TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Expansão Dos Profissionais Formados Pela Graduação à Distância No Mercado De Trabalho Do Serviço Social Em Alagoas.

Artigo: Expansão Dos Profissionais Formados Pela Graduação à Distância No Mercado De Trabalho Do Serviço Social Em Alagoas.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  5.015 Palavras (21 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 21

Expansão dos profissionais formados pela graduação à distância no mercado de trabalho do Serviço Social em Alagoas.

Professionals expansion formed by undergraduate distance in Social Work job market in Alagoas.

Jéssica Rafaela Maciel Gomes

Maria Dayanne Silvestre Costa

RESUMO: O artigo versa sobre a expansão e precarização do mercado de trabalho do assistente social, da formação profissional na atualidade e as repercussões para a condição profissional do Serviço Social. A pesquisa analisou a condição profissional do Assistente Social no atual contexto brasileiro de expansão precarizada do mercado de trabalho e da formação profissional, estudando os elementos que conformam a condição profissional do Serviço Social na realidade brasileira; verificando os impactos das atuais condições de trabalho dos assistentes sociais para a afirmação de sua condição profissional; investigou sobre o contexto de expansão dos cursos de graduação em Serviço Social no Brasil e os impactos no mercado de trabalho profissional. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e pesquisa documental sobre mercado de trabalho, profissão e formação profissional, o desenvolvimento da pesquisa documental e de campo sobre a expansão do mercado de trabalho dos assistentes sociais formados na graduação a distância foi realizada através da análise dos dados recolhidos no CRESS 16º Região sobre as modalidades a distância e presencial e as inscrições canceladas, bem como os relatórios de visitas dos CRESS nas instituições de ensino a distância e presencial.

Palavras-chave: Serviço Social – Mercado Trabalho – Formação Profissional.

ABSTRACT: The article is about the expansion and precarious labor market social worker, vocational training today and the implications for professional status of Social Work. The research analyzed the professional nature of the social worker in the current Brazilian context of precarious expansion of the labor market and vocational training, studying the elements that make up the professional status of social work in the Brazilian reality; checking the impacts of current working conditions of social workers to claim their professional status; investigated on the context of expansion of the undergraduate courses in Social Work in Brazil and the impact on the professional job market. We used the literature and documentary research on the labor market, occupation and vocational training, the development of documentary and field research on the expansion of the labor market of social workers trained in undergraduate distance was performed by analyzing the data collected CRESS in Region 16 on the modalities distance and face and canceled subscriptions, and those of CRESS visit reports in educational institutions to distance and face.

Keywords: Community Service - Labour Market - Vocational Training.

O ensino a distância no Brasil tem provocado grandes mudanças na vida das pessoas que não tinham acesso ao ensino superior ou tinham grandes dificuldades em conseguir oportunidades de estudar, seja pela falta de recursos para custeá-lo ou pela falta de tempo de frequentar a própria faculdade, seja por trabalhar ou por terem uma rotina doméstica em casa. Através desses empecilhos presentes na vida do brasileiro que procura se qualificar profissionalmente, os grandes empresários articulados com o governo tornam cada vez mais fortes o lema de democratização do ensino superior para as camadas mais carentes da sociedade, exigindo certa disciplina, dedicação dos alunos que optarem por essa modalidade de ensino, sendo regulamentado através dos artigos e parágrafos do decreto 2.494 e 5.622. A educação à distância tem sua legislação baseada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

Mediante o desenvolvimento e expansão do ensino a distância em nosso país foram criadas algumas associações que defendem os interesses dos professores, tutores e da própria educação em si, como por exemplo, a Associação Brasileira de Educação a Distância, a qual foi desenvolvida por alguns professores em 21 de junho de 1995 que almejavam incorporar as novas tecnologias na modalidade de ensino a distância e tinham como missão “contribuir para o desenvolvimento do conceito, métodos e técnicas que promovam a educação aberta flexível e a distância, visando o acesso de todos os brasileiros a educação”. ((Associação Brasileira de Ensino a Distância, 1995).)

A Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) é uma associação sem fins lucrativos que, objetiva: “estimular a prática e o desenvolvimento de projetos em educação à distância em todas as suas formas; incentivar a prática da mais alta qualidade de serviços para alunos, professores, instituições e empresas que utilizam a educação a distância; apoiar a "indústria do conhecimento" do país procurando reduzir as desigualdades causadas pelo isolamento e pela distância dos grandes centros urbanos; promover o aproveitamento de "mídias" diferentes na realização de educação a distância; fomentar o espírito de abertura, de criatividade, inovação, de credibilidade e de experimentação na prática da educação a distância”. (Associação Brasileira de Ensino a Distância, 1995).

A Associação Nacional dos Tutores a Distância (ANATED) também foi desenvolvida para defender os tutores inseridos nessa nova modalidade de ensino, a referida associação começou a organização dos tutores do ensino a distância em 2006, quando alguns tutores da referida modalidade de educação se reuniram no interior de São Paulo para lutar pelo reconhecimento dos diplomas e certificados dos alunos do ensino a distância junto com as diretorias de ensino, que não aceitavam os alunos formados por tal modalidade.

A ANATED é uma entidade sem fins lucrativos que representa os tutores associados nacional ou internacionalmente, objetivando fortalecer, organizar, incentivar e difundir o trabalho do tutor nas comunidades científicas, acadêmicas e na sociedade em si. A ANATED (1995) defende que a atuação da mesma consiste em “estudos e pesquisas que apoiam a formação e a atuação do tutor presencial e a distância, garantindo a qualidade a toda educação à distância”.

A expansão dos cursos de graduação a distância no Brasil atualmente tem sido uma das grandes preocupações dos debates e ações promovidos pelas entidades organizativas do Serviço Social: Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), Associação Brasileira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com