o SUS, dissertando a respeito dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde e também como eles conversam diretamente com a reportagem disponibilizada no Ministério da Saúde a respeito da recomendação da fila única durante o atendimento a casos de COVID-19.

Na quarta etapa, a produção traz uma visão a respeito da Responsabilidade Social e Ambiental trazendo como enfoque a legislação voltada para resíduos, dando ênfase no trato de reciclagem com materiais e filmes radiográficos utilizados dentro do hospital e falando a respeito de como esse processo deve ser feito.

Por fim, a quinta etapa refere-se à Saúde Coletiva demonstrando a importância da epidemiologia, da vigilância epidemiológica e também dos estudos epidemiológicos para a compreensão e tratamento de COVID-19.

DESENVOLVIMENTO

Desde o ido mais remoto da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas, ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças sempre foi tentada.

Entretanto a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata de normatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da medicina (Souza, 2001 P39).

  1. TAREFA 1: biossegurança

É um conjunto de medidas desenvolvidas para garantir a segurança de profissionais e pacientes aos riscos de exposição à radiação.

Importante salientar que a exposição médica e paciente sempre deve ser justificada, ou seja, ponderando os benefícios diagnósticos ou terapêuticos que elas venham a produzir em relação ao detrimento correspondente. Algumas áreas do corpo como o sistema reprodutor, medula óssea, olhos e tireoide são extremamente sensíveis à radiação. Com a finalidade de diminuir as consequências da radiação foi desenvolvido proteção para essas áreas. As proteções são: *Protetor de Gônadas: para o sistema reprodutor feminino e masculino. *Aventais de chumbo: Proteção para região torácica e abdominal. São produzidos em vários tamanhos e formatos para atender diferentes tipos de corpos. *Protetores de Tireoide: são colocados no pescoço como se fossem colares. E por fim os *Óculos plumbíferos: São feitos de uma mistura de vidro e chumbo, permitindo que o paciente ou profissional enxergue com perfeição, mas obtenha a proteção necessária contra a radiação.

Existem outros critérios e procedimentos além dos acessórios descritos, que fazem parte da proteção na radiologia. São eles:

  • Distância a qual a pessoa é exposta a radiação;
  • Procedimentos/protocolos;
  • Treinamento;
  • O tempo de exposição;
  • O tipo de blindagem utilizada para garantir a proteção;
  • Limitação de dose individual.

Tabela 1. O Conceito de Dosagem dentro das Diretrizes Básicas de Proteção

Radiológica

Dose Absorvida: é expressa por meio de D = dε /dm, onde dε representa a energia média que é depositada por meio da radiação dentro de um volume elementar de uma respectiva matéria que tenha massa dm.

Dose absorvida comprometida: resume-se por D(τ) - grandeza expressa por D( ) D(t)dt em que To representa o momento no qual ocorre a incorporação, D (t) trata-se da dose absorvida durante t (tempo) que se resume no tempo após a incorporação das substâncias radioativas.

Dose coletiva: dose de algo que é recebida por uma população que se define como o resultado do número de pessoas que são expostas a uma fonte de radiação ionizante, pelo valor médio da distribuição de uma dose efetiva dessas pessoas.

Dose comprometida: equivale a comprometida, depende de seu contexto.

Dose efetiva: é a soma de todas as doses que são equivalentes ponderadas nos órgãos e também tecidos.

Para o enfrentamento do COVID 19 Departamentos Hospitalares de Radiologia assim como a sociedade e instituições em geral, têm adotado algumas medidas para limitar a propagação da doença, como: o uso de equipamentos para a proteção individual, a higienização de todo o equipamento, minimizar o uso das mãos ao toque dos objetos como por exemplo lixeiras com pedais, além de práticas de biossegurança para todos os indivíduos que estiverem participando do exame, desde a paramentação a desparamentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (202.4 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com