TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Familia 7a

Trabalho Universitário: Familia 7a. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  4.660 Palavras (19 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 19

FAMILIA 7A – HALOGENIOS

O termo “halogênios” vem do grego e significa produtor de sais. O grupo 7A da iodo, cloro, bromo, flúor e ástato. Todos os constituintes do grupo 7A possuem 7 elétrons em seu último nível de energia, atingir sua estabilidade química.

A principal característica química dos halogênios é seu poder em agir como agentes oxidantes, ganho dos elétrons que necessitam para se tornarem estáveis.

São elementos que compõe o grupo 7A da tabela periódica, são elementos não conservantes de alimentos são compostos de componentes químicas muito semelhantes, elementos por isso raramente são encontrados livres da natureza.

Os halogênios possuem um elétron há menos que os gases nobres e tem camada ns2np5 tornarem estáveis eles podem fazer ligações covalentes ou facilmente formar de ionização e eletronegatividade bastante elevadas.

Os halogênios são o flúor, cloro, bromo, iodo e ástato, na media em que aumenta fusão e ebulição.

FLÚOR

Em sua forma biatômica (F2) é um gás de coloração amarelo-pálido. O elemento é obtido por eletrólise de mistura fundida de fluoreto de potássio (KF) e fluoreto de hidrogênio (HF). É usado na síntese de compostos orgânicos fluorados. Quimicamente é o mais reactivo e electronegativo de todos os elementos.É o mais eletronegativo e reativo de todos os elementos. Em sua forma ionizada (F–) é extremamente perigoso, podendo ocasionar graves queimaduras químicas se em contato com tecidos vivos.

Propriedades

Nome, símbolo, número - Flúor, F, 9

Classe, série química - Não-metal, representativo (Halogênio)

Grupo, período, bloco - 17 (7A), 2, p

Densidade absoluta - 1 696 kg/m3, (ND)

Cor e aparência – Levemente amarelo-esverdeado

Massa atômica - 18, 9984032(5) u

Raio atômico (calculado) - 50 (42) pm

Volume atômico - 17.10 cm³/mol

Estado da matéria - gasoso (não-magnético)

Ponto de fusão - 53,53 K (-219,62 °C)

Ponto de ebulição - 85,03 K (-188,12 °C)

Eletronegatividade - 3,98 (escala de Pauling)

Potencial de ionização - 1681,0 kJ/mol

Aplicações

Até ao começo da II Guerra Mundial não havia produção comercial de flúor tendo apenas sido as aplicações na tecnologia dos combustíveis nucleares que criaram as maiores necessidades. Efetuaram-se, então, progressos técnicos consideráveis que hoje permitem a produção, armazenamento e transporte, à escala da tonelada, em condições de segurança satisfatórias.

Sob o ponto de vista industrial, o flúor utiliza-se no fabrico de compostos orgânicos fluorados com diversas aplicações: plásticos resistentes a temperaturas elevadas (teflon), produtos farmacêuticos, em particular hormonas, pastas dentifrícias, fluidos refrigerantes e veículos para aerossóis (freon), etc. Estuda-se também a aplicação do flúor elementar como combustível para propulsão de foguetões.

Ação Biológica

O flúor é um gás extremamente tóxico, não sendo aconselhável a exposição por mais de 8 horas num meio com 0,1 ppm. A partir de uma concentração de 3 ppm, o flúor é detectado pelo seu cheiro, sendo intolerável permanecer numa atmosfera a 50 ppm. A inalação de grandes quantidades de flúor pode causar asfixia bem como lesões várias nos pulmões. Quando em contacto com a pele, o flúor em elevadas concentrações causa queimaduras semelhantes às queimaduras térmicas.

Todos os compostos inorgânicos de flúor são bastante solúveis em água e extremamente tóxicos quando ingeridos, mesmo que em pequenas quantidades; cerca de uma grama de fluoreto de sódio pode ser uma dose fatal. Saliente-se a toxicidade do ácido monofluoroacético que é responsável pelo fato de algumas plantas tropicais serem venenosas.

É um dado adquirido que o flúor, quando em doses moderadas, i.e. cerca de 1ppm, contribui para a redução das cáries dentárias, no entanto quando em doses superiores a 2 ppm pode ter um efeito perverso na higiene oral. Normalmente, este flúor é fornecido através da água da rede pública de distribuição, devendo, portanto ser mantida uma apertada e permanente vigilância da sua composição.

CLORO

O cloro gasoso pode ser obtido pela eletrólise de uma solução de ácido clorídrico ou de cloreto de sódio. Gás extremamente tóxico e de odor irritante que passa facilmente ao estado líquido. No estado puro, na sua forma biatômica (Cl2) e em condições normais de temperatura e pressão, é um gás de coloração amarelo esverdeada, sendo duas vezes e meia mais pesado que o ar.

Propriedades

Nome, símbolo, número - Cloro, Cl, 17

Classe, série química - Não-metal, representativo (halogênio)

Grupo, período, bloco - 17 (7A), 3, p

Densidade absoluta - 3,214 kg/m3 (273K),

Cor e aparência - Verde amarelado

Massa atômica - 35,453(2) u

Volume atômico - 27,0 ºC e 738 mmHg

Raio atômico - 100 pm (79 pm)

Estado da matéria - gasoso (não-magnético)

Ponto de fusão - 171,6 K (-101,5 °C)

Ponto de ebulição - 239,11 K (-34,04 °C)

Eletronegatividade - 3,16 (escala de Pauling)

Potencial de ionização - 1251,2 kJ/

Aplicações

O cloro é aplicado principalmente na purificação de águas, no branqueamento durante a produção de papel e na preparação de diversos compostos clorados, como por exemplo o hipoclorito de sódio e hipoclorito de cálcio.

Um processo de purificação de águas amplamente utilizado é acloração. O agente é o ácido hipocloroso , HClO , que se produz dissolvendo cloro na água e regulando o pH.

Outra aplicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com