TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO MEDIO

Casos: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO MEDIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 3

1) O que são atividades permanentes na Educação Infantil?

É trabalho didático realizado regularmente (diária, semanal ou quinzenalmente). Normalmente, não estão ligadas a um projeto e, por isso, têm certa autonomia. As atividades servem para familiarizar os alunos com determinados conteúdos e construir hábitos. É aquela que responde as necessidades básicas de cuidados, aprendizagem e de prazer para as crianças, cujos conteúdos necessitam de uma constância. A escolha dos conteúdos que definem o tipo de atividades permanentes as ser realizada com frequência regular, diária ou semanal.

Por exemplo: a leitura diária em voz alta realizada pelo professor faz com que os estudantes aprendam mais sobre a linguagem e desenvolvam comportamentos leitores. Ao planejar esse tipo de tarefa, é essencial saber o que se quer alcançar, que materiais usar e quanto tempo tudo vai durar. Podem ser atividades para refletir sobre o sistema alfabético de leitura (listas, parlendas, cruzadinhas) e de escrita (escrita de listas no caderno ou com letras móveis, escrita dos nomes dos amigos), produção de texto oral e escrito, em que os alunos ditam para o professor um texto e ele escreve na lousa (bilhetes, cartas, reescrita de textos), entre outras atividades.

Realizar atividades permanentes não significa fazer sempre a mesma coisa. A proposta deve ser empregada com regularidade durante o ano ou um semestre e oferecer novos desafios (rodas de leitura em que livros cada vez mais difíceis são lidos pelo professor).

2) O que é sequência de atividade nesse nível de ensino?

São planejadas e orientadas com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida. São sequenciadas com a intenção de oferecer desafios com graus diferentes de complexidades. Essas sequências derivam de um conteúdo retirado de um dos eixos a serem trabalhados na educação infantil e estão necessariamente dentro de um contexto específico. Prever a ordem em que as atividades serão propostas, os objetivos, os conteúdos, os materiais, as etapas do desenvolvimento, a duração e a maneira como será feita a avaliação. A maioria dos conteúdos exige tempo para aprender. Por isso, a sequência didática é a modalidade organizativa mais presente no planejamento. Escolher os conteúdos mais importantes, organizar a série, garantindo a continuidade e distribuí-los durante o ano. O número de atividades de cada sequência é variado, assim como o tempo de duração (ambos dependem do objetivo e da resposta da turma às propostas).Essas sequências didáticas, a cada etapa, há uma complexidade de desafios. A duração varia de acordo com os conteúdos e as atividades podem ser praticadas uma duas ou três vezes por semana.

Por exemplo: produção de textos informativos, em que se leem vários textos e se analisam suas características para chegar à produção de outro texto; leitura e escrita de parlendas realizando atividades de ordenação dos versos, ajuste do falado ao escrito, localização de palavras no texto; leituras para estudar características de animais, diferentes culturas etc.

3) O que é projeto de trabalho para o desenvolvimento de atividades pedagógicas junto às crianças?

Promover o desenvolvimento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com