TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas Utilizadas Para Analisar A Possibilidade De Inovações

Ensaios: Ferramentas Utilizadas Para Analisar A Possibilidade De Inovações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 4

1. SWOT: Se faz análise de uma única empresa. Ela é composta por duas abordagens diferentes. Uma do ambiente interno, em que se analisam as forças e as fraquezas de uma empresa. Por outro lado, da empresa para o mercado, se tem a análise das oportunidades e as ameaças. Ou seja, se faz uma análise olhando o lado interno da empresa, e também uma análise do mercado. O cruzamento entre essas variáveis que traz o benefício a empresa e ao gestor que fazendo essa análise.

2. 5 forças de Poter (setorial): É uma ferramenta utilizada para fazer análise de um determinado setor. E um determinado setor é um conjunto de empresas que atuam no mesmo ramo de atividade. Aqui nunca vamos analisar uma empresa individualmente. Então, essa análise nunca serve para analisar uma única empresa. Quando se faz analise setorial estamos analisando um determinado setor. Ou seja, analisamos o comportamento de um grupo de empresas que atuam no mesmo ramo de atividade.

As 5 forças consistem em:

- Novos entrantes

- Poder de barganha dos clientes

- Poder de barganha dos fornecedores

- Concorrentes

- Ameaça de substitutos

**O ideal em uma situação prática de inovação é que se possa analisar o mercado e a empresa dessas duas formas. E isso vai impactar tudo que é ofertado para o mercado.

Inovação e vantagem competitiva

- Mercado: constante mudança

- Geração de vantagem competitiva ou estratégica

(Uma vantagem competitiva é um diferencial, porém, ela só dura até o momento que alguém lança algo parecido no mercado. Ou seja, a vantagem competitiva não costuma ter uma duração muito longa.)

- Introdução de novos bens e serviços: posição de liderança (Um exemplo é o “Sem Parar”. É um serviço que por mais que tenha o seu valor, não tem concorrentes.)

- Globalização: impacto e acesso (Globalização trouxe menores distâncias, rompimento de barreiras geográficas. Ela auxiliou no ganho de vantagem competitivas e inovação uma vez que com a )

- Schumpeter: “lucros de monopólio”

(Lucro de monopólio: está associado com vantagem competitiva. O lucro de monopólio consiste no lucro do período em que a empresa possui a vantagem competitiva. Não se tem a ver com o significado de monopólio, conforme descrito abaixo.

Monopólio: quando uma única empresa atuando no mercado, define o preço do produto e não tem produto substituto.)

Vantagem competitiva sustentável consiste em uma vantagem competitiva que dura bastante tempo.

Mecanismos para obtenção de inovação

(uma inovação só pode ser considerada uma inovação, só se concretiza quando traz algum benefício para quem tá usando)

- Novidade na oferta de produtos e serviços

- Novidade no Processo

- Complexidade (O grau de complexidade é importante uma vez que associado a inovação que possa fazer a empresa ter uma vantagem competitiva cada vez mais longa)

- Proteção legal de propriedade intelectual (Uma maneira prudente das empresas se defenderem, como as patentes. Vários exemplos estão na área farmacêutica, como no caso do Viagra. No período que a Pfizer tinha essa patente, gerava muito Lucro de Monopólio, até que acabou a patente e o princípio ativo é vendido de forma genérica, com um valor três vezes menor.)

- Acréscimo/ampliação de alcance de fatores competitivos.

Tipos de inovação

- Inovação de produto/serviço

- Inovação de processo

- Inovação de posição (introdução de produtos/serviços) – Esta sempre associada a um produto ou serviço. E se refere a quem introduz primeiro no mercado. Como por exemplo, a Apple com o Ipad.

- Inovação de paradigma (mudanças nos modelos mentais, procedimentos administrativos)

Dimensões da inovação

Incremental: parte de algum conhecimento prévio e que possa sofrer algum tipo de modificação, geralmente, para melhor. Mas eventualmente, pode ser uma inovação que não deu certo.

Para fazer uma inovação radical, é necessário levar em conta se haverá público para este produto, se haverá produtos substitutos. É muito mais complexo do que a Incremental.

Canibalizar é destruir a participação de um outro mercado ou serviço no mercado. Então,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com