TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Historica Da Administração

Casos: Evolução Historica Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  2.227 Palavras (9 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 9

1. Etapa 1 – Evolução Histórica da Administração na Produção

De acordo, com Daniel Augusto Moreira, Just In Time é uma filosofia de manufatura, ou seja, uma forma de abordar, entender e conduzir as atividades manufatureiras de uma organização, evitando desperdícios. Just in Time é produção certa na hora certa. O sistema Toyota, tem fortes ligações com o sistema em massa de Henry Ford e os supermercados. Um item importante do Just in time é a manutenção preventiva dás maquinas, evitando perca de tempo com quebra de máquinas. O envolvimento das pessoas é fundamental para o sucesso da filosofia, encorajando os profissionais a identificar e corrigir os processos no ambiente de trabalho. O ambiente de trabalho também é muito importante, seguindo os conceitos de ordem e disciplina e mantendo sempre o ambiente limpo.

A engenharia simultânea se refere á participação de todas as áreas funcionais da empresa, tanto os clientes, fornecedores são envolvidos no projeto do projeto com o objetivo de reduzir prazos, custos e problemas na fabricação e comercialização (Martins, 2009).

Segundo Martins, 2009 a Tecnologia de Grupo é filosofia de engenharia e manufatura, com roteiros de fabricação semelhantes, sendo agrupados em processos comuns.

O Consórcio Modular foi criado com o objetivo de transmitir aos fornecedores a responsabilidade pela montagem na linha de produção de todos os componentes dos produtos, tendo como vantagem principal redução nos custos e estoques e o tempo de produção, aumentando a eficiência e produtividade. Neste sistema toda a montagem do produto é realizada por empresas denominadas de modulistas, as obrigações e responsabilidades são definidas entre as empresas participantes, sendo que a qualidade final é de responsabilidade do líder do Consórcio Modular (Martins, 2009; Rezende).

De acordo com Martins, 2009 Células de Produção é uma unidade de serviços que consiste em uma ou mais estações do trabalho, por meio de mecanismos de transporte e de estoque intermediários, exige que o funcionário participe de todo o processo com todos os colaboradores, tendo uma integração com a equipe de trabalho.

Desdobramento da Função Qualidade ( QFD ), é uma abordagem para que a voz do cliente seja refletida no produto, esse processo começa no estudo detalhado e com uma pesquisa sobre as necessidades dos clientes, para determinar as características que farão um produto superior no mercado. É através das pesquisas que determina os requisitos do cliente (Corrêa, 2011).

Comakership é uma relação evoluída entre cliente e fornecedor, e é considerado um fator prioritário na estratégia industrial, o termo pode ser traduzido como co-fabricação, pois o fornecedor participa ativamente em várias fases do projeto, garantindo contratos de fornecimento de longo prazo ( Sebrae, 2010).

O Sistemas Flexíveis de Manufatura, é um conjunto de máquinas de controle numérico interligados por um sistema central de controle e por um sistema automático de transporte (Martins, 2009).

A Manufatura Integrada por Computador é a integração total da organização manufatureira por meio de sistema de computadores que melhoram a eficácia da empresa (Martins, 2009).

O Benchmarking segundo Corrêa, 2011 é comparações de um setor ou de uma organização em relação aos outros setores ou concorrentes diretos ou indiretos, é uma busca por melhores práticas, interna ou externamente a organização, com o objetivo de acelerar a aprendizagem e levar a vantagens competitivas sustentáveis.

De acordo com Sebrae, 2010 Produção Customizada é qualquer produto que é personalizado para o cliente, de acordo com as necessidades do cliente, Os principais aspectos que caracterizam a produção customizada é a existência de mercados fragmentados, com nichos heterogêneos e demanda instável .

1.2 – Identificações e analise da empresa escolhida

A empresa que tomaremos como base é a empresa Cromus Embalagens, que hoje ocupa um espaço próprio de 17.000 m2 na cidade de Mauá, e estoque de produtos acabados em São Paulo na Vila Carioca, é uma empresa de grande porte, o público alvo é comércios varejista, papeleiro, floricultura , bazar e alimentício.

A empresa atua como líder em diversos segmentos (embalagens pra presente, decorativas, páscoa artesanal, chocolates etc.) e caminha firmemente para a expansão de outros focos de negócios, como o de embalagens técnicas, por exemplo, já que, muito em breve, terá expandido significativamente a capacidade técnica e produtiva.

O contato do colaborador é Ricardo Dias Marta, cargo Coordenador de Produção.

Sistema de produção da Cromus Embalagens : Industria Gráfica de Embalagem Cartonada

Imput

Matéria Prima: papel cartão, tintas oleosas, cola adesiva e facas de corte e vinco; Mão de Obra: Impressores e Operadores de equipamentos; Equipamentos: Komori S40, Corte Vinco Bobst Varimatrix e Coladeira Bobst Amazon; Energia: Elétrica.

Output

Produtos: cartuchos, caixas, displays, tags, sacolas e rótulos.

2. Etapa 2 – O novo paradigma do modelo de produção

O consórcio modular é uma forma radical de outsourcing constituindo na transferência de diversas atividades, que antes, faziam parte das atribuições da empresa entre esta e seus fornecedores.

Nesta nova forma de gestão da cadeia produtiva, todos são responsáveis pelo investimento e risco do empreendimento em busca de um resultado comum.

A Estrutura Modular surgiu devido à necessidade de garantir maiores ganhos de produtividade como vantagem competitiva, e se destaca como principal a inovação.

Com isso surge um novo modelo de empresa, será capaz de realizar projetos, montar sistemas, realizar a montagem do produto final e gerir a sua própria cadeia de fornecedores.

Com a nova gestão ocorre mudança no foco estratégico da montadora, o Consorcio Modular o foco passa a ser no projeto do produto, qualidade, distribuição e marketing, que antes focalizava nas estratégias na gestão da produção. Assim sendo, o foco da produção passa a ser responsabilidade dos fornecedores.

O principal objetivo é a redução de custos e tempos de produção, aumentando assim a competitividade dos produtos.

O primeiro projeto do Consórcio Modular deu-se na Indústria Automobilística na fábrica da Volkswagen em Rezende no Rio de Janeiro. Com esse Consórcio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com