TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramenta Gereciais

Ensaios: Ferramenta Gereciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 6

2 – FERRAMENTAS GERENCIAIS Já as ferramentas gerenciais foram desenvolvidas a fim de complementar as ferramentas de controle no que tange o tratamento de dados não numéricos auxiliando no planejamento.

2 1.2 – FERRAMENTAS GERENCIAIS As ferramentas gerenciais não substituem, mas complementam, as ferramentas básicas da qualidade: seu uso isolado não garante bons resultados; o uso combinado é recomendado.

3 1.2 – FERRAMENTAS GERENCIAIS Foram desenvolvidas para serem utilizadas, principalmente, pelos níveis gerenciais da empresa: a utilização em larga escala é recomendada; os usuários devem estar motivados e comprometidos com a resolução do problema.

4 1.2 – FERRAMENTAS GERENCIAIS Visam não apenas a analisar dados, mas permitem: especificar o problema a ser resolvido; apresentar alternativas de resolução; programar e controlar as atividades de melhoria.

5 1.2 – FERRAMENTAS GERENCIAIS Não devem ser utilizadas na resolução de problemas simples, pois sua aplicação é demorada.

6 1.2 – FERRAMENTAS GERENCIAIS As Sete Ferramentas Gerenciais são: Diagrama de afinidades Diagrama de relações Diagrama em árvore Diagrama da matriz Matriz de Priorização Diagrama de setas Análise PDPC (Process Decision Program Chart)

7 DIAGRAMA DE AFINIDADES Há diversas situações onde não se tem disponibilidade de dados numéricos, mas apenas informações verbais que necessitam ser utilizadas de alguma forma para se chegar a uma solução.

8 DIAGRAMA DE AFINIDADES Assim utiliza-se o Diagrama de afinidades ou Método KJ (Kawakita Jiro) que é a representação gráfica de grupos de dados verbais que têm entre si, alguma relação natural que os distinguem dos demais.

9 DIAGRAMA DE AFINIDADES ETAPAS

1. Seleção do tema;

2. Reunião das informações verbais;

3. Transferência das informações para fichas;

4. Separação das fichas;

5. Rotulagem das fichas;

6. Desenho do diagrama;

7. Apresentação oral e escrita.

10 DIAGRAMA DE AFINIDADES EXEMPLO Reclamações feitas por clientes de um restaurante self service.

11 DIAGRAMA DE AFINIDADES . excesso de saladas verdes • macarrão com sabor ruim • ausência de refrigerante dietético • sobremesas sempre iguais • cafezinho ruim • limpeza lenta das mesas • falta de espaço • toalhas de plástico • cardápio pouco variado • cadeiras bambas • pessoal pouco atencioso • demora para pagar conta • talheres sujos

12 DIAGRAMA DE AFINIDADES Figura 21 – Diagrama de afinidades das reclamações. 13 DIAGRAMA DE RELAÇÕES Procura explicar a estrutura lógica das relações complexas de causa e efeito ou meio e objetivos de um tema ou problema pelo raciocínio multidirecional, em contraposição ao pensamento linear lógico tradicional.

14 DIAGRAMA DE RELAÇÕES Na vida real, quando se busca a causa fundamental de um problema, as relações entre os fatores costumam ser complexas e não muito claras.

15 DIAGRAMA DE RELAÇÕES Este diagrama busca desemaranhar esta teia, através de: 1.Isolamento de todos os fatores relacionados ao problema; 2.Expressão livre e concisa destes fatores; 3.Identificação das relações mediante setas; 4.Elaboração de um quadro completo; 5.Extração dos principais fatores.

16 DIAGRAMA DE RELAÇÕES Figura 22 – Diagrama de relações.

17 DIAGRAMA DE RELAÇÕES ETAPAS PARA ELABORAÇÃO 1.Formação da equipe; 2.Obter consenso em relação ao tema; 3.Coleta dos dados: (Brainstorming, Diagrama de afinidades, Diagrama de Ishikawa); 4.Criação do diagrama; 4.Revisão do diagrama; 5.Análise e destaque dos fatores importantes; 6.Planejamento das ações corretivas com relação aos fatores importantes; 7.Revisão do diagrama.

18 DIAGRAMA EM ÁRVORE O diagrama em árvore é uma ferramenta que permite identificar, em crescente grau de detalhamento, todos os meios e tarefas necessários para atingir um dado objetivo.

19 DIAGRAMA EM ÁRVORE A forma do diagrama em árvore lembra a estrutura ramificada de uma árvore, fato que originou o nome. Este diagrama estabelece um vínculo racional entre o objetivo primário e as tarefas de implementação e também é conhecido como árvore funcional.

20 DIAGRAMA EM ÁRVORE ETAPAS

1.Estabelecer objetivos e metas;

2.Descrever os meios;

3.Avaliar os meios;

4.Preparar os cartões de meios;

5.Sistematizar os meios;

6.Confirmar os objetivos;

21 DIAGRAMA EM ÁRVORE Figura 23 – Estrutura do diagrama em árvore.

22 DIAGRAMA EM ÁRVORE Figura 24 – Exemplo do diagrama em árvore.

23 DIAGRAMA DA MATRIZ O diagrama da matriz estuda a intensidade das relações entre duas ou mais características de um processo ou produto.

24 DIAGRAMA DA MATRIZ Figura 25 – Exemplo de matriz em L.

25 DIAGRAMA DA MATRIZ Figura 26 – Exemplo de matriz em T.

26 DIAGRAMA DA MATRIZ Figura 27 – Exemplo de matriz em Y.

27 DIAGRAMA DA MATRIZ Figura 28 – Exemplo de matriz em X.

28 DIAGRAMA DA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com