TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS TOQUE E MANCHETE

Por:   •  26/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]____________________________[pic 2]

ESPORTES: VOLEIBOL E FUTEBOL

Paulo César Fukuda Miranda- 1171358

BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Tutor(a) Presencial: ROBINSON LUIZ FRANCO DA ROCHA

Taguatinga

2015

FUNDAMENTOS TOQUE E MANCHETE

TOQUE

O toque auxilia diversos fundamentos do vôlei, é executado quando a bola está mais alta do que a cabeça, através do toque é que fazemos a recepção, o passe e o levantamento, de modo que o resultado ofensivo final das jogadas, dependerá de recebermos ou passar mais a bola com perfeição.

Exercício 1 (iniciante) - dividir os alunos em grupos de dois, um de cada lado da quadra, realizará dois toques consecutivos na bola, um para cima e outro em direção ao colega.

Exercício 2 (intermediário) - Os alunos vão executar o toque de um lado para o outro, procurando não deixar a bola cair.

Exercício 3 (alto nível) - O jogador, começando da linha lateral, executa três toques consecutivos, o primeiro toque até o centro da quadra deslocando para frente, executar o segundo de costas para a linha lateral, deslocar-se de costas e o terceiro de frente para o companheiro, que está esperando na linha lateral para realizar a mesma movimentação da mesma forma.

MANCHETE

A manchete é uma técnica de recepção realizada com as mãos unidas e os braços um pouco separados e estendidos, o movimento de manchete tem inicio nas pernas e é realizado de baixo para cima numa posição mais ou menos cômoda, é importante que as pernas sejam flexionadas na hora do movimento. É considerado um dos fundamentos de defesa, sendo o tipo de defesa do saque e da cortada mais utilizados no voleibol.

Exercício 1 (iniciante) - Divida a turma em grupos de dois novamente de um lado e do outro da quadra.

Um dos alunos joga a bola para o outro que vai fazer a recepção com uma manchete.

Exercício 2 (intermediário) - O colega joga a bola para cima mais alto, dificultando um pouco a recepção e depois mais curta exigindo que o colega desloque mais para recepcionar.

Exercício 3 (alto nível) - O treinador com os pés no chão, nas proximidades da rede, atacando as bolas, com golpes de pouca potência, a cerca de 6 metros do jogador que está defendendo. Na medida em que os jogadores forem assimilando a técnica à potência vai sendo aumentada.

REFERENCIAS: Material de apoio, unidades 3 e 4 do livro II , paginas 6 a 30.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (229.3 Kb)   docx (234.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com