TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FICHA DESTAQUES/REFERENTE DE OBRA CIENTÍFICA

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 5

“FICHA DESTAQUES/REFERENTE DE OBRA CIENTÍFICA”

  1. NOME COMPLETO DO AUTOR DO FICHAMENTO:

Maria Eduarda Ivolete da Silva

  1. OBRA EM FICHAMENTO:

KRAMES, Jeffrey A. A Cabeça de Peter Drucker. Trad. Afonso Celso da Cunha. Rio de Janeiro. Editora Sextante, 2010.

  1. ESPECIFICAÇÃO DO REFERENTE UTILIZADO:

Destacar os dez trechos da obra que a juízo da autora do fichamento, são essenciais para o Administrador do século XXI.

  1.  DESTAQUES CONFORME O REFERENTE:
  1. Até então, os funcionários não eram vistos como seres humanos individuais, ou seja, eram desumanizados e tratados como peças de uma engrenagem ou, na melhor das hipóteses, como "ajudantes". Eram vistos como custos, não como recursos. Drucker também sustentava que os trabalhadores deveriam ser capacitados para tomar decisões, defendendo a ‘’criação de unidades autogerenciadas.’’ (KRAMES: 26)
  1. ‘’Os gestores competentes contratam e promovem profissionais e também delegam tarefas. São bons comunicadores, tomam decisões eficazes que ajudam a organização, não só no curto prazo, mas também considerando horizontes temporais mais distantes. Definem prioridades e certificam-se de que elas sejam cumpridas. Uma vez alcançado o objetivo, eles estabelecem novas prioridades.’’ (KRAMES: 31)
  1. ‘’Na visão de Drucker, execução não é apenas realizar - é realizar as coisas certas. Os líderes mais eficazes sabem que execução e descarte são dois lados da mesma moeda. As organizações que regularmente superam as concorrentes são as que sabem descartar estratégias, produtos e processos ultrapassados. Apenas mediante esse processo as organizações são capazes de se renovar.’’ (KRAMES: 32)
  1. ‘’‘’A estrutura certa não garante resultados’’, escreveu Drucker. ‘’Mas a estrutura errada impede que eles sejam alcançados. Acima de tudo, ela deve ser tal que enfatize resultados verdadeiramente significativos.’’‘’ (KRAMES: 34)
  1. ‘’A administração por objetivos foi lançada por Drucker em A prática da administração de empresas e se tornou um dos conceitos mais comuns da área. Seu propósito é aumentar a produtividade da organização mediante a definição de objetivos claros para os indivíduos, que, em conjunto, alcançam os objetivos estratégicos da empresa.’’ (KRAMES: 36)
  1. ‘’Para aumentar a produtividade em qualquer organização, os gestores devem avaliar com regularidade seus colaboradores mais importantes, seus pontos fortes e os resultados que conquistam e, em seguida, se perguntar: temos as pessoas certas, nos cargos certos? Onde elas podem contribuir de maneira mais eficaz? Temos funções incompatíveis com os objetivos da organização, ou seja, que mesmo quando bem executadas não agregam valor à organização? Como mudar pessoas, cargos e funções para que gerem melhores resultados?’’ (KRAMES: 40)
  1. ‘’Um dos conceitos-chave é questionar tudo. Por exemplo, em certas ocasiões, prestar atenção a segmentos menores e menos explorados podem render enormes dividendos. Drucker incentivou os gestores a se manterem atentos não só em relação aos clientes, mas também aos não clientes.’’ (KRAMES: 43)
  1. ‘’Nos últimos anos, muito tem sido escrito sobre a importância de se adotar uma perspectiva ‘’de fora para dentro’’, de modo que se possa observar a organização através dos olhos dos clientes, dos fornecedores ou de outros observadores externos mais objetivos.’’ (KRAMES: 50)
  1. ‘’Primeiro, ele concebeu o que denominou Lei de Drucker, que descreveu pela primeira vez no livro A prática da administração de empresas: ‘’Só há uma definição válida do propósito das empresas: Criar clientes.’’ E foi assim que surgiu o mais proclamada princípio gerencial desse grande pensador.’’ (KRAMES: 51)
  1. ‘’Os gestores mais eficazes aprendem a interpretar as condições do mercado e a preparar suas organizações para explorar novas oportunidades criadas pelas novas realidades. Drucker explica: ‘’a maximização das oportunidades mostra como guiar a empresa do ontem para o hoje, preparando-a, assim, para os novos desafios do amanhã. Dessa maneira, identificam-se as atividades que devem ser impulsionadas e as que devem ser descartadas. E ainda se abre caminho para as inovações que multiplicaram os resultados no mercado ou no repertório de conhecimentos da empresa.’’’’ (KRAMES: 91-92)
  1. REGISTROS PESSOAIS DO FICHADOR SOBRE OS DESTAQUES SELECIONADOS, BEM COMO DA SUA UTILIDADE PARA PESQUISA E/OU APRENDIZAGEM EFETIVA HAVIDA COM O FICHAMENTO:

De acordo com o juízo da autora do fichamento e obedecendo ao Referente proposto, os destaques registrados demonstram que um gestor necessita estar preparado para pensar no futuro, analisando o desconhecido. Ele também deve estar se inovando constantemente, conforme o mercado, explorando as oportunidades que surgem e estando sempre pronto para esquecer o passado, gerenciando o presente e criando o futuro, para assim se adequar às novas realidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com