TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FRUTICULTURA

Trabalho Universitário: FRUTICULTURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  3.478 Palavras (14 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

A acerola conhecida também como cereja-das-antilhas, originária da América Tropical, é um arbusto frutífero cujo cultivo vem se expandindo em nosso país principalmente no Nordeste. Segundo Knight, citado por Alves (1995) o local exato de origem da acerola não é bem definido, devido a mesma ser conhecida em cultivo ou naturalizada, vegetando na região banhada pelo mar das Antilhas ou seja, sul do México, América Central e norte da América do Sul. Em 1946, quando foi descoberto o alto teor de vitamina C em frutos da acerola, teve início o plantio comercial da cultura em Porto Rico se expandiu para os Estados Unidos (Havaí e Flórida) e Cuba. O Japão foi o primeiro país a se interessar pela acerola como 'commodity' criando mais de 12 produtos: suco, água de acerola refrigerantes, sorvetes, iogurtes, bebidas lácteas, concentrados tipo "Taff-man" bombons, doces, balas, compotas, purês todos contendo acerola, onde o elemento motivador é o teor de vitamina C. O consumo de sucos de frutas tropicais tem aumentado principalmente na Europa e nos Estados Unidos, nos quais existe uma forte tendência para uma alimentação natural e mais saudável (Bliska & Leite, 1995).

Segundo a EMBRAPA FARMA o uso da Acerola está relacionado terapeuticamente com a vitamina C, é indicada contra resfriados, distúrbios pulmonares e irregularidades da vesícula. Deve-se considerar também sua importância como antioxidante. Recomenda-se ingerir de 250mg a 1g de vitamina C diária. A acerola é considerada a fruta mais rica em vitamina C, seu teor médio é 80 vezes maior do que aquele encontrado nos frutos cítricos. Apresenta também teores significativos de minerais como ferro, cálcio e fósforo. Ela também é responsável pela síntese de colágeno. A acerola tem elevado teor de antioxidante, além da vitamina C, substância que combate os radicais livres e previne o envelhecimento; diminui o estresse oxidativo.

No Brasil o crescimento do consumo interno aconteceu quase que espontaneamente devido a facilidade de utilização dos saquinhos de polpa congelada de 100g distribuídos em bares lanchonetes e residências de Norte a Sul do País. O consumo de frutas inteiras congeladas ou frescas foi superado pela polpa de frutas que revolucionou a demanda. As frutas frescas tem consumo insignificante devido a sua vida curta, merecendo cuidados no que se refere a técnicas de conservação, melhoria de embalagens e transporte. A aceroleira começa a frutificar entre 1,8 a 2,0 anos quando oriunda de estacas e entre 2,0 a 2,5 anos quando proveniente de sementes (Couceiro, 1984). Em condições de irrigação a acerola inicia a produção por volta dos 6 a 7 meses do plantio (Rosa Júnior, 1994). A vida útil de um pomar de acerola é 12 anos, contudo na região Nordeste do Brasil a substituição das plantas tem ocorrido entre 8 e 10 anos.

SOLO

A aceroleira desenvolve-se bem em solos de textura media e bem drenados. Solos muito argilosos, que apresentam maior possibilidade de encharcamento e baixa capacidade de aeração, assim como solos muito arenosos, que apresentam baixa capacidade de retenção de agua e maior possibilidade de infestacao de nematoides, devem ser evitados. È importante que os solos tenham uma profundidade efetiva de, no minimo 1,0 a 1,2 m, sejam livres de pedras, tenham camadas pouco permeaveis e lencol freatico elevado.

PREPARO DO SOLO

Compreende operações de roçagem, destoca aração, gradagem e preparo da rede de drenagem, se necessário. O terreno deve ser arado e gradeado para que possa oferecer as condições mínimas necessárias ao desenvolvimento inicial da planta. A aração é feita com máquinas ou, no caso das áreas de pequenos fruticultores, com tração animal.

ADUBAÇÃO

O cultivo requer manejo correto, quanto à adubação e nutrição, principalmente nos pomares para exportação. A adubação é a prática mais importante, em termos percentuais, para o aumento da produtividade. Para que o produtor de acerola possa manejar racionalmente os fertilizantes, terá necessariamente que adotar algumas técnicas básicas e essenciais: análise de solo, análise foliar, observação dos sintomas de deficiência de nutrientes, conhecimento dos fatores que afetam a disponibilidade de nutrientes.

A época de realização da análise do solo deve ser de no mínimo, quatro meses antes do plantio, para que a calagem caso necessária, seja realizada dois meses antes do plantio. No preparo da cova é realizada a adubação de fundação que consiste na aplicação de 20 litros de esterco de curral curtido (como fonte de nitrogênio e de micronutrientes) e de adubos fosfatado e potássico em quantidades calculadas com base no resultado da análise de solo, que servirá também para o calculo das adubações de cobertura de acordo com. É importante frisar que no caso da planta de acerola a aplicação de esterco de curral curtido tem além do objetivo nutricional, o de aumentar a atividade microbiológica do solo visando minimizar a ocorrência de nematóides. Existe uma relação entre a freqüência de aplicação de adubos e a sua eficiência. Em geral o maior parcelamento melhora a eficiência; no entanto, existem condições especificas que determinam a época de realizar a adubação, que devem ser realizadas com o solo úmido, em circulo na projeção da copa da aceroleira. Nas condições de Sergipe o período recomendado para a aplicação de adubos se restringe a 5 ou 6 meses. Nas adubações em cobertura a quantidade recomendada de nitrogênio deve ser parcelada em três vezes e a de potássio em duas vezes. A quantidade de fósforo deve ser aplicada de uma única vez, na primeira adubação. A fertilizacao é uma pratica essencial, uma vez que a aceroleira apresenta elevada demanda de nutrientes em função das várias safras anuais. Alem disso, deve-se considerar que a maioria dos pomares de acerola no Brasil estao implantados em solos com baixos teores de nutrientes, especialmente em relação ao fosforo. A recomendação de adubacao para a aceroleira para o Estado da Bahia, com base na análise quimica do solo, é apresentada na tabela 1;

Nitrogênio: no plantio, deve ser aplicada na cova metade da dose recomendada, preferencialmente na forma organica, juntamente com o fosforo; a outra metaede deve ser aplicada em cobertura com o potassio entre 45 a 90 dias apos o plantio. Geralmente, sao aplicados 20 litros de esterco de curral ou residuos industriais (torta de mamona, bagaços etc) ou ainda compostagens organicas, a depender da disponibilidade e do preço na regiao. Nos anos seguintes, quando a aceroleira iniciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com