TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experiencia Academica

Casos: Experiencia Academica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  4.043 Palavras (17 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 17

Planejamento de formação:

Uma profissão cujo destaque tem aumentado é a de analista administrativo. O profissional dessa área deve coordenar trabalhos, efetuar análises dos sistemas de controles, bem como de logísticas. Ele utiliza métodos administrativos em geral tais como análise Swot, que determina quais os riscos e possibilidades de um negócio.

O analista administrativo também é responsável pela organização e fluxo dos trabalhos da empresa. Ele participa do planejamento e tem voz ativa na maioria das decisões sobre o andamento do empreendimento. É de suma importância que o profissional seja capaz de racionalizar e otimiza as atividades desempenhadas, além de tornar eficazes as atividades funcionais da empresa.

A carreira de Analista Administrativo, integrante da estrutura administrativa federal brasileira, é composta de cargos de nível superior de Analista Administrativo, com atribuições voltadas para o exercício de atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo das autarquias especiais denominadas Agências Reguladoras referidas no Anexo I da Lei 10.871/2004, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades.

O analista administrativo é uma função que exige seriedade e muito comprometimento em suas atividades no âmbito empresarial. A esse profissional cabe a responsabilidade de realizar serviços da área administrativa de uma empresa, coordenar trabalhos, fazer análises dos sistemas de controle e de logísticas, com o intuito de extrair o melhor rendimento possível da corporação.

Além desses atributos citados, o analista administrativo também pode ter voz ativa no andamento do empreendimento e organizar o fluxo dos trabalhos da empresa.

Para se tornar um analista administrativo é necessário que a pessoa seja graduado no curso de Administração e áreas afins e se possível for, ser pós-graduado ou ter algum tipo de especialização como gestão estratégica, recursos humanos, relações empresariais, macroeconomia e dentre outras de cunho administrativo.

Outro fator que pode ter diferencial importantíssimo e contribuir para o sucesso do analista administrativo, é o conhecimento desse profissional com a informática e dominar outras línguas como o inglês e o espanhol. Esse profissional também pode trabalhar em órgãos públicos através de concursos prestados á nível estadual.

Para se tornar um analista administrativo há dois caminhos. O primeiro deles diz respeito a formação acadêmica. É necessário nesses casos o curso superior em Administração de Empresas ou áreas afins. Algumas empresas também exigem cursos de especialização ou pós-graduação na área. O profissional também pode especializar-se em gestão estratégica, recursos humanos (para quem deseja atuar nessa área), relações empresariais ou macroeconomia.

Conhecimentos em informática bem como o domínio de outro idioma são diferenciais que um analista administrativo que irá atuar nas empresas deve ter. O outro caminho até a profissão é o ingresso por meio do funcionalismo público. Vários órgãos disponibilizam vagas para analista administrativo. Os concursos exigem ensino superior em qualquer área para a maioria dos órgãos. A partir do ingresso, o novo concursado será direcionado a área relativa a sua formação.

O perfil profissional do candidato é de pessoa pró-ativa, que tem interesse no regime corporativo e consegue definir e levantar questões referentes ao trabalho. Determinando quais os pontos que podem ser melhorados e de que maneira eles poderão ser implementados.

Ele deve estar apto a tratar com pessoas, sabendo demonstrar seu ponto de vista e traçando quais as melhores possibilidades, além dos objetivos que deveram ser atingidos. O analista administrativo deve estar familiarizado com toda a estrutura da empresa, por essa razão é necessário que ele seja um profissional observador, que verifica uma solução rápida e efetiva para os prováveis problemas que poderão surgir na empresa.

A remuneração inicial para o profissional formado gira em torno de R$ 1.500,00 para as empresas. No caso dos órgãos públicos, o salário inicial é superior a dez salários mínimos. O que torna o funcionalismo público mais tentador para essa área.

Contudo é válido afirmar, que em determinadas empresas, o salário tende a subir de acordo com a experiência do profissional e o porte da empresa. Existem vagas em todos os setores para analista administrativo. Fazer uma especialização é a maneira de se obter um valor mais alto de remuneração, além de possibilidades de crescimento na empresa.

O ingresso na carreira de Analista Administrativo é feito mediante concurso público de provas e títulos. As provas são eliminatórias e classificatórias (objetivas e discursivas) e a avaliação dos títulos é classificatória, sendo verificada a experiência profissional e a formação acadêmica (doutorado, mestrado, especialização) do candidato. A critério da agência que organiza o concurso, pode ser realizado um Curso de Formação, de caráter eliminatório, para os candidatos classificados dentro do número de vagas após as provas e a avaliação de títulos.

As provas incluem, basicamente, questões de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), informática, direito constitucional, direito administrativo, e aspectos da regulação setorial. Além disso, há também questões de conhecimento específico do setor regulado e da sub-área à qual o candidato concorre (exemplo: para a área "Geral" são exigidos conhecimentos de administração, contabilidade e matemática financeira).

O Curso de Formação possui caráter multidisciplinar, sendo realizado em regime de tempo integral, com carga horária entre 180 e 360 horas, durante o qual o candidato recebe uma bolsa auxílio no valor de 50% da remuneração inicial da carreira.

As vagas podem ser distribuídas por área de especialização: geral, comunicação social, contabilidade, documentação, etc. Contudo, a carreira de Analista Administrativo é única, independentemente da área; por isso, o Curso de Formação é comum a todos os candidatos. A especificação de vagas por área de formação objetiva atender a necessidades específicas da agência que promove o concurso.

O perfil profissional do candidato é de pessoa pró-ativa, que tem interesse no regime corporativo e consegue definir e levantar questões referentes ao trabalho. Determinando quais os pontos que podem ser melhorados e de que maneira eles poderão ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com