TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo das Ferramentas Utilizadas na Consultoria Financeira

Por:   •  10/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

         UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Marina Souza Santos

Estudo das ferramentas utilizadas na consultoria financeira

São Paulo

2015

Marina Souza Santos

Estudo das ferramentas utilizadas na consultoria financeira

[pic 1]

São Paulo

                                                          2015

SUMARIO

  1. Introdução ...................................................................................... .4
  2. Objetivos ......................................................................................... 7
  1. Objetivo Geral ..................................................................... .7
  2. Objetivo Especifico .............................................................. 7

        3. Justificativa ................................................................................... 7

        4.Metodologia ................................................................................... 7

        5.Referências .................................................................................... 8

  1. INTRODUÇÃO

Durante o decorrer dos tempos, governos, empresas e outros tipos de organizações procuravam conselhos de especialistas. Mas a consultoria moderna que conhecemos surgiu entre meados do século XIX e XX, devido a Revolução Industrial que passou a exigir a colaboração de especialistas para questões de recursos humanos, produção e gestão.

A maioria dos acadêmicos considera a Arthur D. Little como sendo a primeira empresa de consultoria (era uma empresa de consultoria de gestão). Foi criada em 1886 em Boston e carregava o nome de seu fundador, na época era professor do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

Durante esse período os avanços das indústrias dos Estados Unidos, tornaram o mercado propicio para que tanto engenheiros quanto contadores e advogados, começarem a oferecer conselhos corporativos.

Em 1926 surgi a McKinsey & Company em Chicago (EUA), fundada por James O. McKinsey, um ex – professor de contabilidade na Universidade de Chicago.

Esse avanços na tecnologia e a criação de leis que regulamenta as industrias,  moldaram o mercado de consultorias,  até que se torno um campo de varias faces e com muito tecnologia envolvida na parte pesquisas e analises dos resultados.

Consultor Financeiro

Um consultor financeiro faz “Asset Allocation”, que é uma analise do perfil do cliente que pode ser mais conservador (que investe em setores que não tem grandes variações) à mais “radical”  (que investe na bolsa de valores e compras de ações que tem variações constantes) e alocam os recursos dos clientes da melhor forma podem até variar o valor investido em cada fundo de investimento.

Mercado de Ações (Bolsa de Valores)

As Bolsas de Valores são locais para negociar títulos de empresas que possuem capital aberto, sejam eles capitais publico, misto ou privado. Este tipo de negociação acontece desde o século XV, onde cotas de companhias eram negociadas no meio das ruas e calçadas, como qualquer outro produto que era vendido na Idade Média.

 A primeira ”bolsa de valores” surgiu em 1487 na cidade de Bugres (Bélgica), um local onde comerciantes se reuniam para negociar cotas e participações em empresas. Porem a primeira ação comercializada pela bolsa de valores que foi registrada pertencia a Companhia Holandesa das Índias Orientais e foi negociada em 1602 na bolsa de Amsterdã.

Em 1973 foi fundada a CBOT (The Chicago Board Of Trade), a Bolsa de Valores de Chicago. Este foi o inicio do Mercado de Ações como conhecemos hoje.

Antes disso os negócios envolvendo opções não possuíam um padrão e cada nova negociação teria que ser um acordo mutuo fechado de forma individual entre comprador e vendedor.

Ao surgiu um padrão, as negociações de opções deveriam seguir algum parâmetros definidos, como: lote, preço de strike, data de exercício, etc. Desta forma facilitou o acompanhamento das cotações disponibilizadas pela bolsa, já que representavam um grupo de opções que tinham um padrão.

Em 1964 houve uma reforma nas leis bancarias e de mercado de capitais e a partir desde momento a bolsa de valores passou a ter as funções que possui atualmente. Tornou – se símbolo do capitalismo e globalização. Com os avanços tecnológicos permitiu – se o surgimento de bolsa de valores totalmente eletrônicas como a americana Nasdaq.

A Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), foi fundada em Agosto de 1890, por Emilio Rangeu Pestana. Atualmente é a principal bolsa de valores do Brasil, e vem prestando serviços ao mercado de capitais e à economia brasileira ao longo de sua história.

Mercado Capital Eficiente

Mercados capitais eficientes são os que apresentam informações baratas e amplamente disponíveis aos investidores, e todas informações relevantes ao investidor e que precisam se averiguadas estão refletidas nos preços dos títulos.

Todas as ações, obrigações e outros títulos tenham preços justos em mercados eficientes e ofereçam o retorno esperado que é apenas o suficiente para compensar pelos risco do titulo.

Risco e Retorno

Ao investir em ações, obrigações ou outro titulo, se obtém um retorno que pode ser de duas formas.

  1. Retorno por ação – Muitas empresas pagam dividendos (preço por ação x quantidade de ações) aos seus acionistas durante o ano. A empresa sendo rentável, geralmente distribui parte de seus lucros entre os acionistas. Esse dinheiro representará o componente de rendimento corrente no retorno.
  2. Retorno absoluto - O ganho de capital, assim com o de dividendo é parte do retorno que acionistas e investidores requerem para investir ou manter seu investimento.

O risco esta presente em todo investimento, ao calcular o retorno de um investimento é necessário sempre levar em conta o risco envolvido. Investimentos em mercado de ações como exemplo muitas vezes tem um risco maior por oscilar muito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (135.5 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com