TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILM TEMPO CONTEMPORÂNEO E GESTÃO CONTEMPORÂNEA DE PESSOAS

Projeto de pesquisa: FILM TEMPO CONTEMPORÂNEO E GESTÃO CONTEMPORÂNEA DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.000 Palavras (8 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

INTRODUÇÃO

FILME TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

A EMPRESA

QUESTIONÁRIO FEITO PELA EMPRESA ESCOLHIDA

PLANO DE AÇÃO

 Desdobramento de Atividades e Tarefas

 Estimativas de Prazo

 Estimativas de Custo e Recursos

 Rede de Tarefas

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

Com o tempo houve muitas mudanças para que o funcionário e o empregador ficassem em acordo e seguindo os direitos de ambos, pois, colocando em prática na organização os meios que favorecem nenhum sairá perdendo. Entretanto, faz algum tempo que as organizações denominam diferentemente o Setor de Recursos Humanos (SRH), quando antes o mesmo era tido como um mero acessório organizacional e onde o alvo de trabalho confundia-se com a operação, pois, era comum encontrar este setor junto ao Departamento de Pessoal (DP). A partir da globalização, as empresas repensaram sua estrutura organizacional trazendo em seu bojo, a habilidade de competir e mudar com velocidade o que foi extremamente relevante para o surgimento de um novo setor. Atualmente, o SRH é convidado a adentrar na estratégia da empresa e por conta disso, possui uma atuação diferenciada, e a gestão precisa entender que pessoas são recursos importantes, tidos por vários teóricos, como verdadeiros diferenciais da organização. Dessa forma, esta área faz a interlocução entre a necessidade da organização e os resultados relacionados às pessoas, lembrando que investir no capital humano é preponderante às empresas que desejem reter talentos. Sendo assim, na Gestão de Pessoas (GP), as empresas estão buscando, cada vez mais, trabalhar esta retenção e, com isso, alcançar melhor competitividade e reconhecimento face ao mercado, não somente pelos produtos e serviços, mas por seus bens intangíveis. Contudo, o Gestor de Recursos Humanos (GRH) também passou a partir desta nova demanda, a ser visto com o papel de coadjuvante na estratégia organizacional, tendo o seu lugar ao lado dos outros gestores da organização. Essas novas adequações ocorridas no Setor de Recursos Humanos nos últimos anos resultaram também, tanto em mudanças internas quanto externas, modificando estruturas e dinamizando as organizações. Os profissionais de recursos humanos devem posicionar-se na organização, atuando de forma estratégica para que haja um bom desempenho e que o funcionamento da organização não seja prejudicada e com isso fazer um planejamento que seja eficaz e de longo prazo.

FILME TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

A Moderna Gestão de Pessoas é formada por pessoas e organizações e sempre uma depende da outra para que possam obter êxito e alcançar sucesso. Isso ocorre porque separar o trabalho da existência, isso é, da vida das pessoas é muito difícil, talvez até impossível, pois as mesmas dependem do sucesso profissional para alcançar o sucesso pessoal, e as organizações dependem das pessoas para organizar, cumprir metas, produzir bens e serviços.

Na época o setor de recursos humanos, dentro das empresas era muito simples eles não percebiam a necessidade de um relacionamento específico, e só contratava ou demitiam, as empresas pensavam que era apenas por capital, não por que o fruto desse capital que mantinha as organizações eram os funcionários. Em virtude, que muitos assim questionavam, acabavam fechando suas portas, enquanto outras percebiam a defasagem desse processo e começou a relacionar dando ênfase ao capital intelectual do funcionário, tratando como colaboradores e ajudando a desenvolver a organização por sua competência.

A mudança é essencial para uma organização, na verdade, é obrigatória para manter um perfil atualizado de cada processo de constituir um ambiente produtivo e atualizado. As pressões originadas pelo mercado tem dado esse efeito e exigindo mais das empresas para continuar no mercado competitivo de hoje. Os profissionais de recursos humanos devem posicionar-se na organização, atuando de forma estratégica. Tempos Modernos de 1936, dirigido por Charles Chaplin, nos Estados Unidos, refere-se a uma crítica ao modernismo e ao capitalismo, representa através da industrialização, onde o operário era tratado como robô, que submetia há uma rotina de escravidão e nenhum direito a seu favor. Carlito, personagem principal interpretado por Charles Chaplin, é um trabalhador que manuseia a máquina e come ao mesmo tempo, deixando claro excesso de trabalho ao qual era submetido e após o término de jornada de trabalho, se comportava como se ainda estivesse exercendo.

Os tempos em que as pessoas viviam num mundo de desemprego total, e que muita gente passava fome chegando a roubar para se alimentar. Nessa época havia indústrias, compostas por máquinas, as pessoas trabalhavam como as próprias máquinas, porque seus patrões eram muito rigorosos e não tinha pena ou respeito e mandavam trabalhar a todo vapor em qualquer circunstância. São grandes as fábricas que contratavam operários para trabalhar com movimentos repetitivos, como a fábricas de parafusos, por exemplo, os patrões vigiavam os operários a todo o momento, pois eles não podiam parar nem para ir ao banheiro se precisassem sair tinham que levantar as mãos, no filme o Charles teve um surto vendo nos botões das camisas parafusos e saia apertando, acabou internado, passando alguns dias voltou e viu a fábrica fechada. Na verdade, naquela época, os grandes donos de fábrica, não aguentavam segurar a pressão por falência da empresa e acabavam fechando.

Os operários não eram tratados como pessoas importantes na empresa, hoje com a moderna gestão de pessoas, sabe-se que as pessoas são importantes cada um com sua profissão, seu intelectual, habilidades, atitudes, seja ela melhor ou não, cada funcionário é importante para o desenvolvimento da empresa. Os funcionários naquela época, não eram valorizados no seu local de trabalho eles trabalhavam muitos anos achando que subiria de cargo, mas na verdade outras pessoas que viam de longe para serem chefes eram sem noção da forma de trabalho da própria empresa. Isso acarretava na falta de motivação do empregado, é por isso que muitas empresas faliam, sem motivação não há rendimento dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com