TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FLUXO OPERACIONAL E DE CAIXA

Dissertações: FLUXO OPERACIONAL E DE CAIXA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.955 Palavras (12 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 12

FLUXO OPERACIONAL E FLUXO DE CAIXA

DOURADOS

2012

1 – INTRODUÇÃO

O Ciclo Operacional e o Ciclo de Caixa são pontos fundamentais para a gestão empresarial, a sua análise e correta interpretação faz com que se maximize o lucro e proporcione mais expansão do negocio. Para tal fim, utilizaremos as formulas dos prazos médios de estocagem, vendas e pagamentos para poder obter o controle do fluxo do negocio, dando assim as chaves para a gestão. Com estas chaves, por consequência, teremos a peça que faltava para o sucesso.

3

Votorantim Cimentos S.A.

Antes de nos aprofundarmos nas análises e índices, vamos conhecer um pouco desta grande empresa acionária que está presente em nossa sociedade. Basearemos-nos em sua história e em suas demonstrações.

A Votorantim Cimentos foi fundada em 1918 por dois sócios, José Ermírio de Moraes e Antonio Pereira Inácio, com sua sede em Sorocaba – SP.

Neste ano, Antonio Pereira Inácio, adquiriu uma empresa de tecelagem, já falida, que se localizava no bairro de Votorantim em Sorocaba – SP, da qual seu genro José Ermírio de Moraes comprou as suas ações e assumiu o seu controle.

Com a crise de 29, José Ermírio, fez uma diversificação na produção começando a trabalhar com cimento e alumínio nas décadas de 30 e 40, fundando assim a Companhia Brasileira de Alumínio. Pelo motivo da necessidade de produzir a sua própria energia elétrica, cria também a sua própria hidroelétrica e entra também no ramo de produção de energia.

Com o passar do tempo e com a aplicação dos lucros obtidos, investe na área química. A empresa é passada de geração para geração e atualmente é administrada pelo Conselho de Administração, formado pelas famílias controladoras.

O nome Votorantim foi implantado em 2009 com a intenção de identificar e aproveitar oportunidades de gerar valor para a sociedade, com foco nos jovens.

Linha do Tempo – Votorantim Cimentos S.A.

1933 – Início da construção da Fábrica de Cimentos Santa Helena, em Sorocaba – SP.

1936 – Inauguração da Fábrica Santa Helena, em Votorantim – SP, a primeira fábrica com capital 100% nacional. Seu primeiro forno teve capacidade inicial de produção de 250 t/dia. O Cimento passou a se chamar “Cimento Votoran”.

A Votorantim, por meio da Fábrica Santa Helena, vence a concorrência para remodelação do Viaduto do Chá na capital paulista.

1942 – É inaugurada a Fábrica de Cimento Portland Poty, em Paulista (PE), segunda fábrica de cimentos do Grupo Votorantim. Sua produção visa atender o mercado nordestino e marca a expansão.

1943 – Fundação da Companhia Catarinense de Cimento Portland, terceira fábrica do Grupo Votorantim. Início da construção da Moagem Itajaí, em Santa Catarina.

4

1950 – Fundação da Companhia de Cimento Rio Branco, em Rio Branco do Sul (PR).

1952 – Aquisição do controle acionário da Companhia de Cimento Brasileiro, no municio de Esteio (RS), pelo Grupo Votorantim. A empresa passara a se chamar Cimento Portland Gaúcho.

1953 – Inauguração da Companhia de Cimento Portland Rio Branco, em Rio Branco do Sul (PR).

1958 – Inauguração do primeiro forno da Companhia Catarinense de Cimento Portland, com capacidade de produção de 91 mil t/ano, em Itajaí (SC).

1959 – Inauguração da Companhia Cearense de Cimento Portland, com sede em Pernambuco e fábrica em Sobral (CE). Fundação da Companhia Cimento Portland de Sergipe, pelo Grupo Votorantim.

1960 – Montagem de forno com capacidade de 20 mil sacas diárias na Fábrica Santa Helena (SP), considerado o maior forno de cimento do Brasil.

1962 – Construção da Moagem Jaguaré em São Paulo (SP).

1967 – Instalação de novos fornos na Fábrica de Itapeva (SP), com perspectiva de produção superior a 400 mil sacos do produto, por mês.

Projeto de instalação de forno da Companhia Cimento Portland Poty, Sobral (CE) com capacidade para 750 t/diárias de cimento e total mecanização da exploração da matéria prima.

Inauguração da Companhia Cimento Portland de Sergipe, em Aracaju (SE), com produção diária de 200 toneladas e atendimento aos mercados de Sergipe, Alagoas e Bahia.

1968 – Em 24 de novembro de 1968 é inaugurada a Fábrica de Sobral, Ceará.

1970 – Instalação da Fábrica de cimentos em Corumbá de Goiás (GO) com capacidade de produção de 800 t/dia. Constituição da Companhia Piauiense de Cimento Portland, no município de Parnaíba (PI).

1975 – Inauguração da Fábrica de Cantagalo (RJ) com capacidade de produção de mil t/dia.

1977 – Aquisição pelo Grupo Votorantim, do controle acionário da Companhia de Cimento Brasileiro, produtora de cimento no Rio Grande do Sul, que passa a se chamar Companhia de Cimento Portland Gaúcho.

1978 – Exportações de Cimento Itaú de Corumbá (MS) por via fluvial, para o

5

Paraguai e Argentina, e por via férrea, para a Bolívia.

1979 – Extinção da Companhia Piauiense de Cimento Portland, unidade do Grupo Votorantim.

1982 – O Grupo Votorantim corresponde a 60% da produção de cal destinada à construção civil e 33% de cal para fins industriais. Substituição do óleo combustível nas unidades de São Paulo e do Sul é quase total.

1983 – Constituição da Cimento S/A (Cimesa), com fábrica em Laranjeiras, Sergipe. Constituição da Cimento Poty da Paraíba S/A (PB).

1984 – Criação do cimento branco estrutural para concreto aparente, pré-fábricas e pisos de alta resistência na unidade Irajá (RJ).

Instalação da Cimento Poty da Paraíba com capacidade produtiva para 2.500 t/dia.

1985

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com