TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eutrofização – Excesso de sais minerais, provocando excesso de bactérias e falta de oxigênio

Por:   •  30/5/2018  •  Dissertação  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

Eutrofizacao – excesso de sais minerais, provocando excesso de bactérias e falta de oxigênio

  • Algumas substâncias, como determinados inseticidas, e metais pesados, como o mercúrio e o chumbo, acumulam-se nos seres vivos ao longo das cadeias alimentares, devido às dificuldades de serem metabolizados e excretados por esses organismos. Dessa maneira, os últimos níveis tróficos são os que apresentam maiores concentrações dessas substâncias. Esse efeito cumulativo é conhecido também como biomagnificação.
  • A inversão térmica é uma situação que ocorre no inverno, com a chegada de uma frente fria. Esta mantém os gases poluentes próximos ao solo, cobertos por uma camada de ar quente que não permite a circulação do ar.
  • Os gases de óxidos de nitrogênio (NOx) e de enxofre se combinam com a água da atmosfera e geram a chuva ácida, que prejudica a vida nas águas e também no meio terrestre. Com a chuva ácida, o solo perde nutrientes, as plantas reduzem a absorção de nutrientes, as folhas e a pele de animais, como os anfíbios, são danificadas.
  • A poluição térmica da água, devida à liberação de água aquecida proveniente do resfriamento de equipamentos industriais, como caldeiras, provoca a perda de oxigênio na água e também torna esse ambiente aquático impróprio para muitas espécies nativas.
  • O esgoto lançado nos rios escurece a água, dificultando a passagem de luz e prejudicando a realização de fotossíntese. Isso causa grandes danos às cadeias alimentares.
  • A decomposição das substâncias biodegradáveis na água libera nutrientes inorgânicos utilizados pelas algas, cianobactérias e até plantas aquáticas, que aumentam suas populações. Essas populações excessivas dificultam a passagem de luz, prejudicando a realização de fotossíntese. Isso reduz a taxa de oxigênio dissolvido na água.
  • Os acidentes radioativos liberam no ambiente elementos que causam mutações gênicas nos seres vivos e que podem se acumular ao longo das cadeias alimentares, uma vez que alguns desses elementos substituem aqueles que não causam danos à saúde. É o caso do estrôncio 90, que substitui o cálcio nos ossos.

Meios ricos em matéria orgânica biodegradável e sem oxigênio são ideais para as bactérias anaeróbias decompositoras que participam do ciclo de produção de metano, um gás altamente inflamável.

  • Controle biológico de pragas utiliza inimigos naturais das pragas agrícolas para o seu combate, como os parasitoides e predadores.
  • O tratamento de esgoto utiliza bactérias decompositoras, que transformam a matéria orgânica em inorgânica.
  • A biorremediação emprega seres vivos, como plantas e bactérias, para degradar, remover ou reduzir a periculosidade de substâncias poluidoras nos ambientes.
  • Biodigestão é um processo de tratamento de resíduos – como restos orgânicos das criações de animais, esgoto, resíduos orgânicos industriais – que utiliza agentes decompositores anaeróbios em equipamentos chamados de biodigestores. Nesse processo, são produzidos o metano – uma rica fonte de energia e adubo, constituído de matéria orgânica parcialmente decomposta (húmus) – e substâncias inorgânicas utilizadas como nutrientes pelas plantas.
  • A compostagem também é um processo de degradação de resíduos de animais e de plantações e resulta na produção de um adubo conhecido como composto, que também apresenta húmus e nutrientes inorgânicos. A incorporação do composto contribui para a recuperação de solos, pois sua matéria orgânica parcialmente decomposta (húmus) mantém os solos úmidos e macios para o desenvolvimento das raízes das plantas, e cria condições propícias ao desenvolvimento de bactérias, fungos e animais que favorecem as plantas. Com esse processo, os nutrientes minerais permanecem no solo e evita-se a erosão.
  • O chorume, que é formado por água e diversos tipos de substâncias liberadas nos aterros sanitários, é tratado por bactérias decompositoras, que eliminam diversas substâncias tóxicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com