TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHA DESTAQUE

Por:   •  21/10/2015  •  Dissertação  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA

NOME: Weslei Sidor Coimbra      RA: 8090879880     CURSO: Adm- 4ºA

RESENHA: Diferenças entre Custos e Despesas

Santa Bárbara d'Oeste

2015

RESENHA SOBRE A DIFERENÇA DE CUSTOS E DESPESAS

Em uma empresa, todo gasto relacionado a compra ou fabricação de mercadorias, como matéria-prima, mão de obra, equipamentos, energia elétrica, entre outros são chamados de custos, influenciando diretamente e indiretamente no valor final do produto. Os custos são designados por Diretos e Indiretos, sendo que os custos Diretos são de fácil visualização e facilmente identificados como que ligados diretamente ao produto, por exemplo a matéria-prima que após a sua compra,  vemos que é encaminhada para o setor da produção, sendo manufaturada e transformando-se num produto que será vendido posteriormente, agregando esse gasto presente na compra para o valor que o consumidor irá desembolsar ao adquirir a mercadoria. Já os custos Indiretos são de pouca visibilidade, como o setores de manutenção, qualidade, processos, os tornando difíceis de se mensurar isoladamente o custo de cada um conforme a velocidade da produção, por exemplo, quando um funcionário  que trabalha na inspeção de uma peça no setor de qualidade realiza essa tarefa, é quase impossível distinguir qual a sua parcela de mão de obra no custo final.

Para o funcionamento de uma empresa encontramos um outro gasto chamado de Despesa, que é o ônus destinado a áreas de marketing, finanças, compras e toda a estrutura administrativa que não têm influencia direta na produção de mercadorias, mas há alguns estudos e discussões pelo país que indicam que a despesa deveria agregar  valor ao produto comercializado e não somente um gasto para a sobrevivência administrativa. Os Custos e Despesas também podem se subdividir em Fixos e Variáveis, sendo que os Custos ou Despesas Fixas não se alteram conforme o volume da produção ou venda dos produtos obtidos, e os Custos ou Despesas Variáveis se alteram conforme a produção ou venda, pois quanto mais se produzir ou vender maior serão os gastos dos custos e despesas, como horas extras para os colaboradores.

Podemos notar que existe uma grande diferença entre custos e despesas, pois os custos participam diretamente no lucro da empresa através dos gastos com  matéria-prima, ferramentas e são de grande importância para o crescimento da instituição financeira, já as despesas são caracterizadas e vistas de modo geral como os gastos relacionados principalmente ao funcionamento físico da fábrica e não altera o valor do produto, porém influencia de maneira indireta o rendimento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Custos X Despesas - Saiba a diferença. Disponível em: <http://www.treasy.com.br/blog/custos-x-despesas-saiba-a-diferenca>. Acesso em: 7 set. 2015.

Sabe a diferença entre os termos Custos e Despesas ? Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/sabe-a-diferenca-entre-os-termos-custos-e-despesas/20655/>. Acesso em: 7 set. 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com