TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução histórica das ciências administrativas

Projeto de pesquisa: Evolução histórica das ciências administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Anhanguera

Curso Tecnologia de Logística

Fabiola Suelen Pompermayer

Piracicaba – SP

Agosto/ 2014

Fabiola Suelen Pompermayer

RA: 8821332638

Projeto apresentado como requisito para aprovação

do PROINTER no Curso Logística

Faculdade Anhanguera de Piracicaba sob

a orientação do Prof.: Amarildo

Piracicaba – SP

Agosto/ 2014

Sumario

• Introdução

• Resumo

• Contextualização da pesquisa

• Consideração final

Introdução

As sociedades vêm experimentado mudanças significativas no que tange à tecnologia, econômica, política, ecologia e aspectos sociais em geral. Em tal cenário, são muitos os questionamento dos gestores de empresas. Surgirem, assim as organizações que aprendem, cuja proposta é apresentada nos próximos itens.

Capitulo 01

Resumo

Organizações que Aprendem

Na busca por eficiência e eficácia, muitos são os estudos e publicações sobre como as organizaçõesprecisam compreender o ambiente, tanto interno quanto externo, de tal forma que posam modificar seus processos.

A empresa, assim como os indivíduos, aprende continuamente, por sofre influencias desse ambiente e desenvolve mecanismo por intermédio de procedimentos e rotinas que passam a fazer parte de sua cultura; assim , a empresa aprende.

Sabemos que mudança exige comprometimento, envolvimento e objetivos claramente estabelecidos e difundidos entre todos os envolvidos no processo. O grupo precisa conhecer exatamente onde esta, para onde vai e quis são os caminhos a percorrer para que se atinja o objetivo.

A mudança, quando envolve o conhecimento individual , é relativamente simples e demanda pouco tempo e recursos. No entanto, quando se almeja a mudança de comportamento de um grupo é preciso que se considere que tanto o grau de dificuldade quanto o tempoenvolvido no processo são maiores. Pois este contempla aspectos motivacionais.

Cada indevido. É único. É capaz de aprender e possuidor de habilidades que, quando devidamente estimulado e desenvolvidas, podem trazer contribuições para o grupo e para a organização como um todo.

Gerente, em especial os que trabalham com o desenvolvimento de pessoas como o profissionais de Recursos Humanos, tem um importante desafio: como definir novos modelos e promover internalização deste para que as pessoas da empresa aceitem aprender novamente aquilo o que já fazem.

Evolução histórica da Ciências da Administração

De acordo com o Marx e Engls (2001), a descoberta da América; a circunavegação da África; os novos contatos com mercados como os das índias Orientais e da China;

A revolução industrial teve inicio com a invenção da maquina a vapor por James Watt.

• 1780 a 1860: Primeira Revolução Industrial ou do carvão e do ferro.

• 1860 a 1914: Segunda Revolução Industrial ou do aço e da eletricidade.

Com mercado progredindo e o crescimentodesordenado das empresas que eram administradas, ate então , por improviso, sem técnicas, normas ou teorias cientificas para nortear os trabalhos.

A AdministraçãoCientifica, nascida nos Estados Unidos, no inicio do século xx

A abordagem da Teoria Clássica da Administração, com Henry Fayol e outros europeus

Na Abordagem das Relações Humanas, Elton Mayo é conhecido como o pai das relações humanas.

Mudança Organizacional

As empresas também devem preparar-se para mudar (2003).

Em virtudes da tecnologia, de oportunidade de crescimento global e da tendência de e de enxugamento de pessoal, praticamente todos as empresas modernas estão, de algumas maneira mudando. As organizações precisam estar atentas as novas demandas da modernas sociedades, porque ela esta mais exigente e não somente quanto aos avanços tecnológicos e inovações, mais também quanto as ações empresarias, tem colaborado transparência e responsabilidade.

Podemos observar essa realidade não só na economia de mercado, com o crescente fluxo de capital circulando diariamente pelo planeta, mais também nos governos, por meio de suas politica e normais; nas empresas e nas organizações não governamentais, que crescem e se legitimam em defesa de temas emergentes como: meio ambiente, saúde e bem- estar social, diversidade, direitos humanos e comunidades.

A Natura ainda apoia diversos projetos sociais e instituiçõesbeneficentes. Global Reporting Initiative (GRI)

Paradigmas

O termo “paradigma” serve para indicar modelos ou padrões, que servem como marcos de referencias, para explicar as pessoas como lidar com diferentes situações e ajuda- lasnisso

É possível afirmar que os paradigmas que são, em essência, as teorias dominantes num certo período tem função normativa, pois postulam o que é ou não possível e estabelecem noções a respeitos de como o mundo é constituídos e seus funcionamento

A transição entre as teorias acontece por meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com