TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FRUTICULTURA DE CLIMA TROPICAL

Por:   •  19/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.128 Palavras (9 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - UNIARP[pic 1][pic 2]

CURSO DE AGRONOMIA

ANDRESSA ANA ANSILIERO

CRISTIANE CARLESSO

FRUTICULTURA DE CLIMA TROPICAL

CAÇADOR

2018[pic 3][pic 4][pic 5]

ANDRESSA ANA ANSILIERO[pic 6]

CRISTIANE CARLESSO

A CULTURA DA ATEMOIA

Trabalho apresentado como exigência para a obtenção de nota na disciplina de Fruticultura de Clima Tropical, do Curso de Agronomia, ministrado pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe- UNIARP, sob orientação do professor Eng. Agrônomo MSc. Gentil Gabardo.

CAÇADOR

2018

SUMÁRIO[pic 7]

[pic 8]

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        A CULTURA        5

2.1.        Origem        5

2.2.        Classificação botânica        5

2.3.        Características botânica        6

2.4.        Importância econômica        6

3.        PRAGAS        8

4.        CONDIÇÕES EDAFOCLIMÁTICAS        9

5.        PROPAGAÇÃO        10

5.1.        Propagação assexuada por enxertia        10

5.2.        Porta enxertos        11

6.        POLINIZAÇÃO        12

7.        PODA        13

8.        COLHEITA        14

9.        CONCLUSÃO        15

BIBLIOGRAFIA        16

        

        


  1. INTRODUÇÃO

No trabalho de Bastos et al. (2006) intitulado “Propagação da pitaya vermelha por estaquia”, teve como objetivo avaliar o tamanho da estaca e a aplicação de ácido indolbutírico (AIB) na produção de mudas de pitaya vermelha. No estudo foram analisados dois tamanhos de estaca, 15 cm e 25 cm, com e sem aplicação de AIB para a indução de enraizamento. As estacas foram retiradas da porção mediana de ramos de plantas matrizes de pitaya vermelha, com dois anos de idade, metade da quantidade das estacas foi submetida por vinte segundos (imersão rápida), em solução

a finalidade de se formarem plantas-matrizes que deverão ser mantidas em condições de viveiro protegido.


  1. A CULTURA

A atemoia pertence à família das anonáceas, resultante do cruzamento entre a fruta do conde (Annona squamosa L.) e a cherimoia (A. cherimola Miller). A atemoia é hibrido de anonas. Passou a fazer parte do mercado de fruta fresca há pouco tempo, mas já ganhou boa reputação, pela qualidade de seus frutos, herdada de seus pais. A atemoeira produz frutos com polpa branca, doce, ligeiramente ácida e sucosa. Esse fruto é composto por frutilhos, tem muitas variedades, todas originadas de cruzamentos feitos pelo homem. As variedades mais comuns no mercado brasileiro são a Gefner, Page, African Pride, Thompson e PR. No estado de São Paulo, a variedade Gefner ainda é a mais produzida e comercializada, seguida pela Thompson.

  1. Origem

Originária da região tropical do Peru, Equador e Colômbia é um fruto híbrido, derivado do cruzamento da Cherimóia (Annona cherimola, Mill) com a fruta-pinha ou fruta-do-conde (Annona squamosa, L.). Este fruto foi desenvolvido por cientistas norte-americanos, que tinham o intuito de desenvolver uma fruta comercialmente superior a fruta-do-conde e com sabor da cherimóia (MARTIN e NETO, 2015).

  1. Classificação botânica

Reino:         Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Magnoliales

Família: Annonaceae

Género: Annona

Espécie: Annona × atemoya

  1. Características botânica

As árvores da atemóia são morfologicamente intermediárias entre as duas espécies que a originaram. Similarmente à pinha e à cherimóia, na atemóia a abcisão natural da folha ou desfolhamento artificial é necessário antes da emergência de novos fluxos de crescimento (SANTOS et al. 2001). A flor das Annonáceas é hermafrodita e exibe dicogamia protogínica. A dicogamia parece ser o principal fator limitando a autopolinização e pega do fruto (MARLER et al. 1994). A polinização manual pode aumentar a pega de fruto em mais de 40%. Besouros da família Nitidulidae são os principais insetos polinizadores das flores das Annonáceas.

Os frutos das Annonáceas são um pseudocarpo formado pela fusão dos carpelos e receptáculos dentro de uma massa carnosa, com polpa branca, comestível e facilmente separada das sementes (SANTOS et al. 2001).

  1. Importância econômica

A atemoia tem sido uma Annonácea importante no Brasil, especialmente nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e, em menor escala, no Paraná e nos estados do Nordeste brasileiro. O Estado de São Paulo conta atualmente com cerca de 1.500 ha plantados com atemoieira. No final da década de 1990, essa mesma área era ocupada com pinheiras, mas estas foram pouco a pouco reduzidas e, atualmente, estima-se que apenas 200 ha são cultivados com a produção de pinha. A substituição dessas anonáceas deve-se ao maior retorno econômico proporcionado pela atemoia em função de sua maior produtividade em relação à pinha e também pelo aumento de seu consumo dia a dia à medida que se torna mais conhecida no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (169.3 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com