TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evoluçao Da Administraçao

Resenha: Evoluçao Da Administraçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/1/2015  •  Resenha  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  123 Visualizações

Estudos e pesquisas nos relata que a história da Administração iniciou-se num tempo muito remoto, mais precisamente no ano 5.0 A.C, na Suméria, quando os antigos sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos, e exercitando assim a arte de administrar.

Observa se tambem depois no Egito, Ptolomeu dimensionou um sistema econômico planejado que não poderia ter-se operacionalizado sem uma administração pública sistemática e organizada.

Em seguida, na China de 500 A.C, ouve a necessidade de adotar um sistema organizado de governo para o império, a Constituição de Chow, com seus oito regulamentos e as Regras de Administração Pública de Confúcio exemplificam a tentativa chinesa de definir as regras e princípios de administração.

Ainda podemos apontar tambem outras raízes históricas como as instituições otomanas, pela forma como eram administrados seus grandes feudos. Os prelados católicos, já na Idade Média, que se destacaram como administradores natos. A Alemanha e a Áustria, de 1550 a 1700, através do aparecimento de um grupo de professores e administradores públicos chamados os fiscalistas ou cameralistas. Os mercantilistas ou tambem chamado de fisiocratas franceses, que valorizavam a riqueza físicas e o Estado, pois ao lado das reformas fiscais preconizavam uma administração sistemática, especialmente no setor público.

Na evolução histórica da administração, duas instituições se destacaram:uma delas foi a Igreja Católica Romana e a outra foi as Organizações Militares.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com