TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Expectativa De Sobrevida

Artigos Científicos: Expectativa De Sobrevida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

Expectativa de sobrevida dos brasileiros

Hugo Fernando de Souza

Mateus Lopes Figueira

Monografia apresentada a Faculdade de

Tecnologia de Pindamonhangaba para a

Disciplina de Estatísticas no curso de

Tecnologia em manutenção industrial.

Sumário.

1.1 Introdução.

1.2 Objetivo.

1.3 Previdência Social e expectativa de sobrevida.

1.4 Conclusões.

1.5 Fontes.

1.1 Introdução.

É estimada pela tábua de mortalidade que mede a probabilidade de duração da vida humana. Existem tábuas que preveem uma longevidade menor, como a AT49 de 1949 (tendo em vista as condições da população nesta época), e as de maior longevidade, como a BR EMS de 2010, utilizada atualmente no Brasil e que apresentam dados mais realistas da expectativa de sobrevida da população nos dias de hoje.

Atualmente, por exemplo, um brasileiro que atinge 55 anos de idade tem, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), possibilidade de chegar aos 80 anos de vida. Esta é a expectativa de sobrevida deste indivíduo em que, se ele se aposentar aos 55 anos, receberá seu benefício por aproximadamente 25 anos.

Em resumo, quanto mais cedo uma pessoa se aposentar ou quanto maior for a sua expectativa de vida, maior deverá ser a reserva necessária para a sua aposentadoria.

A probabilidade de sobrevida até o tempo estimado considerando que a sobrevivência até cada tempo é independente da sobrevivência até outros tempos.

1.2 Objetivo.

Temos como objetivo apresentar em sala de aula como a previdência social utiliza a expectativa de sobre vida para calcular a aposentadoria. Usado para calcular o fator previdenciário.

Com base nesses dados fornecidos pelo IBGE de expectativa de sobre vida é calculado o fator previdenciário que os ajudam a fazer uma melhor distribuição de benefícios sem que haja um déficit nos cofres de previdência.

1.3 Previdência Social e expectativa de sobrevida.

A expectativa de vida ao nascer no país subiu de 73,8 anos, em 2010, para 74,1 anos, em 2011, conforme o IBGE. No entanto, o ministério informa que as projeções do IBGE revelaram que, na faixa etária de 52 até 80 anos, "a expectativa de sobrevida caiu, o que vai beneficiar os segurados." Isso porque a expectativa de sobrevida do segurado é levada em conta no cálculo do fator previdenciário, assim como a idade do segurado e o tempo de contribuição.

Por exemplo, um homem com 55 anos de idade e 35 anos de contribuição "poderia ter 17 dias a menos de tempo de contribuição para receber benefício de mesmo valor. O fator previdenciário, neste caso, teve uma pequena alteração. Passou de 0,715 para 0,716".

Criado em 1999, o fator visa a desestimular o trabalhador a aposentar mais cedo. Assim, se ele solicitar a aposentadoria com pouca idade, o fator será menor e, como consequência, o valor do benefício também diminui. A fórmula é usada somente para as aposentadorias por tempo de contribuição. Para solicitar a aposentadoria por contribuição, o homem precisa ter contribuído por 35 anos, e a mulher, por 30 anos.

O fator não é aplicado nas aposentadorias por invalidez e especial. No caso da aposentadoria por idade, o uso é opcional, apenas para aumentar o benefício, segundo o ministério.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com