TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Da Escola Classica

Trabalho Universitário: Evolução Da Escola Classica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  1.522 Visualizações

Página 1 de 2

Evolução da Escola Clássica

1. Grandes Estruturas

A medida que o século xx avançou, as grandes empresas aumentaram suas demandas, mais do que as organizações de chão de fábrica. Logo foi vista a necessidade de uma teoria da administração- um sistema de conhecimentos e técnicas para administrar as operações organizacionais em seu todo.

Os problemas acabaram por gerar soluções as grandes empresas, desenvolveram formulas para se organizar internamente e profissionalizar a administração, com isso as empresas cresceram e passaram a sustentar seu crescimento, independente de quem a administrasse.

Algumas pessoas contribuíram com ideias para ajudar os administradores a lidar com a estrutura total das organizações, empresariais e não apenas com suas atividades produtivas. No final da década de 1920, com as ideias já maduras e tendo assumido a estrutura de teorias sustentadas por uma experiência pratica de sucesso.

1.1 Daniel McCallum

O escocês Daniel McCallum emigrou para os Estados Unidos, onde se tornou diretor geral de uma ferrovia. As ferrovias, foram uma das primeiras empresas de grande porte do século XIX. McCallum foi quem desenhou o primeiro organograma que se conhece, no mesmo atribuía a cada chefe de território a responsabilidade e autoridade por determinado numero de funcionários.Naquela época os chefes geravam relatórios semanais a respeito do desempenho dos funcionários, o mesmo era passado para a administração onde era definido o que deveria ser feito em seguida. O organograma se tornou uma técnica padrão para representar a divisão do trabalho.

1.2 Harrington Emerson

Harrington Emerson é um dos representantes da transição da administração cientifica para a administração geral. Sua vida foi dedicada aos negócios e a politica, tendo grande participação do movimento da administração cientifica. Trabalhou com contabilidade de custos, custo-padrão e sistemas de incentivos salariais pela produtividade, entre outros campos de interesse. Em 1899, fundou a Companhia Emerson, que foi a primeira empresa de consultoria em administração. As empresas contrataram seus serviços, principalmente as ferrovias. Emerson acreditava que as vantagens da abundância de recursos naturais eram perdidas por causa da ineficiência e do desperdício. Através de uma boa administração, todos os recursos poderiam ser utilizados para aumentar a eficiência e reduzir o desperdício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com