TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício De Leitura

Pesquisas Acadêmicas: Exercício De Leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 5

1. TECNOLOGIA EDUCATIVA: A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Este artigo situa a Tecnologia Educativa como uma disciplina dinâmica (por não parar de evoluir), contraditória (por pretender planejar o sistema educativo) e significativa (pela importância que adquire na atualidade com a incorporação gradativa das tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem) ao longo do desenvolvimento da educação.

Os autores consideram a educação como um sistema comunicativo e se deslocam para uma perspectiva de análise e de articulação em permanente construção, e que leva em conta o contínuo processo de mudanças sociais e de avanços tecnológicos pelos quais passa o mundo contemporâneo. Ou seja, a concepção tecnológica comunicacional deve mudar de posição, para uma mais prática e crítica, facilitando a elaboração de mensagens por parte do professor e dos alunos.

Assim, os autores concluem que a comunicação educativa não é apenas um processo de informação de mensagens didáticas, mas ao mesmo tempo um processo ideológico e de luta de poderes onde o papel que ocuparão os participantes no mesmo e o grau de liberdade para desenvolver-se nele, dependerá do contexto no qual se desenvolva.

Em relação ao exercício de observação irá auxiliar na importância da utilização dessas ferramentas para a educação, a ousadia da pesquisa, analisar e observar a quantidade de alunos x a quantidade de meios de comunicação presentes na instituição, entre outros.

2. PROJETOS: RELACIONANDO, ANALISANDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTOS

Este estudo considera que os projetos estão situados dentro de uma dimensão simbólica (intencionais e naturais do ser humano num processo de construção do conhecimento), como um “espaço”, um “lugar” ou um “ambiente”, que objetiva aproximar da realidade dos alunos e favorecer a construção da subjetividade, afastada de uma concepção paternalista e gerencial. Essa perspectiva implica que o papel da escola não é somente ensinar conteúdos, nem vincular a instrução com aprendizagem, mas levam em conta o que acontece fora dos limites da escola, em termos de transformações sociais e saberes socialmente construídos, a grande produção de informação que caracteriza a sociedade atual e, também, o aprender a dialogar de forma crítica com todos esses fenômenos.

Desta forma, as autoras definem que o projeto (refletindo intenção, esquema, metodologia) seja voltado para a construção do conhecimento, constituindo a etapa fundamental de uma pesquisa que poderá ser conduzido conforme um conjunto de questões voltadas a um problema particular ou sobre o mundo que a envolve. Os projetos pedagógicos devem ser flexíveis e abertos a mudanças, para não se tornar um modo singular e repetitivo de analisar e ver o mundo, sendo assim, pensado de maneira ampla e abrangente pode não parecer real inicialmente, mas se torna real a partir da realização das ações e das articulações destas que nos permite fazer antecipações, referências ao futuro, buscar a realização de um ideal.

A prática pedagógica é bastante complexa, pois reflete a concepção pedagógica que se tem sobre o modo de realizar o processo de ensino-aprendizagem (didática) e é a base para estabelecer os critérios que nortearão o fazer docente em sala de aula. A ênfase dada no ensino ou na aprendizagem reflete a prática docente e o projeto de trabalho ou de pesquisa do professor.

Os autores explicitam assim, que projetos pedagógicos procuram partir da prática escolar, de uma situação problema e global dos fenômenos, da realidade dos indivíduos que irão participar do trabalho e não da interpretação teórica já sistematizada por meio das disciplinas fragmentas, que significa adotar uma perspectiva de trabalho transdisciplinar (etapa superior de integração, conexões e vínculos entre os conhecimentos) ou globalizado (que envolve uma teoria geral de sistemas) onde o principal é que os alunos se apropriem dos conhecimentos dando significados que estão disponíveis no assunto em questão - acarretando uma aprendizagem significativa. Desta forma a pedagogia dos projetos tem como objetivo fazer os sujeitos pensarem (desafiar através da busca de hipóteses e não na imposição de receitas) sobre temáticas importantes, em refletir e questionar a contemporaneidade, a vida além dos limites da escola, ouvindo e aprendendo com os outros indivíduos.

Os Projetos de Trabalho (orientado, possui metas, flexível ao tempo, único em cada grupo de ensino) têm como característica o fato de que a aprendizagem e o ensino são realizados através de uma trajetória não fixa, mas que funciona como um norteador para a ação docente em relação aos alunos - adota-se o diálogo e à negociação com os alunos. Assim, seu planejamento é feito de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com