TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇAO ADMINISTRATIVA

Pesquisas Acadêmicas: FUNÇAO ADMINISTRATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: CONTROLE

Controle é uma função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho de subordinados para assegurar que os objetivos e metas da empresa sejam atingidos e os planos formulados para alcançá-los sejam realizados.

A finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível ao objetivo previamente estabelecido. A essência do controle reside na verificação se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados .1 CLASSIFICAÇÃO DO CONTROLE

O controle classifica-se em interno e externo.

O mecanismo de controle interno faz parte da Administração, subordina-se ao administrador, tendo por função acompanhar a execução dos atos e apontar, em caráter sugestivo, preventivo ou corretivamente, as ações a serem desempenhadas com vistas ao atendimento da legislação pertinente. Tem o objetivo de apurar a legalidade dos atos de gestão; verificar a fidelidade funcional dos gestores da administração, ou seja, verificar os poderes e analisar o desempenho pela execução dos objetivos para o alcance dos resultados.

O controle externo visa analisar o que acontece com o ambiente externo da empresa, pois a organização deve estar preparada para satisfazer as necessidades dos clientes, preocupa-se com as ameaças que a concorrência pode trazer para a sua empresa, com as mudanças que ocorrem na legislação, enfim, tudo o que acontece ao seu redor.

Portanto, ambos os controles são de extrema importância para a organização, pois visam atingir os resultados antes estabelecidos tanto internamente ou externamente, ou seja, o bom funcionamento de sua empresa com o alcance de seus objetivos e também a satisfação do cliente e competitividade no mercado atuante.

2 SISTEMA DE CONTROLE

Um sistema de controle é um grupo de dispositivos que gerenciam o comportamento de outros dispositivos. Sendo que alguns sistemas podem não ser controláveis.

Um sistema de controle é uma interconexão de componentes conectados ou relacionados, de tal maneira, a comandar, controlar ou ajustar a si mesmo ou outro sistema

3. CONCLUSÃO

O sistema de controle deve se adaptado de acordo com as características e necessidades da entidade sendo compatível com sua estrutura financeira, para facilitar o gerenciamento de suas atividades, proporcionarem maior eficiência operacional e otimização de resultados.

Para tal é necessário que existam políticas administrativas claramente definidas e que estas sejam cumpridas, assim como, os sistemas de informações operacionais e gerenciais sejam eficientes e confiáveis, sendo estes aspectos igualmente objeto do controle.

O processo de controle deve, preferencialmente, ter caráter preventivo, ser exercido permanentemente e estar voltado para a correção de eventuais desvios para que haja a ação corretiva em relação aos parâmetros estabelecidos ou medição do desempenho, como instrumento fundamental para a gestão.

Diante de tudo o que foi exposto pode-se concluir que, o controle precisa antes de tudo ajustar-se a certos requisitos, baseando-se em planos e requer uma estrutura organizacional, para assim avaliar e monitorar o desempenho global da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com