TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FARMACOLOGIA BÁSICA

Tese: FARMACOLOGIA BÁSICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2013  •  Tese  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  814 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA

CURSO: BACHARELADO EM FARMÁCIA

DISCIPLINA: FARMACOLOGIA BÁSICA

PROFESSOR: Dr. PAULO CAVALCANTI

IMPORTÂNCIA DA VIA DE INTRODUÇÃO NA ABSORÇÃO DOS MEDICAMENTOS EM Rattus novergicus

Daniel Henrique Bento de Oliveira

(10S12059)

TERESINA, PI

AGOSTO, 2011

INTRODUÇÃO

“Absorção é a transferência do fármaco do seu local de administração para o compartimento central e a amplitude com que isto ocorre.” (BRUNTON, 2007). “O principal objetivo é que o medicamento saia do local onde foi administrado e atinja seu sitio de ação em um tempo e modo previsíveis, para que possa exercer a sua função. A escolha do método de administração depende, entre outros fatores, das propriedades físico-químicas do fármaco, das limitações fisiológicas para a administração ou sitio de absorção e da situação clinica do paciente.” (PANDIT, 2008).

Esse experimento teve como finalidade observar as diferentes vias de administração e a velocidade de absorção de cada uma para o mesmo efeito terapêutico, tomando como exemplo a aplicação de tionembutal sódico (25 mg/kg) em Rattus novergicus nas vias oral, intraperitoneal e intravenosa.

MATERIAIS E MÉTODOS

Na primeira parte do experimento pesaram-se os animais a serem utilizados (Rattus novergicus) e logo após verificou-se alguns parâmetros iniciais como frequência respiratória, reflexo palpebral (presente, diminuído ou ausente) e a sua atitude (normal, excitado, deprimido ou dormindo). Já na segunda parte, administrou-se nos três ratos devidamente identificados (duas femeas e um macho) tionembutal sódico (25 mg/kg), utilizando para cada animal uma via diferente (femea 1 via oral, femea 2 via intraperitoneal e o macho a via intravenosa). Após a aplicação da substância, observou-se a reação dos animais por 20 minutos segundo os mesmos parâmetros do início.

RESULTADOS

TABELA 1.0: REGISTRO DOS PARÂMETROS OBSERVADOS EM Rattus novergicus ANTES E DEPOIS DA ADMINISTRAÇÃO DE TIONEMBUTAL SÓDICO (25 mg/kg) PELAS VIAS ORAL, INTRAPERITONEAL E INTRAVENOSA. TERESINA, 2011.

PARÂMETROS/ VIAS DE ADMINISTRAÇÃO FREQUENCIA RESPIRATORIA*

antes depois REFLEXO PALPEBRAL

antes depois COMPORTAMENTO

antes depois

ORAL

INTRAPERITONEAL

INTRAVENOSA 108 100

92 88

108 80 + ±

+ ±

+ - NO DE

NO DE

NO DO

Legenda: (+) presente; () diminuído; (-) ausente; (NO) normal; (DE) deprimido; (DO) dormindo; (*) frequência respiratória por minuto.

Fonte: Laboratório de Farmacologia da UFPI. Alunos de Farmácia, 2011.2.

DISCUSSÃO

“O método de administração dos medicamentos depende da rapidez com que se deseja a ação da droga, da natureza e quantidade da droga a ser administrada e das condições do paciente. As condições do paciente determinam, muitas vezes, a via de administração de certas drogas. Todavia, inúmeros problemas limitam a administração de drogas, por isso as vias utilizadas para administração de fármacos apresentam contra-indicações em alguns casos específicos” (CASTRO & COSTA, 1999).

“A ingestão oral é o método mais comumente utilizado para administrar os fármacos. Também é o mais seguro, conveniente e econômico. Suas desvantagens são a absorção limitada de alguns fármacos em função de suas características (Por exemplo, hidrossolubilidade); vômitos causados pela irritação da mucosa gastrointestinal; destruição de alguns fármacos pelas enzimas digestivas ou pelo pH gástrico baixo; irregularidade na absorção ou propulsão na presença de alimentos ou outros fármacos e necessidade de contar com a colaboração do paciente. Além disso, os fármacos presentes no trato GI podem ser metabolizados por enzimas da flora ou mucosa intestinal ou do fígado, antes que possam alcançar a circulação sistêmica” (BRUNTON, 2006). De acordo com a TABELA 1.0, o rato que recebeu a substância via oral apresentou frequência respiratória e reflexo palpebral diminuídos, entretanto o comportamento variou de normal a levemente deprimido, o que confirma a absorção lenta do fármaco por esta via.

“Em situações nas quais a administração oral não é exequível, uma opção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com