TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHA DESTAQUES / REFERENTE DE OBRA/ARTIGO/ ENSAIO EM FICHAMENTO

Por:   •  4/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 5

FICHA DESTAQUES / REFERENTE DE OBRA/ARTIGO/ ENSAIO EM FICHAMENTO:

1. NOME COMPLETO DO AUTOR DO FICHAMENTO:

Juliano Chagas Mohr  

2. OBRA/ARTIGO/ ENSAIO EM FICHAMENTO:

PESSSINI, Leocir, BARCHIFONTAINE, C. Problemas atuais de bioética. – 11ª edição – São Paulo: Centro Universitário São Camilo, 2014.

3. ESPECIFICAÇÃO O REFERENTE UTILIZADO:

Aspectos gerais a respeito do livro “Problemas atuais de bioética”

 

4. DESTAQUES CONFORME O REFERENTE:

4.1  A bioética é um campo novo, buscando melhor definição de si própria, bem como redefinição de seus métodos. (P.28)

4.2 A bioética amadureceu como uma forma de filosofia moral praticada na medicina.

(P. 29)

4.3 Os efeitos (...) na medicina e na área da saúde foram grandes. (...) O registro da influência da bioética... é um caso convincente para uma transformação fundamental na substância bem como no estilo do processo de decisão médica. (P. 29)

4.4 Rothman descrece a bioética como um movimento. (...) um novo pulso dá vida a um corpo inerte. (P. 29)

4.5 O critério (...) – a qualidade do próximo e a riqueza de seus habitantes – não é mais apropriado. A América do anos tornou-se perspicazmente consciene da discriminação como um problema social. (...) a justiça em selecionar candidatos para tratamento médico não é em si uma especialidade medica. (P.29)

4.6 Um problema radicalmente novo surgiu. (...) os médicos delegam a pessoas leigas o poder de decidit a respeito de admissão num determinado tratamento médico. (P.29)

4.7 Os acontecimentos em torno da dialise no início dos anos 60 foram um primeiro impulso que provovou um realinhamento de valores no mundo da medicina. Um segundo surgiu vários anos mais tarde. (...)procedimentos antiéticos. (P. 30)

4.8 a moderna ciência biomédica é, por sua natureza, inovadora. Ela trabalha um meio social que exige dos cientistas produtividade constante e originalidade consistente. (...) os estudos deveriam ser conduzidos de tal forma que não levassem em conta somente o avanço científico, mas também protegessem os direitos e o bem-estar das pessoas. (P.30)]

4.9 (...) autonomia do paciente, padrões para consentimento informado e delegado, e equilíbrio entre riscos e benefícios. (P. 31)

4.10  No início dos anos 80, o moviemnto da bioética já estava ganhando terreno firme. (...) A bioética era uma criação do tempo. Foi concebida como uma resposta às novas tecnologias em medicina, mas gestada numa cultura sensível a determinadas dimensões éticas, (...). (P.33)

4.11 Callahan disse (...) que a bioética é um produto nativo e crescido na América. (P.33)

4.12 Dan Fox, (...) a “história da bioética está para a assistência da saúde assim como a história do controle de armas está para o setor de defesa de nosso país. Especialistas em controle de armas e bioesticistas tornaram-se mediadores entre as ideologias e fantasias tecnicas dos profissionais, de um lado, e os defesores inflexíveis e desinformados do controle civil, de outro”. (P. 34)

4.13 Esta nova ciência, bioethics, combina o trabalho dos humanistas e cientistas, cujos objetivos são sabedoria e conhecimento. A sabedoria é definida como o conhecimento de como usar o conhecimento para o bem social. A busca de sabedoria tem uma nova orientação porque a sobrevivência do homem está em jogo. Os valores éticos devem ser testados em termos de futuro e não podem ser divorciados dos fatos biológicos. Ações que diminuem as chances de sobrevivência humana são imorais e devem ser julgadas em termos do conhecimento disponível e no monitoramento de "parâmetros de sobrevivência" que são escolhidos pelos cientistas e humanistas (P.37)

4.14 Na introdução de Bioethics: bridge to the future, afirmava: Se existem duas culturas que parecem incapazes de dialogar - as ciências e humanidades - e se isto se mostra como uma razão pela qual o futuro se apresenta duvidoso, então, possivelmente, poderíamos construir uma ponte para o futuro, construindo a bioética como uma ponte entre as duas culturas. (P. 37)

4.15 A palavra bioethics foi cunhada no início dos anos 70 por biólogos com o objetivo de encorajar a reflexão pública e profissional (...). (P.40)

4.16 A bioética, definida pela tradição da Enciclopédia, desenvolveu-se a partir destas duas linhas centrais de questões, trazidas pelos cientistas da vida e as novas questões éticas emergentes a partir dos avanços da medicina. Neste sentido, a obra integra os aspectos relacionados aos cuidados de saúde e à ética médica, sem perder de vista o contexto maior apresentado pelos cientistas da vida no início dos anos 1970, com inquietações ligadas ao ambiente e saúde pública. (P.40-41)

4.17 A primeira edição – 1978 - O estudo sistemático da conduta humana no âmbito das ciências da vida e da saúde, enquanto essa conduta é examinada à luz de valores e princípios morais (...). A bioética abarca a ética médica, porém não se limita a ela. A ética médica, em seu sentido tradicional, trata dos problemas relacionados com valores, que surgem da relação médico-paciente. (P.41)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com