TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Projeto de pesquisa: FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.471 Palavras (26 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: PROCESSOS GERENCIAIS

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISONADA DE

PROCESSOS GERENCIAIS

PROFESSOR À DISTÂNCIA: LINCON LOPES

PROFESSORA TUTORA PRESENCIAL: DEBORA URCINO FERREIRA

Nome: Adriana de Lima Borges RA: 4300069888

Nome: Antônio Lima Vieira Filho RA: 4311773883

Nome: Claudia Bim de Souza Dantas RA: 4702886938

Nome: Gilson Gonçalves de Lima RA: 3873762392

Nome: Keila de Cássia da S. Pereira RA: 3812658060

Nome: Rosana Ribeiro de Miranda RA: 5526966698

BRASILIA, 27 DE SETEMBRO DE 2012, DF.

INTRODUÇÃO

Para fundamentar o presente relatório final, foram apresentados os principais conceitos, definições e detalhamentos sobre a questão do planejamento e do processo administrativo encontrados nas diversas literaturas pesquisadas. As etapas apresentadas, bem como os desafios foram estudadas e debatidas pelo grupo, e serviram de modelo na confecção do trabalho.

Assim foram estudados vários autores sobre o tema planejamento e também apresentados vários conceitos que serviram de base para a consecução das etapas finais do trabalho, levando ao grupo a reflexão sobre a temática.

Não obstante aos conceitos já apresentados e ainda para atender aos objetivos propostos pela ATPS, os conceitos foram sendo aprofundados e já detentores do referencial sobre planejamento, o introduzimos nas organizações analisando-o na prática.

Nas etapas seguintes foram apresentados os conceitos de planejamento baseados como sustentáculo da tomada de decisão das organizações e suas funções e etapas as quais dão o sustentáculo ao planejamento estratégico e seus desdobramentos.

Assim teve como objetivo principal o desenvolvimento dos conhecimentos, das atitudes e, das habilidades requeridas pela disciplina, através de um processo metodológico de ensino aprendizagem, onde foram obedecidas premissas pré-estabelecidas e que ao final constituiu-se no presente trabalho.

FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Planejamento, organização, direção e controle são funções que podem ocorrer separadamente, mas que, quase sempre, estão interligados na prática administrativa. Dessa forma, é comum assistirmos ao desenvolvimento de planos diversos, desencadeados em diferentes momentos. Esses planos são seguidos ou entremeados de providências para a organização dos recursos, de ordens e instruções aos subordinados e de verificação de resultados de atividades.

Agora que você já tomou conhecimento das principais funções do administrador, veja como fica mais fácil o entendimento da seguinte historinha. Suponha que você está com a idéia de montar o seu próprio negócio. Uma fábrica de Sorvetes. Você imagina máquinas trabalhando, pessoas operando essas máquinas e você em um escritório verificando relatórios de compra de matéria prima e vendas de sua produção de sorvetes.

Nesta imaginação, você está visualizando um estado futuro, uma série de acontecimentos que não são realidade, mas você quer atingir. Você tem bons conhecimentos sobre produção de sorvetes em geral, sabe a receita de diversos sabores e dispõe um certo capital.

Praticamente você tem o básico para dar início à fabricação do produto. Você percebe que é necessário adquirir uma série de coisas para montar sua fábrica. É preciso um espaço físico, são necessárias algumas máquinas, contato com fornecedores de matéria-prima, pessoas que vão trabalhar.

Você toma uma caneta e papel é faz uma lista de tudo o que é preciso e a forma de adquirir cada elemento. Neste momento você está realizando uma função administrativa chamada Planejamento. Como a definição acima expôs, você visualizou um estado futuro (sua fábrica de sorvetes) e escreveu tudo o que é necessário para montá-la e a forma de adquirir cada elemento que é preciso.

AS FUNÇÕES NA PRÁTICA

PLANEJAMENTO: É a maneira pela qual pessoas e organizações relacionam-se com o futuro de forma racional. Segundo Chiavenato, o planejamento consiste em uma tomada de decisão antecipada e reflete sobre o que deverá ser feito, ou seja, do ponto de vista formal, planejar consiste em simular o futuro desejado e, de forma racional, estabelecer antecipadamente os cursos de ação necessários e as ferramentas adequadas para atingir os objetivos. Com ele definimos aonde pretendemos chegar, o que deverá ser feito, de que maneira, em que sequência e produzir de forma estruturada o plano (produto do planejamento). Então fica subentendido que a organização responsabiliza-se por montar a estrutura organizacional.

O planejamento, a organização a direção e o controle, considerados separadamente, constituem as funções administrativas; quando visualizadas no conjunto para o alcance dos objetivos, elas formam o processo administrativo.

Processo é qualquer fenômeno que apresente mudanças contínuas no tempo, fazendo com que os acontecimentos e as relações sejam dinâmicos, e não uma coisa parada, estática. Deve ser móvel, não tendo começo, nem fim, nem seqüência fixa de eventos. Os elementos do processo agem uns sobre os outros, e cada um pode afetar todos os demais.

Os elementos do processo administrativo, (as funções), não são entidades separadas, mas parte integral de uma entidade maior. O processo administrativo quando visto de forma simplista apresenta as funções do administrador apenas como um processo seqüencial:

Planejamento organização direção controle

Veremos a seguir, cada uma dessas funções separadamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com