TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade Políticas da Educação Básica

Por:   •  14/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

GLAUKO GIL GORDIANO DE ARAUJO CUNHA 1107148

Atividade no Portfólio

                                                                 Centro Universitário Claretiano

                                                                    Licenciatura em Educação Física

                                                                Políticas da Educação Básica

                                                               

Feira de Santana 2020

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso: Licenciatura em Educação Física

Disciplina:Fundamentos da Educação

Tutor a Fernandes

Tutor a

             

Aluno:

             

Unidade(s): I CICLO

Atividade no Portfólio

        

Apresente as principais características das políticas educacionais em cada período da histórica republicana do Brasil.

                Para cuidar da saúde e educação nesse país foi criado em 1930 o ministério da educação e saúde pública, com o passar de um ano, uma reforma chamada de Francisco Campos, organizava o ensino secundário e superior do nosso Brasil.

               Nessa época, educadores conceituados dão suas propostas para a melhoria da educação do país, foi neste período chamado de educação nova. Com isso, foi determinado pela primeira vez uma educação que era de direito para todos os brasileiros que foi disponibilizado pelo governo.

               Outra contribuição muito importante da época da constituição federal do período foi a permissão de que o ensino fosse oferecido por entidades públicas e particulares a qual se vale até os dias atuais, daí então, foi composta uma estrutura de educação no pais que era primário quatro anos de estudo, ginasial que também são quatro anos de estudo e colegial sendo o ensino médio que durava três anos.

               Foi criado também o mobral em 1967 que era no campo do ensino fundamental e médio, ação que alfabetizava com novas diretrizes que baseava para o ensino para o segundo grau. 

Apresente as concepções de educação expressas na Constituição Federal de 1988, dos artigos 205 a 214, com uma crítica pessoal ao final.

               Todos os artigos de 205 a 214 é um conjunto de leis que regem um país, que é chamada de Carta Magna ou carta mãe, que determinam direito a uma educação de qualidade, inclusiva, de forma igual e gratuita para todos os brasileiros e de dever do estado, que promovesse o desenvolvimento da pessoa, mas o que vemos ainda em dias atuais infelizmente se falando de deficientes é uma falta de inclusão principalmente em vagas universitárias e cursos profissionalizantes, dessa forma não há preparo para o exercício da cidadania e uma qualificação de trabalho.

Retrospecto do processo de tramitação da LDB no Congresso Nacional (Câmara Federal e Senado Federal);

           O processo de tramitação da LDB indica rumos que tem que ser seguidos e como atingi-los para chegar em uma organização da educação nacional.

               Desde 1988 educadores e trabalhadores lutam para organizar o sistema nacional de educação no entanto o que aconteceu foi uma centralização das leis do período militar através de um longo debate. Após realizações de audiências públicas para discussão, foi apresentado o primeiro substitutivo Jorge Hage, que incorpora contribuições de 13 projetos parlamentares e as discussões realizadas nas audiências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (353.6 Kb)   docx (75.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com