TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fator De Potência

Monografias: Fator De Potência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

Fator de Potência

Considerando que potência é a energia gerada ou consumida num sistema num intervalo de tempo, e como a maioria das cargas de uma instalação elétrica é indutiva, exigindo um campo eletromagnético para funcionar, uma instalação necessita sempre de dois tipos de energia:

Potência Ativa - que realiza o trabalho propriamente dito, gerando calor, iluminação, movimento etc., e é medida em kW.

Potência Reativa - que mantém o campo eletromagnético, e é expressa em KVAr.

O Fator de Potência é o valor obtido através da relação entre a potência ativa e a potência total numa instalação, num dado intervalo de tempo. A Potência Total ou Aparente é dada em KVA, e é a soma vetorial das potências ativa e reativa. O fator de potência é sempre um número entre 0 e 1 (alguns o expressam entre 0 e 100%) e pode ser capacitivo ou indutivo, de acordo com o consumo de energia reativa, se capacitivo ou indutivo. Para faturamento de energia, o fator de potência é registrado de hora em hora.

Triangulo de potência

O fluxo de potência em circuitos de correnta alternada apresenta três componentes: a potência ativa (que é a potência que realiza trabalho em determinado ciclo), a potência aparente (que ocorre devido aos produtos reativos, e que é maior ou igual do que a potência ativa) e a potência reativa (que é a medida de energia armazenada que é devolvida para a fonte durante cada ciclo da corrente alternada). Essas três potências, podem ser representadas num triângulo de potência.

Como controlar e por que controlar?

Qualquer que seja o enquadramento tarifário, dentro do Grupo A, será registrada mensalmente, para fins de faturamento, a cada mês, a maior demanda de cada um dos intervalos de integração de 15 minutos ao longo do mês. Se a empresa estiver enquadrada na tarifa horo-sazonal azul, terá uma demanda registrada para o horário fora de ponta, e outra demanda registrada para o horário de ponta. Estes valores, quando elevados, podem ocasionar pesados acréscimos à fatura de energia.

A Portaria DNAEE 1569/93 estabeleceu novas regras para o fator de potência dos consumidores do Grupo A. Em linhas gerais, o fator de potência das instalações deverá ser mantido acima de 0,92 indutivo durante os horários fora de ponta indutivo e de ponta, e acima de 0,92 capacitivo no horário capacitivo. Como o fator de potência é medido pela concessionária de hora em hora, há que se controlá-lo contínua e automaticamente, de modo a evitar multas por baixo fator de potência.

Assumindo que a concessionária possui instalado junto à entrada de energia todos os medidores e registradores necessários à cobrança das grandezas elétricas que o enquadramento tarifário permite a ela cobrar, a cada 15 minutos, durante todos os dias entre as leituras de energia, são medidas e registradas as demandas ativa e reativa. Durante a leitura, esses dados são transferidos para um coletor de dados e, posteriormente, descarregados no computador da concessionária que faz o faturamento de cada um dos clientes.

Causas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com