TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HONDA SUSTENTAVEL

Exames: HONDA SUSTENTAVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Nesta breve pesquisa sobre empresas sustentáveis me chamou a atenção a empresa HONDA, pois mantém um programa intenso de gerenciamento dos impactos de suas próprias operações nos ambientes em que atua, por meio da gestão dos riscos ambientais, sociais e econômicos, aos projetos que desenvolve, portanto colocarei as principais características de sustentabilidade desta empresa.

A HONDA - The Power of Dreams

Sustentávelmente correta

A HONDA , dá o exemplo de empresa socialmente responsável, com projetos como o Green Factory (Fábrica Ecológica), Estação de Tratamento de Efluentes e apoio a projetos comunitários, onde os cuidados com o meio ambiente ultrapassaram os limites da fábrica.

O projeto Green Factory possui em sua base a redução da geração de resíduos no processo produtivo, retornando-os ao meio ambiente tratados e limpos; a melhoria da eficiência dos energéticos, de forma a não exercer pressão sobre os recursos naturais; a adequação na linha de produtos respeitando a legislação ambiental brasileira; e o apoio a órgãos oficiais, escolas, universidades e à comunidade próxima à fábrica.

Como resultado dessa consciência ecológica, três empresas do Grupo Honda em Manaus - considerada a mais verticalizada do pólo – Moto Honda da Amazônia, Honda Componentes da Amazônia e Honda Tecnologia da Amazônia – conquistaram reconhecimento internacional e detêm as certificações ISO 9001, desde 1995, e ISO 14001, desde 1998.

A Honda é mundialmente conhecida por preocupar-se com a causa ambiental e esforçar-se no desenvolvimento de tecnologias favoráveis ao meio ambiente. Pensando nisto, a Honda é a primeira montadora do mundo a desenvolver uma moto bicombustível, reduzindo assim as emissões de gases em até 80% do limite imposto pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares.

Para a adequação de seus produtos à nova lei, a Honda redimensionou os sistemas de combustão, desde a alimentação até o sistema de escape de todos os modelos, onde passam periodicamente por rigoroso controle de qualidade. Por isso, além de produzir motocicletas menos poluentes, desde 2003, a Moto Honda da Amazônia aplica uma política mundial de controle do uso de substâncias químicas – que apresentam alto poder de contaminação ambiental e risco para a saúde humana. A iniciativa está presente, por exemplo, na adoção da tinta ecológica, totalmente isenta de metais pesados. O benefício desta ação está no fato de que, ao se decompor, os componentes eliminam substâncias neutras, que se combinam à natureza sem agressões e conseqüências danosas provocadas pelos materiais anteriores, que foram eliminados.

Com investimentos de milhões, a Estação de Tratamento de Efluentes da fábrica de Manaus - que recebeu ampliação de suas instalações este ano, possui capacidade para tratar 2.200 m3 de efluentes industriais e biológicos por dia, com o objetivo de reaproveitar a água utilizada pela empresa durante o processo produtivo.

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com