TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramenta 8D

Trabalho Escolar: Ferramenta 8D. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  5.484 Palavras (22 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 22

1. Introdução

Com a crescente demanda do mercado por uma busca incessante de manufatura eficaz e sem desperdícios, as empresas buscam nas ferramentas da qualidade o diferencial da concorrência. Entre essas ferramentas está a utilização da metodologia das “oito disciplinas”.

A ferramenta 8D tem como objetivo promover adequação de ações eficazes nos processos para alcançar a solução de eventuais problemas, visando a solução definitiva.

Com a finalidade de ordenar racionalmente e disciplinarmente os problemas, para facilitar a sua visão e consequentemente sua solução, as 8 disciplinas é uma ferramenta de engenharia da qualidade que utiliza de diversas outras ferramentas auxiliares, como Diagrama de Pareto, Histograma de Frequências, 5W2H, Diagrama de Causa e Efeito, dentre outras.

2. As oito disciplinas

Oito disciplinas é uma ferramenta que objetiva a melhoria na qualidade de produtos e também dos processos. É utilizada para a resolução de não conformidades, ordenando o pensamento e facilitando a análise e solução de um problema. A metodologia para esta ferramenta foi desenvolvida pela Ford nos anos 80 e é orientada ao trabalho em equipe, sendo utilizada dentro das organizações devido sua simplicidade e eficiência (GONZÁLES & MIGUEL, 1998).

As funções básicas para inspirar uma equipe é a resolução de problemas, a contenção de seus efeitos, a busca pelos fatos, a localização da causa raiz, a abertura de ações preventivas e solução dos problemas. (Kepner e Tregoe, 2001)

Os oito passos para aplicação desta ferramenta são:

Disciplina 1 – Definição da Equipe;

Disciplina 2 – Descrição do Problema;

Disciplina 3 – Ações de Contenção Imediata;

Disciplina 4 – Análise da Causa Raiz;

Disciplina 5 – Ações corretivas possíveis;

Disciplina 6 – Comprovação da Eficácia das Ações;

Disciplina 7 – Ações Preventivas;

Disciplina 8 – Análise de Encerramento (Gonzáles & Miguel, 1998)

A seguir veremos cada uma das 8 disciplinas:

2.1. Disciplina 1 – Definição da Equipe

A primeira disciplina tem a finalidade de definir a composição da equipe para resolução do problema, esta deve conter necessariamente profissionais de múltiplas áreas do conhecimento, qualificados, e que busquem integrar suas competências para solucionar as falhas existentes. Em consenso essa equipe deve apontar um líder, para dar andamento às aplicações das ferramentas de qualidade e orientar o grupo de trabalho (GONZÁLES & MIGUEL,1998).

2.2. Disciplina 2 – Descrição do Problema

Para esta disciplina são utilizadas as ferramentas da qualidade, procurando a contextualização das não conformidades, de forma objetiva, buscando saber sua origem (interna ou externa); deixando explícitos os objetos alvos a servirem de base para a aplicação das ferramentas apropriadas (GONZÁLES & MIGUEL,1998).

2.3. Disciplina 3 – Ações de Contenção Imediata

Esta disciplina contempla as ações a serem tomadas de forma imediata, evitando assim que o problema tome proporções maiores, até que as ações corretivas sejam implantadas de maneira eficaz. Estas medidas irão proteger o cliente interno ou externo até que as ações corretivas sejam implementadas permanentemente (GONZÁLES & MIGUEL,1998).

2.4. Disciplina 4 – Análise da Causa Raiz

Esta disciplina procura priorizar a identificação e análise da raiz do problema, aplicando as ferramentas da qualidade apropriadas para a situação. Geralmente, essa é a parte mais demorada e importante do estudo, pois dará o direcionamento da aplicação das próximas disciplinas (GONZÁLES & MIGUEL,1998).

2.5. Disciplina 5 – Ações Corretivas Possíveis

Para esta disciplina, é realizada a aplicação de ações corretivas que visem eliminar a causa raiz e seus efeitos indesejáveis, para não causar danos aos clientes internos ou externos, sendo necessário avaliar os recursos disponíveis antes da tomada das decisões. Porém, é possível definir outras ações dependendo da gravidade potencial do problema (GONZÁLES & MIGUEL,1998).

2.6. Disciplina 6 – Comprovação da Eficácia das Ações

Nesta disciplina, com a ajuda das ferramentas da qualidade, procura-se verificar a eficácia das ações desenvolvidas nas disciplinas anteriores, comparando os dados do processo obtidos após a implantação das ações aos dados anteriores às ações (GONZÁLES & MIGUEL,1998).

2.7. Disciplina 7 – Ações Preventivas

Após análise e discussão dos resultados, se o resultado for positivo, revisa-se a documentação de produção, a fim de padronizar os processos com a nova metodologia de execução, evitando assim que as causas voltem a ocorrer (GONZÁLES & MIGUEL,1998).

2.8. Disciplina 8 – Análise de Encerramento

Esta disciplina destina-se ao agradecimento às pessoas envolvidas no processo, pelos resultados obtidos e pelos esforços empregados por toda a equipe colaborativa.

A seguir veremos um fluxograma da metodologia 8D para solução de problemas:

3. Ferramentas que auxiliam na implementação das oito disciplinas

São denominadas ferramentas as técnicas comuns utilizadas na produção da qualidade utilizam-se de dispositivos, procedimentos gráficos, numéricos ou analíticos, formulações práticas, esquemas de funcionamento, mecanismos de operação, enfim, métodos estruturados para viabilizar a implantação de melhorias no processo produtivo. A seguir serão apresentadas ferramentas que auxiliam a implementação das oito disciplinas.

3.1. Ciclo do PDCA

O ciclo PDCA é uma ferramenta de melhoria contínua, ou seja, quando é identificado um problema ou uma oportunidade de melhoria, as etapas são realizadas através de um processo contínuo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com