TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FERRAMENTAS DE GESTÃO BALANCED SCORECARD (BSC) E SEIS SIGMA

Pesquisas Acadêmicas: FERRAMENTAS DE GESTÃO BALANCED SCORECARD (BSC) E SEIS SIGMA. Pesquise 793.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  1.252 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Estratégia Seis Sigma é uma extensão dos conceitos da Qualidade Total com foco na melhoria contínua dos processos, iniciando por aqueles que atingem diretamente o cliente.

A estratégia Seis Sigma não é uma proposta inovadora. Ela aproveita todas as iniciativas de qualidade que estão em andamento ou que já foram implantadas na instituição, harmonizando-as e estabelecendo metas desafiadoras de redução de desperdício.

Tem como foco:

 Redução do tempo de ciclo;

 Redução drástica de defeitos;

 Satisfação dos clientes.

É importante saber dividir bem a aplicação de cada uma dessas ferramentas. O BSC, por exemplo, é usado para gestão da estratégia, seja no curto, médio ou longo prazo.

Já as ferramentas relacionadas à melhoria contínua são usadas para gestão das rotinas, gestão dodia-a-dia. É nesse ponto que estes modelos te em conexão entre si.

O BSC utilizando os resultados dos processos para tomar decisões de cunho estratégico e os processos utilizando o BSC para entender onde devem focar seus esforços para entregar a proposta de valor para o cliente.

DESENVOLVIMENTO

Passo 1 – Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigmas

O processo Seis Sigmaé um conjunto de ferramenta técnicas baseadas em orientar e proporcionar benefícios financeiros, por melhorias continua. Seis sigmas é o principal meio utilizado para auxiliar a tomada de decisões, e seu maior objetivo esta em aumentar o nível de qualidade e conseguir atingir o mínimo de erro possível.

A metodologia Seis Sigma passa por uma análise preliminar de definição do problema e, em seguida, utiliza as ferramentas estatísticas e de qualidade com o objetivo de transformar as informações em conhecimento necessário à solução do problema. As ferramentas estatísticas e o conhecimento técnico devem ser sempre utilizados integrados a uma metodologia de solução de problemas para aumentar a eficiência. O objetivo estratégico do programa consiste em melhorar os processos, reduzir sua variabilidade em relação a uma meta especifica e, consequentemente contribuir para um maior controle dos resultados obtidos. (http://www.softexpert.com.br/norma-seis-sigma.php)

OSeis Sigmas tem como objetivo aumentar expressivamente a performance e a lucratividade das empresas por meio da melhoria de qualidade de produtos e processos e aumento da satisfação de clientes e consumidores.

BSC (balanced scorecard)é uma técnica que visa à integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros/administrativos até os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade (indicadores) para funções e níveis relevantes dentro da organização, ou seja, desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas. Assim, esse modelo traduz a missão e a estratégia de uma empresa em objetivos e medidas tangíveis. (http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/balanced-scorecard-bsc-uma-ferramenta-de-gestao/12951/).

O BSC e SEIS SIGMAS estão relacionados às empresas, pois ambos são imprescindíveis para melhorar seu desempenho no mercado, o BSC é um mecanismo para implementação de estratégia visando lucro, o Seis Sigmas busca sempre estratégia para se aprofundarem em qualidades estratégico colaborando para conquistar o publico com a gestão de qualidade de trabalho.

Passo 2 – CASOS DE SUCESSO COM O BSC E SEIS SIGMAS

Implementada na Philips, os SEIS SIGMAS tem se revelado uma forma eficiente de definir a estratégia de operação, bem como o monitoramento de sua implementação, solucionar problemas fabris, reduzir custos, aumentar a produtividade, a capacitação no desenvolvimento de projetos e aperfeiçoar instalações existentes, Com esta ação, vários ganhos já foram computados pela empresa, como a redução de custo financeiro estimado em R$ 490 mil ao ano. (http://www.philips.com.br/about/research/index_local.page)

Essencial o vínculo entre estratégia e execução, empresas como a GE já usam a ferramentaBSC no setor de recursos humanos, como forma de tornar claras as expectativas em relação aos executivos e também como instrumento de avaliação do desempenho individual. GE em suas unidades de negócio em todo o mundo. A metodologia permite avaliar estatisticamente os defeitos e problemas de produtos e serviços.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com