TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Das Instituições E Do Pensamento Politico - 1900~atualidade

Pesquisas Acadêmicas: Evolução Das Instituições E Do Pensamento Politico - 1900~atualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  3.210 Palavras (13 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 13

TGE

Apresentação Trabalho

Evolução Das Instituições e do Pensamento Politico V

Capitulo 27 do PLT

Instituições Politicas e Economia Capitalista: Conflitos e Crises

Blocos Europeus

Final século XIX e inicio XX

A supremacia pela disputa do mercado Industrial da Europa e EUA, competindo com M. Prima vinda das colônias, especialmente da África, tinha de um lado a Inglaterra e do outro Alemanha.

Inglaterra + França + Rússia = Entente Cordiale

Alemanha + Áustria + Itália = Tríplice Aliança.

Tinham como objetivo o equilíbrio politico, econômico e militar – Tratado de Utrecht.

Porem esses dois blocos se opunham e tinham interesses comuns, o mercado europeu, pela força das indústrias inglesas e alemãs e interesses particulares:

Alemanha = territórios franceses nas margens do Reno

Rússia = Estreito de Bófoso para chegar a Istambul, Turquia.

Primeira Guerra Mundial – 1914 a 1918

“Tempos antes, principalmente entre os anos de 1870 e 1914, o mundo vivia uma grande euforia que era conhecida como Belle Epóque (Bela Época). Era um período em que se experimentava um grande progresso tanto no campo econômico quanto no tecnológico. Os países ricos viviam momentos de esperança, crentes de que iriam impor seus desejos aos países mais pobres. Porem, na verdade, todo esse clima de festa estava escondendo fortes tensões que viriam a deflagrar aquela que também ficou conhecida como a Grande Guerra ou Guerra das Guerras, um dos maiores acontecimentos da história mundial.”

(Fonte: http://www.estudopratico.com.br/primeira-guerra-mundial-resumo/#ixzz2kRDjMVQY)

POR QUE ACONTECEU A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

a) Disputas imperialistas entre a Inglaterra e a Alemanha.

b) Revanchismo francês – A França desejava recuperar os territórios Alsácia-Lorena, perdidos em 1871, na Guerra Franco-prussiana.

c) Os Incidentes nos Bálcãs – A Áustria anexou às províncias turcas da Bósnia e da Herzegovina, provocando reação da Rússia e da Sérvia.

d) Os Incidentes no Marrocos – Franceses e alemães estavam descontentes com a situação. França desejava Marrocos, que já tinha Argélia. Inglaterra dominava Gibraltar e com a Espanha no Norte de Marrocos.

e) Causa imediata – Atentado de Sarajevo, em 1914, durante uma vista a província austríaca da Bósnia-Herzegovina um estudante sérvio de 19 anos matou o Príncipe herdeiro do trono Austríaco e esposa que estavam em visita a Sarajevo, culminou com a declaração de guerra contra a Sérvia por parte do Império Austro-Húngaro. Os países europeus foram, um a um, arrastados para o conflito.

POLÍTICA DE ALIANÇAS

Foi celebrada uma aliança defensiva entre a Alemanha e o Império Austro-húngaro em 1879. Com a entrada da Itália em 1882, surgiu a “Tríplice Aliança”.

“Triple Entente” 1907, constituída pela Inglaterra, Rússia e França. A Inglaterra estava preocupada com o crescimento econômico da Alemanha e com o desenvolvimento da marinha alemã, que ameaçava sua soberania marítima, assinada por Eduardo VII, da Inglaterra, iniciou a política de cerco à Alemanha.

PAZ ARMADA

Desde o fim do século XIX até 1914, as nações europeias fortaleceram-se, aumentando seu poderio bélico. Uma verdadeira corrida armamentista foi alimentando os países. Eles estavam em paz, mas ao mesmo tempo reforçando-se, armando-se para o grande conflito.

FASES DA GUERRA

a) Guerra do Movimento (1914) – Os alemães começaram a luta com um ataque à Bélgica, depois rumo a Paris. O plano francês era invadir Alsácia e Lorena e proteger a fronteira belga; os alemães atacaram Liège – França e foram derrotados, obrigando-os a retroceder para Leste, depois de perderem milhares de soldados e armamentos.

b) Guerra de Trincheiras (1915-1917) – Abriram-se trincheiras em toda a frente ocidental. O armamento e o aparelhamento aéreo despertaram um novo surto industrial acelerado. Novas armas apareceram. Em 1916, os alemães atacaram Verdun, que foi um insucesso. Morreram cerca de 600 mil homens.

c) Saída da Rússia – Com o triunfo da Revolução Russa de 1917, onde os bolcheviques estabeleceram-se no poder, foi assinado um acordo com a Alemanha para oficializar sua retirada do grande conflito. Este acordo chamou-se Tratado de Brest-Litovsk, que impôs duras condições para a Rússia.

d) Entrada dos Estados Unidos – Os norte-americanos tinham muito investimentos nesta guerra com seus amigos aliados (Inglaterra e França). Era preciso garantir o recebimento de tais investimentos. Utilizou-se como pretexto o afundamento do navio “Lusitânia”, que conduzia passageiros norte-americanos.

e) Participação do Brasil – Os alemães, diante da superioridade naval da Inglaterra, resolveram empreender uma guerra submarina sem restrições. Na noite de 3 de abril de 1917, o navio brasileiro “Paraná” foi atacado pelos submarinos alemães nas aguas da França. O Brasil, presidido por Wenceslau Brás, rompeu as relações com Berlim e revogou sua neutralidade na guerra. Novos navios brasileiros foram afundados. No dia 25 de outubro, quando recebeu a noticia do afundamento do navio “Macau”, o Brasil declarou guerra à Alemanha. Enviou auxilio à esquadra inglesa no policiamento do Atlântico e uma missão médica.

CONSEQÜÊNCIAS DA GUERRA

a) O aparecimento de novas nações. Iugoslávia.

b) Desmembramento do império Austro- Húngaro.

c) A hegemonia do militarismo francês, em decorrência do desarmamento alemão.

d) A Inglaterra dividiu sua hegemonia marítima com os Estados Unidos.

e) O enriquecimento dos Estados Unidos e se tornou o país mais rico.

f) A depreciação do marco alemão, que baixou à milionésima parte do valor, e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com