TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAULT PROPOSTA

Tese: FAULT PROPOSTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Tese  •  1.464 Palavras (6 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 6

RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS PROPOSTOS

Problema 01: Você entendeu que a empresa Sommerhauzer se expandiu na China e passou a pensar sobre a viabilidade de novos negócios no Brasil. O texto deixou claro que a experiência e o tino empresarial auxiliaram a perceber o momento em iniciar esses novos investimentos. Claro que, para isso, fazia-se necessário analisar a conjuntura externa e interna com o intuito de verificar a viabilidade de uma nova organização no contexto do mercado global. A globalização econômica, sem dúvida, permite a formação de um mercado muito competitivo, no qual, muitas vezes, algumas empresas não conseguem se manter economicamente. Pensando sobre estas questões, a empresa Sommerhauzer passou a estudar sobre as possibilidades legais de se manter uma empresa em dívidas trabalhistas e tributárias no Brasil, sem buscar a falência. Neste sentido, pergunta-se: a empresa poderia se pautar em qual solução administrativa ou judicial para permitir o pagamento das dívidas trabalhistas e tributárias sem iniciar um processo de falência? Encontre a solução mais adequada e a relate detalhadamente.

RESPOSTA: O parcelamento judicial apresenta a vantagem de não ser necessária toda a apresentação do documento solicitado no parcelamento extrajudicial. Dentro dos preceitos legais vigente no Direito do Trabalho, este parcelamento pode ser impetrado da seguinte forma: Deposito do sinal: - havendo interesse, deverá ser depositado no ato pelo menos 205 do valor da arrematação, e caso venha desistir da arrematação perde o direito ao retrocesso do sinal; Depósito do complemento do sinal: depois de 24 (vinte e quatro) horas seguintes ao depósito do sinal, deverá depositar a diferença (80%), complementando. Ao finalizar o depósito do sinal e do complemento o juiz poderá lavrar um auto de quitação de dívida.

Problema 02: No estudo de caso da empresa SOMMERHAUZER a autora Neusa Santos de Souza, afirma que “[...] para se realizar bem a gestão de negócios existem desafios impostos ao gestor que são bastante amplos. Além de cuidar do desenvolvimento da cultura da empresa e de seus valores, é preciso liderar o processo com criatividade e, simultaneamente, manter a disciplina através de processos adequados. Desenvolver e implantar as estratégias de forma integrada e com a participação das pessoas – que efetivamente materializam as idéias estratégicas.” Dessa forma identifique no texto aspectos relacionados à experiência e características dos sócios que influenciam o ambiente organizacional e que estão relacionados ao estilo de liderança. Identifique os aspectos que evidenciam a cultura e os valores da empresa. Fundamente as suas respostas com a bibliografia recomendada

RESPOSTA: Os sócios Nilton e Cléo Sommerhauzer são daqueles que tem a sensibilidade em relação a importância da mudança na estrutura mercadológica pela qual o setor passou, com a forte presença da importação chinesa. Foi essa mudança estrutural no mercado mundial de revestimentos que possibilitou uma efetiva transformação na estratégia deste ex-empregado. A experiência e o tino empresarial de ambos auxiliaram a perceber o momento, como se uma janela de oportunidades estivesse se abrindo. Era o momento de entrar nesse mercado! Parecia ocorrer, em função de uma conjuntura externa e interna, o momento em que se apresentava uma efetiva oportunidade para o surgimento de uma nova organização, que surgia “globalizada”, e que buscava, à sua maneira, adaptar-se ao contexto do mercado global.

Problema 03: O arquivo anexo apresenta algumas Figuras com dados relevantes do estudo de caso em questão. Com base na teoria abordada na disciplina Estatística classifique as seguintes Figuras e justifique a sua resposta.

Figura 1: BRASIL. Importação: Restante do mundo, China e Alemanha: 2000-2010. (página 7)

Estatiscamente, podemos observar que a importação direcionada para o restante do mundo possui um equilíbrio em seu crescimento de aproximadamente 5% ao ano demonstrando que para a empresa é mais viável direcionar seus esforços para esses países, enquanto que a China representa somente 4,5% da importação e a Alemanha teve maior oscilação, onde no ano de 2009 de 7% e, no ano de 2010 um queda 3%. Todas essas demonstrações foram levantadas no período de 2000 a 2010.

Figura 2: China: Importação total (Brasil) e São Paulo (página 9)

Percebe-se claramente que no ano de 2010 a importação ocorrida no mês de Dezembro/2010, em relação às outras regiões brasileiras foi de 78% de todo produto importado para China e, a cidade São Paulo, principal pólo importador teve uma parcela de 22% dessa percentagem. Já para o ano de 2011, podemos verificar que a cidade de São Paulo obteve um crescimento significativo chegando a 30% sua importação, enquanto que nas outras regiões brasileiras fecharam com 70%. Isso representa um crescimento da importação, para a cidade de São Paulo de 8% de todo o território nacional.

Figura 3: SOMMERHAUZER COMPANY. Participação na importação brasileira (dez/2010 – jan/2011) (página 9)

Na figura acima podemos perceber que no mês de dezembro de 2010 a empresa Sommerhauzer tinha uma expressividade baixa na importação brasileira atingindo apenas 8% de um total de 92% dos produtos importados em todo o território nacional. Enquanto que no ano de 2011, ocorreu uma significativo crescimento em relação a importação realizada pela empresa Sommerhauzer chegando a porcentagem de 28% do total de 72% da importação nacional, representando um crescimento nos insumos e na lucratividade da empresa de 20% para o mês de dezembro de 2011.

PAÍSES EMERGENTES. Valorização de suas respectivas moedas em relação ao dólar norte-americano (2009-2011) (página 10)

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com