TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores De Produção

Dissertações: Fatores De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 5

OS RECURSOS ECONÔMICOS E O PROCESSO DE PRODUÇÃO

Todas as categorias básicas de fluxos econômicos resultam da produção, considerada por isso mesmo como atividade econômica fundamental. O processo de produção fundamenta-se na mobilização de um conjunto de cinco recursos, denominado FATORES DE PRODUÇÃO: as reservas naturais (ou fator terra), os recursos humanos (ou fator trabalho), os bens de produção (ou fator capital), a capacidade tecnológica e a capacidade empresarial.

Entre o elenco dos recursos de produção, as reservas naturais constituem a base sobre a qual se exercem as atividades dos demais recursos. Elas se encontram na origem de todo o processo de produção. São também descritas como dádivas da natureza e constituem-se em amplo conjunto de elementos, que incluem o solo, o subsolo, as águas, a pluviosidade e o clima, a flora, a fauna e até fatores extraplanetários, como o sol e outras formas de energia que se encontram no espaço sideral. A disponibilidade desse fator depende do balanceamento entre movimentos expansivos e restritivos, não sendo, portanto, um fator de oferta fixa. Entre os expansivos, encontram-se o próprio estágio do conhecimento humano sobre as potencialidades de sua exploração e o domínio de processos de reposição e reciclagem. Entre os restritivos, e contram-se os processos de exaustão ou degradação das macrodisponibilidades que o contituem.

O fator trabalho é constituído pela parcela da população economicamente mobilizável. Esta parcela é definida pela faixa etária apta para o exercício de atividades de produção, cujos limites variam em função do estágio de desenvolvimento da economia e de um conjunto de definições institucionais, geralmente expresso pela legislação social e previdenciária. As faixas etárias pré e pós-produtivas consideram-se como ônus demográfico. Da faixa produtiva, onde se encontra a parcela da população economicamente mobilizável, a maior parte constitui a população economicamente ativa; outra parte permanece inativa, por razões involuntárias ou voluntariamente. As proporções em que se apresentam os sobconjuntos ativo e inativo, como a relação entre a faixa mobilizável e o ônus demográfico, são função do estágio de desenvolvimento da economia e da conformação de suas pirâmides demográficas. As nações de desenvolvimento tardio apresentam, em geral, pirâmides de conformação menos favorável para o processo produtivo, além de taxas de crescimento geralmente superiores às das nações mais avançadas no plano econômico. As projeções da disponibilidade e da conformação desse fator apontam na direção de um quadro estacionário a médio prazo. Esse deverá ser o efeito do processo de redução das taxas de reprodução humana de mais alto impacto na economia.

O fator capital compreende o conjunto das riquezas acumuladas pela sociedade, destinadas à produção de novas riquezas. Esse conjunto inclui, além de máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos de trabalho, outros subconjuntos que se caracterizam pelo mesmo destino: a infra-estrutura econômica e social, as contruções e edificações, os equipamentos de transporte e os agrocapitais, como os plantéis de tração e reprodução e as culturas permanentes implantadas. Denomina-se formação bruta de capital fico a adição dessas categorias de riquez aos estoques de capital preexistentes mas, como esses estoques se desgastam, se depreciam e se tornam obsoletos com o passar do tempo, precisamos deduzir a depreciação da acumulação bruta, para chegarmos ao conceito de formação líquida de capital fixo – equivalente ao conceito de investimento líquido. As taxas líquidas de formação do fator capital são bastantes diversas, de país para país: geralmente são muito baixas nas nações economicamente deprimidas e alcançam alta expressão em relação ao Produto Nacional Bruto nas nações que se destacam pro altas taxas de crescimento econômico, como as da Ásia Oriental e do Sudeste da Ásia nos últimos 30 anos.

O elo de ligação entre a força de trabalho e o capital acumulado é a capacidade tecnológica. Este fator complementar é constituído pelo conjunto de habilidades e de conhecimentos que dão sustentação ao processo de produção. Os franceses sintetizam na expressão savoir faire (saber fazer) o conceito de tecnologia. Esta síntese conceitual corresponde `expressão ingleza know-how (saber fazer). O conjunto das habilidades e conhecimentos de saber fazer e de como fazer transmite-se de geração a geração e, neste sentido, é um dos mais expressivos acervos da herança cultural das nações. Abrangetemente, a tecnologia envolve pelo menos três capacitações: para atividades de pesquisa e desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com