TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICABILIDADE DA LOGÍSTICA NAS EMPRESAS MODERNAS E FERRAMENTAS UTILIZADAS PARA UMA GESTÃO COERENTE

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 2

De trem, metrô ou ônibus, os habitantes das grandes cidades estão acostumados a compartilhar os meios de transporte. Mas em Seul, a prefeitura decidiu dar um passo à frente. Segundo publicação da revista Exame, a capital coreana montou uma frota de 500 carros elétricos que estão à disposição da população em 292 estações espalhadas pela cidade.

Em oito meses, o serviço de compartilhamento de carros conseguiu atrair mais de 120 000 usuários. A inscrição e a reserva dos carros são feitas online, e 1 hora de aluguel sai por menos de 20 reais. Quem prefere ficar com o automóvel o dia inteiro paga cerca de 110 reais.

Para enfrentar a falta de estacionamento, a cidade montou um programa que permite o aluguel de garagens no período em que as pessoas estão trabalhando. Desde que o prefeito Park Won-Soon tomou posse, em 2011, dividir é a palavra de ordem na metrópole de 10 milhões de habitantes.

A prefeitura de Seul também criou, no ano passado, uma incubadora e começou a dar um selo de aprovação oficial para empreendedores da economia compartilhada. Como parte dessas iniciativas é gerenciada por aplicativos, o fato de se tratar de Seul faz toda a diferença. Mais da metade da população coreana tem smartphones, e a penetração de banda larga é a maior do mundo.

Todos esses programas inovadores foram inspirados no que vem sendo chamado de economia colaborativa (collaborative economy ou sharing economy, em inglês). Para um grupo crescente de pessoas, ter acesso a bens e serviços é melhor do que possuí-los. No setor privado, a meca da economia colaborativa fica na região de São Francisco, nos Estados Unidos, de onde saíram várias das startups que agora se espalham por todas as partes.

Até o momento não existe um número confiável sobre o tamanho da economia colaborativa em escala global. No segmento de compartilhamento de carros, estima-se que 1,7 milhão de pessoas façam uso do serviço em 27 países.

Para aprofundar sobre o assunto:

http://www.espweb.uem.br/site/files/tcc/2006/Gilvan%20Maiochi%20-%20Sistemas%20de%20Informacao%20Colaborativos%20para%20Web.pdf

A partilha de informações e de trabalhos profissionais são essenciais para a comunicação e a produtividade da empresa. Graças a certas ferramentas na internet, os colaboradores podem criar, partilhar e modificar arquivos de trabalho (ex : agenda, arquivos word, excel) em tempo real. Estas aplicações web são simples de utilização. Elas permitem melhorar a comunicação interna na empresa.

Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta.

I) Organização de uma agenda partilhada, acompanhamento orçamentário, criação de enquetes e estudos de mercado são exemplo de suportes partilhados POR QUE podem servir a diferentes tarefas e são modificáveis a qualquer momento.

II) Nos sites internet de trabalho colaborativo, o empregado pode escolher os usuários que tem acesso aos arquivos partilhados DESDE QUE não partilhem dados que concernem a empresa (e-mails, dados bancários, etc).

III) Um profissional de determinada empresa pode fazer corresponder documentos acessíveis aos serviços e pessoas POR QUE estas poderão colaborar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (121.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com