TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatos Juridicos Ordinario E Extraordinarios

Pesquisas Acadêmicas: Fatos Juridicos Ordinario E Extraordinarios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  212 Palavras (1 Páginas)  •  575 Visualizações

O autor expõe a ideia que o direito, assim como o ser humano tem seu ciclo de vida, ou seja, nasce, desenvolve- se e extingue- se, essas fases denominam- se fatos jurídicos.

Nem todo acontecimento é fato jurídico, apenas os acontecimentos que tem relevância para o direito são considerados fatos jurídicos, mesmo que esse fato seja ilícito, assim pode- se ter o entendimento que se o fato não alcançar a esfera do direito, esse fato não é considerado um fato jurídico. O autor brilhantemente nos traz o exemplo da chuva, o simples fato dela ocorrer e continuar ocorrendo não interfere em nada a ordem jurídica, mas isso não impede que algumas vezes a mesma chuva que era irrelevante, repercuta ou modifique algo na ordem jurídica.

Fato jurídico em sentido amplo é todo acontecimento que de alguma maneira interessa para o direito, ou seja, é relevante para o direito.

Os fatos jurídicos podem ser classificados como: fatos naturais e fatos humanos.

Os fatos naturais por sua vez, dividem- se em fatos ordinário e extraordinários.

Fatos naturais ordinários: todos os fatos de grande relevância, como a vida, a morte, que são respectivamente a constituição da personalidade jurídica e uma das maneiras de extinção da personalidade jurídica.

Fatos naturais extraordinários: se enquadram na categoria do fortuito ou força maior.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com