TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Falas do Slide: A violência

Por:   •  28/6/2015  •  Abstract  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

Slide 1

A violência se manifesta por meio do abuso da força, ou seja, sujeitar alguém a alguma coisa. Existem diversas formas de violência, tais como as guerras, conflitos étnico-religiosos e banditismo (Maneira de se comportar própria de bandido).

Os vários tipos de violência são um fenômeno histórico na constituição da sociedade brasileira. A escravidão, a colonização mercantilista, o coronelismo, as oligarquias antes e depois da independência, somados a um Estado caracterizado pelo autoritarismo burocrático, contribuíram enormemente para o aumento da violência que atravessa a história do Brasil.

 Slide 2

O poder público se mostrou incapaz de enfrentar essa grande perda social. E o pior, é que a violência existe com a cumplicidade de grupos de polícias, representantes do Legislativo de todos os níveis e, inclusive, de autoridades do poder judiciário. A corrupção também é uma forma de violência contra os direitos da população.

As causas das violências são associadas com alguns tipos de problemas sociais, como a miséria, a fome e o desemprego. Porém nem toda criminalidade é originada de condições econômicas. Além disso, um Estado sem eficiência e sem programas de políticas públicas de segurança contribui para aumentar a sensação de injustiça e impunidade, que é, talvez, a principal causa da violência.

Slide 3

Em um Estado democrático, a repressão controlada e a polícia têm um papel de extrema importância no controle da criminalidade. Por isso deve ser juntamente apoiada e vigiada pela sociedade civil.

A solução para a violência no Brasil envolve os mais diversos setores sociais, não só a segurança pública e um judiciário eficiente, mas também busca imediatamente, profundidade e extensão a melhoria do sistema educacional, saúde, habitacional, oportunidades de emprego, dentre outros fatores. O que Requer principalmente uma grande mudança nas políticas públicas e uma participação maior da sociedade nas discussões e soluções desse problema de abrangência nacional.

Slide 4 (Imagem)

Tipos de Violência: Hoje o Brasil passa por diversos problemas sociais econômicos, mas sem dúvida nenhum tem afligido tanto a sociedade brasileira como a violência.

Frase da Imagem ‘’Enquanto a paz estiver presa, a violência vai estar solta’’.

Slide 5

Violência física: É o uso da força com o objetivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes. São comuns murros e tapas, queimaduras, e agressões com diversos objetivos. Quando a vítima é criança, além da agressão ativa e física, também é considerado violência os ato de omissão praticada pelos responsáveis. (Slide 6- Imagens de Violência física).

Slide 7

Violência Psicológica: Aquelas consideradas como a interferência negativa sobre a criança e sua competência social. As formas mais comuns são: rejeitar, isolar, aterrorizar, ignorar, corromper e criar expectativas irreais ou extremadas sobre a criança ou o adolescente. (Slide 8- Imagem de Violência Psicológica).

Slide 9

 Violência Verbal: Consiste em agredir diretamente sem uso de força física. Um agressor pode agredir pelo que diz ou pelo que não diz. Pode ser feita através de insultos, depreciações e os infinitos questionários.  (Slide 10- Imagem de Violência Verbal)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (298.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com