TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAMILIA CONTEMPORÂNEA

Artigo: FAMILIA CONTEMPORÂNEA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  2.285 Palavras (10 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................................5

3. CONCLUSÃO..........................................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

1. INTRODUÇÃO

O tema abordado por este trabalho é a família contemporânea, que se justifica porque parte das transformações sociais mais contundentes das nossas sociedades atingem diretamente a família. Isto ocorre pelo fato da família estar exposta a mudanças que ocorrem em seu meio. A família monoparental é definida como a comunidade constituída por um dos genitores, que cria e educa sozinha a sua prole. Essa família se origina dos mais diversos fatores, o celibato, o divorcio, a separação, a união livre, mães solteiras e a viuvez.As famílias vêm mudando ao longo do tempo, vem se adaptando conforme o período em que vive, e a sociedade por sua vez observam o seu desenvolvimento em determinada situações, como o seu crescimento, as mudanças que lhe são propostas, às vezes questionadas, outras vezes diretamente aceitas sem qualquer indagação, mesmo que até que a mesma venha a ser prejudicada ou questionada do porque, ela sim, vem se movendo conforme o mundo se move ou se encontra em algum entendimento, pois somos imitadores de todos e todos são nossos imitadores.

Assumir uma família não é nada fácil, pois a mesma requer de muita dedicação, muita preocupação, até mesmo de preparação psicologia para assumir uma família buscando o seu desenvolvimento positivo para a vivencia saudável e digna de um bom cidadão, como a família desde que foi formada, forjada, planejada, introduzida na terra, foi diretamente atribuída ao ‘’homem’’ como provedor de sua casa, dando a ele total controle e responsabilidade de manutenção e provisão de sua família, e a mulher de manter em ordem seu lar, cuidando e amando sem nenhum questionamento, do porque ela não era para se comparar como o homem trazendo a sua manutenção, a sua dedicação ao seu lar traz prazer em zelar e manter em amor o meio em que vive.

A família foi à primeira sociedade constituída na terra, tendo ela condições de adaptação ao meio em que se vive, podendo assim viver em família passando seus descobrimentos e conhecimentos, valores, diariamente aprendidos nessa sociedade.

O aparecimento desse novo modelo de família saiu como fecha no coração de famílias conservadoras, onde as mesmas não admitiam tal situação, as independências dessas famílias de se virar sozinhas, com seus próprios esforços, mesmo até que essas mesmas famílias tiveram que passar por situações de total fragilidade, como perdas, ou por não encontrarem outra situação a ser vivida, essa situação não é opcional e sim ocasionado por essas percas, e para as famílias conservadoras, significa quebras de princípios, quebrando assim o significado de família, ao seu ponto de vista.

A presença ou a ausência de somente um dos genitores causa rupturas doloridas, que às vezes são difíceis de curar, essa abordagem vai nos trazer mais luz para esse entendimento e compreensão do porque que nesses últimos tempos vêm crescido exageradamente famílias dentro desse perfil de família contemporânea.

2. DESENVOLVIMENTO

A Família Monoparental ou Contemporânea é aquela formada pelos filhos e apenas um dos genitores, ou seja, o pai ou a mãe. A maioria dessas famílias é liderada por mulheres, dificilmente encontram-se famílias lideradas por homens, mas também o número de homens cuidando sozinhos de seus filhos sem a presença da genitora e adotando crianças tem crescido. A mulher a cada dia que passa surpreende em relação aos homens ao mercado de trabalho, pois está mais abrangente para as mulheres.

A Família Nuclear é o tipo mais comum de família. É o grupo formado pelo casal e filhos. As mudanças nos papéis sociais de gênero, entretanto, ocorrem mediante muitos conflitos, às vezes até sob a forma de violência doméstica. Muitos casais não suportam as divergências e se divorciam. Deste modo muitas pessoas que já possuem filhos passam a estar “disponíveis” para novos relacionamentos. Quando se formam novos casais que reúnem pessoas que já tem filhos e todos coabitam, o casal e os filhos de casamentos anteriores nascem aquilo que é chamado de família recomposta. Família Extensacorresponde ao “esticamento” da família em direçãogerações anteriores ou posteriores à família nuclear. Por exemplo, quando os pais de um parceiro do casal passam a coabitar com a família nuclear ou quando um dos filhos forma sua família e coabita na casa de sua família nuclear original.

As transformações são claramente vistas na sociedade, mas no código civil do ano de 1916, só se dizia como família aquela que era formada pelo casamento, então com o advento da constituição federal de 1988, esse código passou a ser admitida a família de união estável entre homem e mulher ou a família formada por um dos pais ou descendentes, assim então conhecidas como família contemporânea.

O vinculo familiar os valores voltados a famílias trazem a realidade social, movidos pela dignidade do indivíduo quanto a igualdade as relações familiares, os deveres referentes à união conjugal deixou de ser patriarcal para serem exercidos por ambos os sexos, homem e mulher.

O modelo de família não é mais aquela dos primórdios da evolução, ela vem se evoluindo conforme o tempo passa, ela se adapta ao meio em vive, o provedor era sempre o homem, mais as mulheres vêm se destacando na área de provedora do seu lar, mostrando a sua capacidade de vencedora que é, nos momentos de fragilidade, mostra sua garra de vencer.

Essas famílias de hoje pode ser constituídas por pessoas viúvas, pais solteiros, próprios ou adotados, mulheres que usaram inseminação artificial, pais separados ou divorciados, podendo ser fruto da vontade ou fonte de necessidade.

As mulheres se destacam muito nesse novo quadro de família, mães solteiras, adolescentes que engravidaram precocemente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com