TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores Etiologicos

Exames: Fatores Etiologicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  2.191 Palavras (9 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 9

Obesidade infantil mundial:

Hoje em dia cerca de 35% das meninas e 32% dos meninos sofrem com a obesidade. No ano de 1970, os dados eram de apenas 10,9% das meninas e 8,6% dos meninos, concluindo assim que o número de crianças obesas mundialmente triplicou.

Técnicas de Marketing, por ter suas propagandas transmitidas na televisão, influenciam nos interesses da criançada impondo, assim em seus cotidianos e em seus meios de viver, produtos totalmente industrializados.

Devemos sempre reforçar que a atividade física deve ser executada diariamente que pelo avanço tecnológico e a urbanização vem sendo colocada em segundo plano.

O número de crianças acima do peso na África aumento de 4 milhões em 1990 para 13,5 milhões em 2010,triplicando-se em período de 20 anos com 8,5% da população com menos de cinco anos.

Hoje em dia as crianças ignoram atividades físicas e substituem por jogos eletrônicos, brinquedos, etc.

A pirâmide da alimentação, atualmente está sendo ignorada, por causa do alto consumo de alimentos industrializados. Pizza, salgadinho, bolo, chocolates, etc. Esses alimentos são muito comuns hoje em dia, e apresentam alto teor de gordura. Algumas famílias, por exemplo, não consomem verduras e legumes durante a refeição, que acabam sendo substituídos pelos alimentos gordurosos (que não precisam ser necessariamente industrializados).

A instituição de ensino tem como base formar as pessoas, aderindo o que é ensinado em casa. Porém assim como os pais, a escola influencia na vida das crianças, principalmente na infância. O grande inimigo é a cantina, que oferece alimentos gordurosos, alimentos preferidos das crianças. Para o efeito ser mais rápido, as cantinas oferecem lanches mais saudáveis, como sucos naturais, frutas e salgados assados, apesar de algumas escolas adotarem a forma light, ainda são muito poucas.

A obesidade no Brasil:

Os brasileiros correm risco do índice de obesidade no Brasil chegar a “empatar” ou até mesmo superar os EUA.

Há um percentil para ter noção do IMC de uma pessoa no Brasil. No caso das crianças, por exemplo, quando uma está com o percentil acima de 85 quer dizer que está acima do peso de 85% das crianças de sua faixa etária, ou seja, é considerada com excesso de peso. Para ser considerada obesa a criança tem de estar com seu percentil em 95.

O Brasil ainda está passando por aumento na tecnologia (acessos a TV, telefone e automóveis), os EUA já passaram por isso há mais de 40 anos, e o Brasil já está quase o alcançando, se nada for feito a respeito, quando o Brasil chegar ao nível dos EUA pode ser que a situação chegue a ficar até mais grave do que a dos EUA. Nós já sabemos que o problema vem a piorar cada vez mais, e este estudo nos ajuda a identificar melhor o problema para perceber se as pessoas vão ou não contribuir para a diminuição de peso no país.

Hoje em dia, crianças brasileiras estão muito urbanas e não dão espaço para as atividades físicas, gastando a maior parte do tempo no “sedentarismo”. Os fast-foods estão aumentando cada vez mais com o passar do tempo, atraindo mais clientes. Quanto mais clientes, mais vendas diárias, e quanto mais vendas diárias, maior o número de pessoas se alimentando mal durante o decorrer do tempo, e isso leva a um dos casos principais que contribuem para a obesidade. A obesidade chega ser preocupante também pelo fato de gerar problemas com a autoestima e gera problemas com o relacionamento e aprendizado escolar, além de também poderem trazer doenças graves como Diabetes, Hipertensão e problemas cardíacos.

Passam muitas horas sentadas diante da TV ou do computador, quase sempre com um pacote de biscoitos ou de salgadinhos (feitos com muita gordura e muito sódio), regado a refrigerantes muito açucarados.

É possível encontrar lojas do Mc Donald's, Burguer King, Habib's, Subway, entre outros, em qualquer praça de alimentação de shopping Center do país.

A vida sedentária facilitada pelos avanços tecnológicos (computadores, televisão, videogames, etc.), faz com que as crianças não precisem se esforçar fisicamente a nada.

FATORES ETIOLÓGICOS

Vários Fatores influenciam o comportamento alimentar, entre eles fatores externos (unidades familiar e suas características, valores sociais e culturais, mídia, alimentos rápidos e manias alimentares) e fatores internos (necessidades e características psicológicas, imagem corporal, valor e experiências pessoais, autoestima, preferencias alimentares, saúde e desenvolvimento psicológico).

FATORES GENÉTICOS

A obesidade é uma doença multigênica que os fatores etiológicos influenciam diretamente na formação do tecido adiposo. A genética materna tanto quanto paterna influencia no gasto energético e na absorção de gorduras e proteínas.

A obesidade paterna aparece com um fator e risco independente capaz de aumentar em mais que o dobro o risco de obesidade na fase adulta já a obesidade materna é estabelecida como um risco independente capaz de aumentar a obesidade na infância.

Obesidade secundária a alterações neuroendócrinas

Algumas desordens de origem endócrina podem aumentar a chance de a criança vir a apresentar obesidade. Como exemplos, têm-se o hipotireoidismo e problemas no hipotálamo. Essas causas representam menos de 1% dos casos de excesso de peso. Atualmente, pesquisas têm relacionado às baixas concentrações de Hormônio do Crescimento à adiposidade abdominal e predisposição para a Síndrome metabólica. Fazem-se necessários mais estudos para explicar a relação do hormônio com a obesidade.

FATORES AMBIENTAIS

Dieta

Com o novo padrão de habito alimentar devido à vida moderna, aumentou-se a ingestão de alimentos industrializados sendo eles gordurosos e com alto índice de açucares e diminuiu-se a ingestão de alimentos saudáveis como: Cereais, frutas, verduras e produtos integrais. Os hábitos alimentares da criança são influenciados pelos dos costumes dos familiares.

Inatividade Física

É um dos maiores vilões na origem da obesidade na infância e adolescência. A forma de vida sedentária da sociedade moderna, facilitada pelos avanços tecnológicos, contribui para a redução do gasto energético.

Mídia e Família

A influência da família no acompanhamento do desenvolvimento da criança pode responder muitas perguntas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com