TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Façam A Leitura Do Texto "objetivos Da Ergonomia" E Respondam As Questões: O Engenheiro De Segurança Deve Atuar Como Um Conceituador E, Como Tal, O Que Nos Preserva Das Situações De Trabalho Sobre As Quais nós Intervimos? Como nós Valorizamos A

Trabalho Escolar: Façam A Leitura Do Texto "objetivos Da Ergonomia" E Respondam As Questões: O Engenheiro De Segurança Deve Atuar Como Um Conceituador E, Como Tal, O Que Nos Preserva Das Situações De Trabalho Sobre As Quais nós Intervimos? Como nós Valorizamos A. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  1.178 Visualizações

Página 1 de 3

Sim! O Engenheiro de Segurança deve atuar também, como um conceituador e identificar os riscos ergonômicos em cada atividade, propondo sempre medidas para o controle desses riscos; mesmo recaindo diretamente na mudança de atitude do colaborador para se adequar aquela nova condição de trabalho. No entanto, a missão do engenheiro de segurança é de se antecipar aos riscos ergonômicos e atuar de forma preventiva, de modo a melhorar as condições de trabalho antes que ocorra qualquer problema, o Engenheiro de Segurança do Trabalho, neste caso pode enfatizar como conceituador da importância de uma condição de trabalho adequada e os danos a saúde física e mental que podem ocorrer na prática de atividades de maneira errada. Então, deve-se evitar esforço físico intenso, atividades repetitivas, postura inadequada, jornadas extensas de trabalho sem períodos de descanso visual, físico e mental, etc. Além disso, deve-se prever um programa de ginástica laboral, melhorando o condicionamento físico e a disposição para as tarefas. Ressalta-se que o Engenheiro de Segurança deve trabalhar junto com enfermeiros e médicos do trabalho para propiciar melhores condições ergonômicas aos trabalhadores; tudo isto não deixando de avaliar e viabilizar a variável econômica da ferramenta percebe que há um caminho a ser percorrido, negociado com a empresa, sempre demonstrando para a empresa os benefícios, o que é um dos objetivos da segurança do trabalho.

Como nós valorizamos a experiência acumulada no momento de uma intervenção?

A atividade do engenheiro de segurança é caraterizada como uma atividade de intervenção no processo de trabalho. Intervir é definir, progressivamente e em interação com os participantes da situação de trabalho, a natureza do problema e a natureza da solução a ser fornecida.

O engenheiro de segurança deve analisar com cautela a experiência acumulada, pois profissionais que têm anos de experiência e que são considerados como qualificados, podem não ter estruturado de maneira adequada os problemas a serem solucionados.

Apesar de muito importante para a sugestão de melhorias, a experiência pode desempenhar um papel negativo, ao dificultar o acesso do profissional a novas tecnologias. A influência da idade é mais sensível à medida que os equipamentos sejam mais sofisticados tecnologicamente

De quais ferramentas de reflexão nós podemos dispor?

Uma das ferramentas de reflexão seria o diálogo entre engenheiros e operários, a fim de se obter uma conclusão a partir da opinião de ambos, independente do grau hierárquico do trabalhador.

Para ser feito este trabalho reflexivo é necessário um afastamento, um olhar externo e, ao mesmo tempo, uma maior facilidade de acesso aos trabalhos técnicos e científicos.

Os engenheiros de segurança devem possuir experiências de ação concreta dentro do contexto da intervenção real, para que as hipóteses possam ser formuladas e para que prováveis respostas possam ser encontradas.

Devem-se criar ambientes de diálogos que rompam com as barreiras de oposição entre o pessoal de nível gerencial e o pessoal de nível.

Sim! O Engenheiro de Segurança deve atuar também, como um conceituador e identificar os riscos ergonômicos em cada atividade, propondo sempre medidas para o controle desses riscos; mesmo recaindo diretamente na mudança de atitude do colaborador para se adequar aquela nova condição de trabalho. No entanto, a missão do engenheiro de segurança é de se antecipar aos riscos ergonômicos e atuar de forma preventiva, de modo a melhorar as condições de trabalho antes que ocorra qualquer problema, o Engenheiro de Segurança do Trabalho, neste caso pode enfatizar como conceituador da importância de uma condição de trabalho adequada, Quanto à experiência pode desempenhar um papel negativo, ao dificultar o acesso do profissional a novas tecnologias. A influência da idade é mais sensível à medida que os equipamentos sejam mais sofisticados tecnologicamente. Uma das ferramentas de reflexão seria o diálogo entre engenheiros e operários, a fim de se obter uma conclusão a partir da opinião de ambos, independente do grau hierárquico do trabalhador.

...

Baixar como  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »