TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Familia Na Comtemporaneadade

Artigo: Familia Na Comtemporaneadade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O mundo que vivemos hoje é de muita liberação, com isso os relacionamentos humanos se tornam cada dia mais difíceis. Baseado neste sentido muitas pessoas pensam que a família se dirige a falência.

A escolha livre é primordial à dignidade, porém pode ser desnorteante se não for usada adequadamente, e em nossa cultura consumista secular é um perigo real, pois infelizmente nem todos conseguem um matrimônio harmonioso.

A liberdade responsável de constituir uma família é exercida ao se viver a vocação matrimonial. O casamento verdadeiro não é uma combinação para atingir fins específicos ou gratificação pessoal e sim uma realização necessária na vida de muitas pessoas, pois ninguém vive só.

A verdadeira comunhão em família deve ser procurada e aceita como uma bênção, acalentada e nutrida em si mesmo.

O único lugar onde a doação verdadeira torna-se possível é na família, pois essa relação nasce do verdadeiro casamento.

1. FAMÍLIA

A evolução da humanidade assim como os estudos de várias culturas, demonstra e estuda a existência da família até hoje. Suas formas, suas transformações estão sempre modificando as concepções que tem o significado social dos laços estabelecidos entre os indivíduos desse grupo.

A família constitui a base da estrutura social, onde se originam as relações primárias de parentesco.

O conceito de família iniciou-se há mais de 300 mil anos, no período Neolítico, quando o homem deixou de ser nômade e passou a cultivar a agricultura e a criar animais.

Os homens neste período faziam a maior parte dos trabalhos preocupando-se com a sobrevivência de sua mulher e seus filhos. Em conseqüência disso, ele passou a ser considerado o chefe da família.

Assim nasceu a família patriarcal. Essas famílias eram comuns nas primeiras civilizações.

Na cultura oriental o pai tinha poder de vida ou morte sobre sua mulher e seus filhos, além de controlar os bens da família.

Na sociedade ocidental a família era um meio de transmitir a terra e outros bens

Ao falarmos sobre família é necessário visualizá-la como sendo uma instituição social que sofre constantes processos de transformações e adaptações desencadeados de acordo com os vários momentos históricos.

O espaço e o tempo indicam as diversas composições e finalidades que as estrutura familiares apresentam ao longo do seu processo de desenvolvimento. E mais, pelo fato das organizações familiares serem encontradas em todos os grupos sociais independente de sua cultura, podemos considerar que ocorrem evoluções locais que se movimentam por diversificados caminhos.

Entre as diversas formas de convivência familiar destacamos a monoparentalidade feminina, apesar de apresentar índices cada vez mais crescentes em diferentes segmentos sociais, ainda possui poucos estudos ao seu respeito, principalmente, os que estão desvinculados de idéias preconcebidas ao buscarem uma melhor compreensão das particularidades monoparentais.

Desta maneira, a família patriarcal está constituída não só dentro de uma relação de procriação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com