TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explorando A Linguagem Corporal

Ensaios: Explorando A Linguagem Corporal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  2.412 Palavras (10 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

SUMÁRIO ---------------------------------------------------------------------------------------03

INTRODUÇÃO ---------------------------------------------------------------------------------04

PRIMEIRO TEXTO----------------------------------------------------------------------------05

SEGUNDO TEXTO ---------------------------------------------------------------------------08

ATIVIDADES DO GÊNERO DO NARRAR----------------------------------------------10

ATIVIDADES DE LINGUAGEM CORPORAL------------------------------------------10

ATIVIDADES DE LINGUAGEM CORPORAL------------------------------------------11

CONSIDERAÇÕES FINAIS ----------------------------------------------------------------11

REFERÊNCIAS -------------------------------------------------------------------------------12

Introdução

O trabalho tem por objetivo realizar uma pesquisa sobre gêneros textuais do agrupamento do narrar e sobre linguagem corporal estabelecendo uma relação interdisciplinar entre dois textos "o primeiro texto é uma abordagem dos itens pesquisados’’ conceito de gênero textual; gênero textual do agrupamento do narrar; tipos de gêneros do narrar ( especificar as caraquiteristicas de cada um); conceito e importância da linguagem corporal para a comunicação do aluno; tipos de atividades para explorar a linguagem corporal. O segundo texto apresentara a importância entre a relação da construção de texto do gênero do narrar e a linguagem corporal, e apontar atividades que possam ser colocadas em praticas.

Sempre que nos manifestamos linguisticamente, o fazemos por meio de textos, cada texto realiza sempre um gênero textual. Cada vez que nos expressamos linguisticamente estamos fazendo algo social, estamos agindo, estamos trabalhando, cada produção textual, oral ou escrita, realiza um gênero porque é um trabalho social e discursivo. As práticas sociais é que determinam o gênero adequado. Pode–se dizer que os gêneros textuais estão intimamente ligados à nossa situação cotidiana. Eles existem como mecanismo de organização das atividades sociocomunicativas do dia a dia. Assim caracterizam-se como eventos textuais maleáveis e dinâmicos.

Primeiro texto.

Desenvolvimento

Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Gênero Textual ou Gênero de Texto se refere às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, prosa, narrativa, etc. Para a Linguística, os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua. Assim, ao lado da crônica, do conto, vamos também identificar a carta pessoal, a conversa telefônica, o e-mail, e tantos outros exemplares de gêneros que circulam em nossa sociedade. Quanto à forma ou estrutura das sequências linguísticas encontradas em cada texto, podemos classificá-los dentro dos tipos textuais a partir de suas estruturas e estilos composicionais.

Gêneros textuais são textos de qualquer natureza, literários ou não literários.

Modalidades discursivas constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, discursivas, argumentativas) utilizadas como formas de organizar a linguagem. Dessa forma, podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: anúncios, convites, atlas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, cartazes, comédias, contos de fadas, crônicas, editoriais, ensaios, entrevistas, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias. São textos que circulam no mundo, que têm uma função específica. Gêneros textuais e ensino Ter em mente a questão da relação oralidade e escrita no contexto dos gêneros textuais, desde os mais informais até os mais formais e em todos os contextos e situações de vida cotidiana. Os gêneros são modelos comunicativos e servem, muitas vezes para criar uma expectativa no interlocutor e prepará-lo para determinada reação. Operam prospectivamente, abrindo o caminho da compreensão, como frisou Bakhtin(1997). Os interlocutores seguem em geral três critérios para designarem seus textos: [Elizabeth Gulich(1986)] Canal/ meio de comunicação(telefonema, carta, telegrama) Critérios formais(discussão, conto, debate, contrato, ata, poema) Natureza do conteúdo(piada, prefácio de livro, receita culinária, bula de remédio).

Texto é uma entidade concreta realizada materialmente e corporificada em algum gênero textual. Discurso é aquilo que um texto produz ao se manifestar em alguma instância discursiva.

Agrupamento de gêneros na ordem do narrar (contos, fábulas, lendas, narrativas de aventura, piadas, etc.)

GÊNEROS DA ORDEM DO NARRAR:

• Narrador: é o que narra a história, pode ser onisciente (terceira pessoa, observador, tem conhecimento da história e das personagens, observa e conta o que está acontecendo ou aconteceu) ou personagem (em primeira pessoa; narra e participa da história e, contudo, narra os fatos à medida em que acontecem, não pode prever o que acontecerá com as demais personagens).

• Romance: é uma narrativa longa, geralmente dividida em capítulos, possui personagens variadas em torno das quais acontece a história principal e também histórias paralelas a essa, pode apresentar espaço e tempo variados.

• Conto: é uma narrativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com