TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Monografias: FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

.1. FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

A administração ao longo da história teve mudanças cada uma no seu tempo e com sua importância. E cada administrador descobre uma maneira de atingir seu objetivo conseguindo ter eficiência e eficácia na sua administração. Há diferentes teorias e funções para administrar bem uma empresa. São funções essenciais tais como: planejamento, organização, direção e controle. O planejamento esta dividido em três partes estratégico, tático e operacional com elas o desenvolvimento operacional de uma empresa evita gastos, controla o tempo para realização de serviços e atinge seu objetivo. A organização é responsável pela estrutura da empresa, define funções e controla a comunicação para o bom desempenho das atividades. Na terceira função temos a direção onde determina quem irá realizar atividades e motiva as pessoas para realizar um excelente trabalho. Na última função temos o controle que fará com o que foi planejado pelo administrador seja executado.

A administração teve suas evoluções como podemos perceber antes não podia citar a palavra trabalho que já relacionava com escravo. A mudança na Idade Média foi no misticismo, pois até então não acreditava que o homem pudesse mudar no seu trabalho, Era vendido o que produzia e não o trabalho. Na Idade Moderna autores defendem a fundamentação da administração como cientifica. Grandes exemplos nesta época foram à igreja e o exército que, com uma pessoa comandava toda estrutura da organização. Após alguns anos surge a Revolução Industrial que faz com que o trabalhador deixa de trabalhar para si mesmo e passa a trabalhar para um empregador transformando então em assalariado.

2.2 PATRIMÔNIO

Ao Empreender-se no mundo empresarial, nota-se a pressão em buscar conhecer bem o tipo de empresa que pretende associar-se, pois inúmeros são os fatores que corre contra aquela organização sendo estes influenciáveis no sucesso ou derrota, por mais planejada que seja a ainda questões como a condição de se adquirir recursos, investimentos tecnológicos etc. Segundo Padoveze Patrimônio “ é o conjunto de riquezas de propriedades de alguém” e para Marion ( 2009 p.37) Patrimônio significa, a principio, o conjunto de bens, pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa .Compõe-se também de valores a receber(ou dinheiro a receber),e enquanto isso para Lopes de Sá apud Azzini ( 1982 p.231) O patrimônio era parte de um sistema, mas para nós era um universo composto de sistemas, Com isso o contabilista assume um papel fundamental no processo contábil com o objetivo de fornecer a situação real do patrimônio da empresa demonstrando através de relatórios suas modificações e alterações, causadas pela ação administrativas na geração dos recursos empresariais.

Por isso é importante se fazer um planejamento tendo em vista que nem sempre bens, moveis veículos, estoque de mercadorias e tudo mais representa que o patrimônio da empresa seja muito grande. Faz-se necessário evidenciar as obrigações (dívidas) referentes aos bens e direitos, em contabilidade a palavra patrimônio tem sentido amplo: de um lado temos o conjunto de bens e direitos de uma empresa ou pessoa e de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com