TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fruticultura Curso de Fruticultura da ESALQ/USP

Por:   •  9/5/2022  •  Resenha  •  8.079 Palavras (33 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 33

Curso de Fruticultura da ESALQ/USP

Hélio Antonio Basso do Prado – Glei

Prova 1. Conteúdo apresentado até então (11/04/2018):

Teórica (T)

  1. Introdução à Horticultura: Ramos da fitotecnia e divisões da horticultura; contrastes entre agricultura e horticultura; importância socioeconômica da horticultura no brasil;
  2. Aspectos teóricos da propagação de plantas: multiplicação sexuada vs assexuada; conceitos e tipos de propagação de plantas; variações que ocorrem quando se propaga plantas
  3. Estaquia: totipotência e desdiferenciação (propriedades que influenciam a estaquia); tipos de estaca; fatores que afetam o enraizamento; formação das raízes adventícias
  4. Enxertia: vantagens e desvantagens; métodos de enxertia; cicatrização; influência do porta-enxerto na copa;
  5. Mergulhia e Aporquia: definição e funcionamento
  6. Micropropagação de plantas: termos técnicos associados a micropropagação; sistemas e estágios de desenvolvimento de micropropagação;

Prática (P)

  1. Planejamento de um pomar de espécies frutíferas
  2. Semeadura
  3. Estaquia
  4. Enxertia
  5. Aporquia e mergulhia

  1. Introdução à Horticultura

Horticultura é um ramo da fitotecnia, assim como agricultura, forragicultura, silvicultura. Ela divide-se em Fruticultura, Olericultura, Floricultura e Paisagismo. Contrariamente à agricultura/silvicultura, a horticultura requer manejo intensivo e grande emprego de mão de obra qualificada (trabalho operacional, em grande parte manual, que deve ser feito com qualidade).

Além disso, é uma atividade altamente diversificada, de grande geração de empregos, e que proporciona um rápido giro de investimentos.

  1. Aspectos teóricos da propagação de plantas

As espécies vegetais, para se perpetuarem, multiplicam-se através dos dois ciclos básicos:

  • Sexuado ou reprodutivo: recombinação genética, formação de indivíduos
  • Etapas: Divisão celular e formação dos gametas, polinização, fecundação, fertilização, formação do embrião (ou zigoto, um dos componentes da semente).
  • Vantagens: sistema radicular mais vigoroso e profundo; desenvolvimento mais vigoroso; maior longevidade; obtenção de novas cultivares
  • Desvantagens: heterogeneidade (f. segregação genética em plantas heterozigóticas); irregularidade da produção e da qualidade dos frutos; plantas com porte elevado; plantas apresentam juvenilidade[a] (longo período para iniciar a produção)
  • Em fruticultura, a multiplicação por sementes é útil nos seguintes casos: obtenção de porta-enxertos (citros, abacate, caju, manga e caqui); obter novas cultivares (melhoramento genético); multiplicação de plantas que não podem ser feitas de outra maneira (mamão, coco); espécies que não se utiliza outro método de multiplicação (maracujá)
  • Assexuado ou vegetativo: não ocorre recombinação genética, formação de clones[b] através de estruturas formadas no ciclo assexuado (propágulos)
  • Etapas: depende do tipo de propagação utilizado.
  • Razões da utilidade do uso de propagação de plantas: manutenção das características genéticas da planta matriz (população uniforme); indispensável em culturas que não produzem sementes (banana, abacaxi, figo); em alguns casos é mais fácil, mais rápido e mais barato do que a utilização de sementes; combinação de mais de um genótipo numa mesma planta (enxertia); redução na altura de plantas (porta-enxertos ananicantes ou propágulos de origem reprodutiva); redução do período juvenil
  • Razões da não utilidade de propagação de plantas: transmissão de doenças (planta matriz → clone); contaminação do material utilizado (na enxertia) através de ferramentas não desinfetadas; uso prolongado e contínuo do mesmo material genético aumenta risco de fitossanidade; podem ocorrer variações

Sobre Juvenilidade (dentro de ciclo sexuado de multiplicação):

Características de uma planta juvenil: alto vigor (maior competitividade), dominância apical acentuada, crescimento vertical, maior presença de espinhos (para a defesa), maior retenção de folhas (vegeta mais), grande habilidade na formação de raízes adventícias. Em resumo, características que lhe permitam sobreviver em um ambiente que possa apresentar eventos favoráveis ao não estabelecimento e sucesso da planta no local.

Até determinado número de nós (gemas), a planta está apenas vegetando. Para que ela passe do estado vegetativo (tecido jovem) para o reprodutivo (tecido maduro), ela precisa crescer até determinado número de nós, e a partir deste último, ela entra na fase reprodutiva.

Ramos que brotam a partir da base da planta apresentarão características juvenis, como maior enraizamento, maior vigor, pois estão localizados na porção da planta que permaneceu por mais tempo no estado juvenil. Por outro lado, ramos que brotarem do ápice da planta serão mais maduros, (produção precoce é um exemplo desta característica), pois estão localizados na porção da planta que já passou do estado vegetativo para o reprodutivo.

Conceitos importantes na propagação de plantas (ciclo assexuado):

        Totipotência celular é a capacidade de uma única célula se dividir e produzir todas as células diferenciadas no organismo, incluindo os tecidos extraembrionários. Em outras palavras, capacidade que a célula vegetal tem de regenerar uma planta completa. Teoricamente, todas as células vegetais possuem esta capacidade.

        Desdiferenciação é o processo no qual uma célula adulta (já diferenciada) regride para um estágio indiferenciado, sendo capaz de originar novos tipos de células. É quando as células vegetais já diferenciadas retornam ao estado meristemático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.9 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com