TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas 5S

Monografias: Ferramentas 5S. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 4

5 S

FERRAMENTA PARA A QUALIDADE TOTAL

CONCEITO

O 5 S é um programa de educação e treinamento, que permite às pessoas modificarem suas atitudes em relação aos recursos que se encontram a sua disposição, bem como no que se refere à organização, limpeza e saúde.

Sua filosofia pressupõe mudanças comportamentais que visam harmonizar a relação entre o ambiente de trabalho e os colaboradores. Qualidade de vida, qualidade do produto e produtividade, só podem conviver em ambiente propício. A filosofia do programa sugere estimular a prática de bons hábitos, resgatando valores que já possuímos, mas que por algum motivo não colocamos em ação no dia a dia.

Um ambiente que cultiva o 5 S é imediatamente percebido por qualquer pessoa que nele adentra, mesmo não sabendo que este ambiente é fruto dos 5 S, a pessoa o qualifica sempre como limpo, organizado, passando uma imagem de credibilidade do serviço a ser contratado. O 5 S tem caráter universal, sendo possível sua adaptação a toda as Instituições públicas ou privadas. O estilo de gestão determina o sucesso ou não do programa no que se refere às exigências de natureza social, por estar fundamentado na humanização do trabalho. Já as exigências da natureza física são encontradas naturalmente nas empresas que tem a preocupação com a excelência.

5 S são iniciais de cinco palavras japonesas:

 Seiri – Senso de Utilização

 Seiton – Senso de Arrumação

 Seisoh – Senso de Limpeza

 Seiketsu – Senso de Manutenção

 Shitsuke – Senso de Educação

HISTÓRICO

No Japão o programa 5 S foi formalizado no ambiente empresarial no início da década de 50, apesar de sua longa existência informal. Surgiu da necessidade de ajudar na reconstrução de um país arrasado pela Segunda Guerra Mundial. Na década de 80 em Taiwan e Cingapura, o sistema foi redescoberto como maneira de “plantar” a idéia de qualidade como hábito e não como mero ato. Esses países após pesquisas, concluíram que o 5 S está na base da pirâmide da qualidade.

No Brasil dos anos 90, com o novo cenário mundial, com o Código de Defesa do Consumidor e a crescente conscientização do povo brasileiro com a qualidade, a cultura do 5 S vem crescendo nas empresas.

OBJETIVOS

 Melhoria na imagem da empresa

 Melhoria na organização do trabalho

 Melhoria no ambiente de trabalho

 Aumento da segurança nas empresas

 Aproveitamento melhor dos recursos

 Eliminação do desperdício

A SIMPLICIDADE DO 5 S

“SER SIMPLES É A COISA MAIS DIFICIL DO MUNDO”

O programa tem como fator principal para o sucesso a simplicidade e o trabalho em equipe. O 5 S é um programa simples embora profundo, pois sua prática objetiva mudança na maneira de se perceber o trabalho e também na visão da qualidade como estilo de vida. É um programa fácil de começar, e difícil de manter, pois exige uma permanente disciplina.

“5 S é uma ferramenta altamente organizadora, mobilizadora e transformadora do potencial humano latente nas organizações”.

SENSOS

1º S Seiri – Senso de Utilização

Aquilo que não é utilizado deve ser eliminado.

 Separar objetos (máquinas, papéis, móveis) necessários dos desnecessários;

 Descartar os desnecessários;

 Eliminar tarefas desnecessárias;

 Evitar desperdícios e má utilização dos recursos disponíveis.

BENEFICIOS:

 Liberar espaço;

 Melhor aproveitamento dos recursos materiais e humanos.

2º S Seiton – Senso da Arrumação

Aquilo que não está no lugar certo deve ser organizado.

 Definir o lugar de cada objeto;

 Organizar os objetos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com