TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ficha Destaque Republica Inacabada

Trabalho Escolar: Ficha Destaque Republica Inacabada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

FICHA REGISTRO DE DESTAQUES

1 TÍTULOS:

1.1 Genérico: Existe um Pensamento Político Brasileiro?

1.2 Específico: O Pensamento Político

2 OBRA EM FICHAMENTO: FAORO, Raymundo. Existe um Pensamento Político Brasileiro? In: ______; COMPARATO, Fábio Konder (org.). A República Inacabada. São Paulo: Globo, 2007. p. 29-41

3 ESPECIFICAÇÃO DO REFERENTE UTILIZADO: Sintetizar através de ficha de destaques/citações a primeira parte do primeiro capítulo do livro “A República Inacabada” de Raymundo Faoro referente ao tema “O Pensamento Político” estabelecendo dentro deste: Filosofia Política.

4 DESTAQUES:

4.1 Pensamento Político

4.1.1

“Se há um pensamento político brasileiro, há um quadro cultural autônomo, moldado sobre uma realidade social capaz de gerá-lo ou de com ele se soldar. Nesta parte, é oportuna a reflexão, dentro de farta bibliografia, da imitação, da cópia, da importação de paradigmas e de modelos culturais.” (p. 29)

4.1.2

“[...] pensamento político atua, deformando-se, na ideologia. No estado puro, as ideias e representações produzidas pela consciência expressam diretamente a atividade material e o comércio material dos homens [...]” (p. 32)

4.1.2

“Trata-se de um pensamento formulado, que em uma estrutura coerente, explica o contagio das ideologias, que transitam com independência das condições reais e substantivas para outro espaço.” (p. 33)

4.1.3

“Os fins estão no resultado, naquilo que Weber qualificou de ética da responsabilidade, [...], no intercâmbio de ações [...]. Esse pensamento é o pensamento político em estado puro para efeito de definição teórica. Ele atua como saber informulado.” (p. 35)

4.1.4

“A história do pensamento político seria a arena das ideias (sic), em um confronto de paradigmas abstratos, vencendo uns no imperativo de sua coerência e energias internas [...] (KUHN, 1983, pp. 25, 155 a 199). Na verdade, outro é o roteiro do pensamento político: ele não atua pela energia interna, impelido pela verdade ou pela justiça, mas, sem abandono da justiça e da verdade, pela probabilidade de ser incorporado à ação.” (p. 37)

4.1.5

“O pensamento político, entretanto, como ação, como atividade concentrada, não se confunde como exercício de jornadas intelectuais, como exercício retórico. [...] a atividade política vem antes, precedendo as formas do logos.” (p. 37 e 38)

4.1.6

“O pensamento político de cada um não se afirma na forma intelectual, mas na atividade real implícita na ação, ainda que, à margem desta, se afirme outra ideia (sic). [...]. A verdadeira ação, a da sociedade e de cada um, contém-se na política (GRAMSCI, 1966, pp. 14-15).” (p. 39)

4.1.7

“Em certos momentos, o pensamento político se expressa melhor na novela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com