TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FLUXOGRAMA

Tese: FLUXOGRAMA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Tese  •  1.983 Palavras (8 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

Essa ATPS foi desenvolvida com objetivo de pesquisar informações, conteúdos e elaborar o conceito de fluxograma, item utilizado em vários setores na indústria, por exemplo. A proposta é mostrar o entendimento sobre fluxograma, desenvolvendo a abordagem sobre o tema.

As organizações passam por várias mudanças, nas últimas décadas, onde as empresas e seus profissionais passaram a adotar novas estratégias, para alcançar os objetivos estabelecidos pelas organizações, sendo necessária mudar a maneira de medir o desempenho e criar novas maneiras e ferramentas para alcançar os resultados esperados.

O fluxograma auxilia na representação de um processo, sendo entendido como uma documentação de passos que devem ser executados para execução de processos em geral, sendo uma das ferramentas da qualidade que as fábricas utilizam para a elaboração e organização dos processos e produtos.

2. DESENVOLVIMENTO

(INTRODUÇÃO) – Página 2

(FLUXOGRAMA) – Páginas 3, 4, 5, 6,7,8,9,10,11 e 12

(CONCLUSÃO) – Página 13

(BIBLIOGRAFIA) – Página 13

2.1 FLUXOGRAMA

Entendemos por fluxograma uma forma padronizada e eficaz para representar os passos lógicos de um determinado processamento. Com o diagrama é definida a seqüência de símbolos com significado bem definido, portanto sua principal função é a de facilitar a visualização dos passos de um processamento. Fluxograma é um tipo de diagrama, uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem. Na prática, entendemos como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer. É uma das Sete ferramentas da qualidade, que é bastante utilizada em fábricas e indústrias para a organização de produtos e processos.

O Diagrama de fluxo de dados (DFD) utiliza o Fluxograma para modelagem e documentação de sistemas computacionais.

Podemos definir fluxograma, como um tipo de diagrama, também sendo entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem, ou seja, fluxograma é um gráfico que demonstra a seqüência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo.

O Diagrama de fluxo de dados (DFD) utiliza do Fluxograma para a modelagem e documentação de sistemas computacionais.

O termo Fluxograma pode designar uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e as setas unindo essas figuras geométricas. Através desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa.

O fluxograma é definido também como o gráfico em que se representa o percurso ou caminho percorrido por certo elemento (por exemplo, um determinado documento), através dos vários departamentos da organização, bem como o tratamento que cada um vai lhe dando.

A existência de fluxogramas para cada um dos processos é fundamental para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo a compreensão e posterior optimização dos processos desenvolvidos em cada departamento ou área da organização.Também com a existência do fluxograma as empresas passaram a enxergar os processos, de maneira mais estratégica.

Resumindo, o termo Fluxograma designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e as setas unindo essas figuras geométricas. Através desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa.

2.2 FLUXOGRAMAS DA ARQUITETURA:

Na arquitetura de software o fluxograma é um tópico do que se chama de Partido Arquitetônico. Este partido divide-se em:

Programa

Organograma

Fluxograma

Fisiograma

O Fluxograma, é como a disposição das organizações de um projeto arquitetônico irá interagir. Existem várias formas dentro do fluxograma imperial, bem como, dentro do fluxograma exterial do espaço amostral disfarçado. São eles:

a) De cores: Com verde e amarelo predominando;

b) De números: Com 0 e 1 predominando;

c) De swarps: Com clips e fareways predominando.

No resumo, Fluxograma designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e as setas unindo essas figuras geométricas. E através desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa. O fluxograma pode ser definido também como o gráfico em que se representa o percurso ou caminho percorrido por certo elemento (por exemplo, um determinado documento), através dos vários departamentos da organização, bem como o tratamento que cada um vai lhe dando. A existência de fluxogramas em cada um dos processos é fundamental para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo a compreensão e posterior otimização dos processos desenvolvidos em cada departamento ou área da organização.

2.3 APLICABILIDADE:

Desde a época em que eu fazia programa (de computador) lido com fluxogramas. Mas foi a uns oito anos que comecei a fazer fluxograma para organizar as tarefas da empresa.

Não é preciso ser empresa grande para começar a se enrolar com as tarefas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com