TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

F20c Honda S200 - Vtec

Artigos Científicos: F20c Honda S200 - Vtec. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  3.085 Palavras (13 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 13

F20c Honda S2000 - VTEC

Tiago Ruivo 35305 _ Bruno Martins 50585

Resumo No âmbito do trabalho 2 da disciplina de máquinas térmicas, decidimos falar um pouco acerca de um carro que ambos os elementos do grupo gostam, o Honda S2000. Não só falar do carro em si, mas principalmente falar do seu motor e do sistema VTEC. Equipado com um motor robusto, denominado F20c, é um carro que apesar da sua idade ainda hoje é apreciado por muita gente. O sistema VTEC, sistema criado pela Honda, faz com que este motor tenha um toque especial. Na análise de um carro e do seu motor, não poderíamos deixar passar certos aspectos em claro, como é o caso do desempenho ou do consumo.

Devido á pesquisa feita em todo o tipo de plataforma acerca deste tema que decidimos retractar, reparámos que a informação era bastante escassa, para alguma pena nossa; assim sendo, tivemos de entrar um pouco na generalidade deste mundo, mas sempre tendo em conta o motor em estudo, e assim temas como motor de combustão interna e ciclo Otto foram também abordados.

Todos estes aspectos são chaves e necessários quando se fala de um motor.

Palavras-Chave Motor; VTEC; Otto; Motor de combustão interna

1 Introdução Com este trabalho queremos dar um pouco a conhecer o Honda S2000, mas principalmente falar sobre o seu motor e do sistema VTEC. Este possui um motor bastante atraente denominado F20c, um motor de 4 cilindros com 2,0 litros de capacidade e com cerca de 240 cavalos de potência, o que faz com que possua características de um carro de corrida. Este motor possui um sistema, de seu nome VTEC (Variable Valve Timing and Lift Electronic Control), que foi desenvolvido com o intuído de criar um motor económico, a ao mesmo tempo fiável e com muita alma desportiva, sem o uso de turbos ou compressores. Com este sistema é possível alterar directamente o perfil dos comandos de válvulas do motor, de maneira que a entrada da mistura ar/combustível seja sempre optimizada em altas ou baixas RPM. O desempenho e consumo deste motor também serão aqui falados, sendo previsto desde já um enorme desempenho, mas um consumo que deixa um pouco a desejar para a realidade dos dias que correm.

Os motores de combustão interna e a sua evolução, a maneira de funcionamento e os seus tempos, são tópicos sempre necessários nestas análises de motores, por isso serão também retratadas neste trabalho. Tal como os tópicos anteriores, o Ciclo

Máquinas Térmicas _ TP2 2013/2014

(trabalho de análise teórica de motorizações)

Otto (ciclo termodinâmico, que idealiza o funcionamento de motores de combustão interna de ignição) será explicado, pois é o ciclo mais comum visto nos automóveis

2 Honda S2000 e o seu motor – breve introdução

Lançado em 1999, o S2000 foi construído para comemorar o 50º aniversário da Honda, e com o enorme poder financeiro, ao invés de simplesmente encaixar um motor existente da sua gama, eles decidiram criar um motor completamente novo para ele, utilizando tecnologia de motores de corrida da Honda.

Desenhado por alguns dos engenheiros que estiveram por detrás de motores vencedores de F1 e CART da Honda, o motor deste automóvel denominado F20c de 4 cilindros (DOHC - uma configuração escolhida para reduzir as dimensões do mesmo) VTEC com 2,0 litros de capacidade possui características de carro de corrida. Também é menor e mais leve que o motor normal da Honda, e com os seus 240 cavalos de potência e com um binário na ordem dos 218 Nm até às suas 9000rpms de limite, estabelece um novo recorde de maior potência específica para um motor de carro de produção normalmente aspirado, conseguindo ainda assim ser considerado um LEV (Low Emission Vehicle).

Figura 1 - Honda S2000

Este motor de alta performance consegue impulsionar o S2000 dos 0-100 Km/h em apenas 6,2s até uma velocidade máxima de 241 km/h. É também muito flexível quando se encontra em baixas velocidades devido ao comando de válvulas variável VTEC da Honda que iremos falar mais á frente.

As dimensões reduzidas e baixo peso do Honda S2000 conferem-lhe uma excelente agilidade. Por debaixo da sua pele está uma estrutura chamada “high X-bone frame” que lhe dão um chassis extremamente forte e rígido. O seu efeito é proporcionar um grau de rigidez e de protecção do passageiro contra colisões equivalente ao de um corpo fechado, enquanto mantém o mínimo de peso total possível.

2.1 O motor F20C

O motor do Honda S2000, F20c, é um motor de 4 cilindros em linha, dianteiro transversal, refrigerado a água com duas árvores de cames à cabeça e

quatro válvulas por cilindro. O bloco e cárter são em liga leve e os êmbolos em alumínio forjado. Quanto á injecção, esta é electrónica multiponto PGM-FI.

Figura 2 -Motor F20C

Podemos verificar nas tabelas seguintes, informações detalhadas sobre este motor.

Tipo de combustível

A-95

Localização e orientação do motor

longitudinal, dianteira

Disposição dos cilindros

em-linha

Número de cilindros

4

Válvulas por cilindro

4

Diâmetro

87.00 mm

Curso

84.00 mm

Velocidade máxima

240 km/h

Aceleração 0-100 km/h

6.20 s (segundos)

Tabela 1 - Informações sobre o motor F20C

Cilindrada

1997 cc

Tipo de distribuição/Comando de válvulas

dupla árvore de cames à cabeça (DOHC)

Sobrealimentação

compressor de ar/motor aspirado

Taxa de compressão

11:1

Potência máxima

243.3 cv

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com