TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO UNINTER RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE MINHA TRAJETÓRIA ACADÊMICA EaD

Por:   •  20/3/2017  •  Resenha  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  2.051 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

JEFFERSON REGIS GONÇALVES, 1376192

POUSO ALEGRE – MINAS GERAIS

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE MINHA TRAJETÓRIA ACADÊMICA EaD

Possuo uma boa experiência com a modalidade de ensino EaD oferecida pela Instituição de Ensino Superior Uninter, quando iniciei meus estudos em 2016 pensei que seria um grande desafio, visto que o curso de licenciatura em Matemática é um curso bem difícil na visão de muitas pessoas. A Uninter proporciona no meu cotidiano acadêmico muitos recursos que complementam minha aprendizagem e a forma que organiza os conteúdos facilita um melhor desempenho dos meus estudos. Até o presente momento só tenho excelentes experiências com a Uninter e espero concluir meu curso que tanto almejo.

O ensino a distância passou a ser minha escolha a partir do momento que precisei organizar meu tempo para adequar a uma formação, devido ao trabalho e a pouca disponibilidade de frequentar um curso presencial, recorri ao ensino na modalidade a distância, sendo que a primeira oportunidade foi no ano de 2013 quando iniciei o curso de licenciatura em matemática pela Unip (infelizmente não conclui), já em 2014 comecei a fazer o curso técnico em administração oferecido pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeminas). Conclui o referido curso em agosto de 2016 e passei a buscar novas oportunidades e possibilidades do ensino a distância em meu cotidiano.

Cabe ressaltar que o ensino EaD conquistou minha confiança e interesse por ser uma forma de ensino que permite uma autoaprendizagem, mediando recursos didáticos e pedagógicos bem organizados, ofertados em diferentes suportes de informação, sendo veiculados pelos diversos meios de comunicação.

Atualmente curso três cursos na modalidade EaD e gosto muito de todos, embora sejam de áreas diferenciadas sendo duas graduações (Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Educação Física) e um técnico (Técnico em Redes de Computadores), consigo conciliar os cursos com meu cotidiano e tempo. Acredito que escolher a modalidade EaD tenha sido de grande importância e peça fundamental para minha realização pessoal e profissional.

Para estudar na modalidade a distância são necessárias algumas tecnologias que utilizo com frequência, tais como:

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – é o ambiente online em que acesso, utilizando o computador, as aulas, fóruns e realizo atividades voltadas às disciplinas estudadas. Consigo o acesso através de uma matrícula Ru e senha, com esses dados consigo o acesso à sala de aula virtual em qualquer momento e lugar onde estiver utilizando a internet. Através do AVA é possível acessar os conteúdos do curso e outras ferramentas de interação com colegas (fórum, correio eletrônico), vídeo-aulas, videoconferências e biblioteca virtual.

Fóruns de discussão – através desta ferramenta é possível esclarecer dúvidas e interagir com outros alunos pertencentes aos cursos promovendo discussões em grupos. As conversas e discussões ficam gravadas por um tempo para que eu acesse quando quiser e contribua com minha opinião sobre o assunto proposto.

Biblioteca Virtual – além dos livros físicos, a Uninter oferece acesso 24 horas por dia à Biblioteca Virtual Universitária onde consigo acesso aos diversos livros disponíveis no formato digital.

Vídeo-aulas – acesso às aulas gravadas e organizadas por disciplinas onde consigo acessar quando e onde quiser, sendo aulas ministradas por professores da faculdade utilizando diversos recursos tecnológicos tais como imagens, sons, links, interatividade e slides. São aulas expositivas que simplificam o entendimento dos conteúdos trabalhados nas disciplinas, proporcionando uma aprendizagem significativa.

Sistema Univirtus Prova – é um sistema que simplifica a realização de avaliações por disciplinas de forma interativa, rápida e eficiente.

Em resumo, as tecnologias são imprescindíveis na modalidade EaD e são vantajosas, visto que desenvolvo autonomia buscando os conteúdos disponíveis no AVA, os métodos de ensino possibilitam trocas de experiências entre professores, alunos e tutores, tenho comodidade de acessar os recursos em qualquer lugar e horário tendo acesso à internet.

As características necessárias de um aluno da EaD são ter disciplina já que é necessária uma dedicação exclusiva aos estudos, organizo e respeito os horários para execução das tarefas acadêmicas. Organização para ter um planejamento a se cumprir, criando uma rotina de estudos, estabelecendo metas, priorizando as realizações das atividades e trabalhos, etc. Motivação para estudar e estímulo para alcançar os objetivos durante todo o curso, criando uma autonomia para realizar todas as atividades dentro dos prazos estabelecidos. Boa leitura e interpretação visto que os conteúdos muitas vezes são disponibilizados por artigos e textos que necessitam de compreensão para realização de atividades propostas. Bom manejo com o uso de tecnologias já que 80% das atividades geralmente são feitas utilizando o computador, cabe ao aluno um domínio das ferramentas tecnológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com